Jump to content
jviana

Conversor de Imagens

Recommended Posts

softklin

Do pouco que testei, só ao redimensionar a janela, os controlos ficam todos no mesmo sítio. De resto, testei a conversão para jpeg e gif, e converteu bem, sem erros. Vou ver se faço uns testes mais rigorosos quando tiver mais tempo.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

ribeiro55

Só ao final do dia é que posso correr uns testes, mais porque o ambiente em que me encontro tem a .NET framework 3.5 instalada.

Procura baixar a target framework quando não utilizas nenhuma referência das versões superiores pois não faz sentido exigir FW4 numa aplicação que está a utilizar na melhor das hipóteses FW2.

Usas a class Encoder, outra coisa, ou não queres contar? ;)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

jviana

Boa, informação nova!

O que é o class Encoder?

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

ribeiro55

Se não usas um compressor, as tuas imagens "JPG" ficam tão "pequenas" como um mapa de bits.

Vê o encoding como um co-dec. Um "coador" por  onde determinada informação é codificada e descodificada, num código próprio de maneira a identificar as redundâncias e reduzir o espaço ocupado.

Por outras palavras, é o que te permite ter imagens com alguns milhões de pixels em pouco mais de 500kB de informação.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

jviana

Então, deixa ver se percebi, comprimo a imagem para a PictureBox e depois não a descomprimo, logo quando gravo ficam... do tamanho que estavam na Picture Box?

Só tenho mais umas perguntas:

... como um mapa de bits.?

O que é um mapa de Bits

...Vê o encoding como um co-dec.

O que é um enconding, o que é um co-dec?

PS: Desculpem lá estas perguntas um pouco... ignorantes

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

ribeiro55

Quando me refiro a mapas de bits, no mundo Windows, estou-me a referir directamente ao formato BMP.

Quando falo em tamanho, refiro-me ao espaço ocupado por a informação que compõe a imagem, e não as suas dimensões.

Eu dei-te uma forma de veres um co-dec (ou codec), mas vou-te dar a simplificada: É um algoritmo que permite ler e gravar determinados formatos, neste caso de imagem.

São essas formas de codificar e descodificar a informação que te permitem grandes quantidades de informação em pouco espaço, tal como a diferença entre um BMP e um JPG.

A picturebox não comprime nem descomprime nada. Limita-se a mostrar a representação de uma matriz de pixels, previamente descodificados por os respectivos codecs, que acontece por exemplo ao carregares um JPG para uma picturebox.

Eu quando chegar a casa experimento, mas por agora podes fazer a seguinte experiência:

Escolhe um JPG que para aí tenhas, grande (de máquina fotográfica ou isso), até pode ser esse do cãozinho que aí tens.

Vê nas propriedades do JPG qual é o tamanho (o espaço ocupado).

Com a tua aplicação, converte esse JPG para JPG e grava.

Compara o tamanho e mostra aqui os resultados.

Logo te digo se utilizas um codec JPEG ou não.

Sérgio Ribeiro

jviana

Ok, fiz as comparações:

Input:

JPG - 1.80 MB

OutPut

JPG - 1.80 MB

GIF - 996 KB

PNG - 8,13 MB

TIFF - 10,9 MB

BMP - 11 MB

Comparações:

As jpg não mudaram o tamanho;

A jpg comparada com as outras é muito mais pequena, excepto com a GIf (será por sei um...video?)

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

ribeiro55

Se JPG gravando para JPG fica igual ao input, estás a usar um compressor JPG, à partida.

JPG é mais pequena porque é um excelente codec, e por essa razão é o mais utilizado para brincar com imagens.

GIF é ainda mais pequeno porque tem uma palete de cor muito limitada. Se abrires a imagem vais reparar que está um nojo no que toca a cores intermédias.

As restantes estão normais, excepto talvez ali PNG.

Experimenta passar de BMP para JPG com a tua aplicação para determinar se volta a "encolher" para 1.8 ou se mantém.

Só para tirar a dúvida se foi processada por ser JPG->JPG ou não.

Sérgio Ribeiro

jviana

Passo de JPG para PNG e depois de PNG para JPG

JPG -> PNG -> JPG

1.80MB -> 8,13 MB -> 471 KB

Comparação:

Encolhei, até demais

Cumps. J.Viana

EDIT:

A imagem está com a qualidade normal

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

ribeiro55

Sendo assim, e tendo em conta que não sabes o que é a classe Encoding, que biblioteca estás a usar para as compressões?

Sérgio Ribeiro

ribeiro55

Eh pa, desculpa, mas assim só me resta perguntar: foste tu quem fez a aplicação?

Sérgio Ribeiro

jpaulino

Praticamente...

Praticamente copiei tudo, querias dizer ;)

Começa por fazer coisas simples e não tentes entrar em coisas mais dificeis.

jviana

Está bem, desculpem, têm alguma ideia de um projecto para fazer?

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

ribeiro55

Não. O método save não usa codec JPEG por exemplo.

Vai-te sempre gravar um bitmap gigante.

Formato não implica compressão.

Sérgio Ribeiro

BELGA

Não. O método save não usa codec JPEG por exemplo.

Vai-te sempre gravar um bitmap gigante.

Formato não implica compressão.

Olha que não... Experimenta.

ribeiro55

Ahaha, boa!

Desde o aparecimento dessa classe, o overload mais simples não usava codec para compressão, a menos que fosse explicitamente delegado (em parte através de um outro overload do mesmo método) .

Pelos vistos a FW4 dá uso ao formato de imagem.

Ainda assim, com o método só por si, não tens acesso a todos os parâmetros de cada codec, mas já safa bastante bem.

Foi com vista a tapar este buraco que criei o iPIC.

Sérgio Ribeiro