Jump to content
brunoais

Configurar para que as horas sejam em GMT+x

Recommended Posts

brunoais

Há maneira de configurar o mysql para um servidor para uma hora GMT+x (em q x é um numero entre -12 e +12) para um programa?

O objectivo é que as datas sejam gravadas com a data correcta do ponto de vista do utilizador em vez de ser a hora do servidor que corre o mysql.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

Há maneira de configurar o mysql para um servidor para uma hora GMT+x (em q x é um numero entre -12 e +12) para um programa?

O objectivo é que as datas sejam gravadas com a data correcta do ponto de vista do utilizador em vez de ser a hora do servidor que corre o mysql.

Do lado do MySQL, não. A hora usada é a da máquina.

O que podes fazer é mudar o local ou do servidor ou da tua aplicação (que fica, assim, independente da hora do servidor) e enviar as horas já corrigidas.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Há funções no mysql para "traduzir" as horas ao fazer select dependendo da hora que eu quero (por exemplo GMT +1 )?

Se sim aonde é que eu posso obter mais info sobre essas funções?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado
Há funções no mysql para "traduzir" as horas ao fazer select dependendo da hora que eu quero (por exemplo GMT +1 )?

Se sim aonde é que eu posso obter mais info sobre essas funções?

Sim, há. Podes encontrar todas as funções relacionadas com datas na documentação oficial. Mas não to recomendo: operações com datas são violentas, e se tentares usar no ORDER ou no GROUP, pior ainda.

Esse é um problema do controlador e não do modelo. O modelo deve guardar nas horas que efectivamente são (e estas são as da máquina) e o controlador deve convertê-las para as horas do TZ do utilizador.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Esse é um problema do controlador e não do modelo. O modelo deve guardar nas horas que efectivamente são (e estas são as da máquina) e o controlador deve convertê-las para as horas do TZ do utilizador.

Podes dar-me mais informação/explicar melhor essa parte? (se sim explica sff)

mjamado

Podes dar-me mais informação/explicar melhor essa parte? (se sim explica sff)

Estás familiarizado com o conceito MVC?

Se sim (e parto do princípio que sim), vamos imaginar uma situação hipotética onde um utilizador chega a uma zona com notícias - é feito um request ao controlador das notícias para ver uma notícia, esse controlador tem acesso ao modelo da notícia pedida e ao modelo do utilizador em causa.

O controlador vai ao modelo do utilizador ver de que timezone é originário (e como é que essa TZ vai lá parar é outra conversa), verifica se é preciso fazer alterações em relação à TZ do servidor, e modifica, para efeitos de apresentação, a hora do modelo da notícia, acrescentando ou retirando horas.

Ao nível conceptual, é basicamente isto.