Jump to content
Palmeira

[Dúvida] Criar pastas no servidor

Recommended Posts

Palmeira

Boas, estou num projecto, a fazer um formulário de registo de clientes que têm um campo de upload de imagem, o script que trata este upload funciona muito bem, mas para directorias já existentes no servidor (neste caso local).

É possível alterar este script para aquando do registo de um cliente, caso este tenha imagem para upload, criar uma pasta dinamicamente, com o nome por exemplo do user ?

Cumprimentos,

fica aqui o código PHP que já tenho para tratamento do upload de ficheiros :)

<?php
$host = "localhost";
$acc = "root";
$pass = "";
$bd = "lojamusica";

$connect = mysql_connect($host, $acc, $pass);
$db = mysql_select_db($bd, $connect);
$nomeprod = $_POST['nome'];
$marcaprod = $_POST['marca'];
$descprod = $_POST['desc'];
$preco = $_POST['preco'];

if ($_FILES["file"]["error"] > 0)
  {
  echo "Error: " . $_FILES["file"]["error"] . "<br />";
  }
else
  {
  echo "Upload: " . $_FILES["file"]["name"] . "<br />";
  echo "Type: " . $_FILES["file"]["type"] . "<br />";
  echo "Size: " . ($_FILES["file"]["size"] / 1024) . " Kb<br />";
  echo "Temp File: " . $_FILES["file"]["tmp_name"]."<br/>";

if (file_exists("img/" . $_FILES["file"]["name"]))
      {
      echo $_FILES["file"]["name"] . " já existe na directoria de destino. ";
      }
    else
      {
      move_uploaded_file($_FILES["file"]["tmp_name"],
      "img/" . $_FILES["file"]["name"]);
      echo "Imagem Guardada com Sucesso em : " . "img/" . $_FILES["file"]["name"];
      }
    }

$sql ="Insert into produtos (nome, descricao, marca, imagem, preco) values ('$nomeprod' ,'$marcaprod' ,'$descprod', 'img/" . $_FILES["file"]["name"] . "', '$preco')"; 

$result =mysql_query($sql);

$sql2 ="Select * from produtos";

$resultado =mysql_query($sql2);

if ($resultado) {
print("<br />Registo introduzido com sucesso na bd produtos");
}
else {
print("erro");
}

mysql_close($connect);

?> 
<p><a href="upload.html">voltar</a></p>

taviroquai

No que toca ao PHP, está aqui o "arsenal de combate":

http://php.net/manual/en/ref.filesystem.php

Mas quem vai ler/escrever no sistema de ficheiros é o "user" servidor web (apache, iis, etc...) por isso verifica 1º se esse user tem permissão para escrever nas pastas que queres.

Mas se esse código funciona, então basta usares a função "mkdir":

http://www.php.net/manual/en/function.mkdir.php

Palmeira

porreiro, vou testar isto ASAP :) obrigado

engraçado, os comandos sejam iguais aos do terminal *nix :) ; e basicamente sendo utilizador disso, já sei o que fazem +/- .

basicamente vou ter que verificar se a pasta com nome X já existe no server, se sim, ignora a rotina de criar nova pasta, e faz upload do ficheiro, se não existe cria a pasta e faz upload do ficheiro.

isto para já, com permissões de root(?) (0777) não há problema, pois é só para testes, mas há problemas quanto a ter um script como este a criar pastas com essas permissões para os users do site ? tipo segurança ou coisa que o valha ?

em termos de sql injections, tou +/- preparado e tenho já definido o uso das funções addSlashes, etc.

EDIT : se calhar já é da hora e do trabalho a mais, ou tou a ter uma diarreia cerebral lol, tendo em conta o que disseste em cima ->

Mas quem vai ler/escrever no sistema de ficheiros é o "user" servidor web (apache iis, etc...) por isso verifica 1º se esse user tem permissão para escrever nas pastas que queres.
, eu não terei este problema tendo em conta que o administrador do site sou eu, e que vou ser eu a fazer manutenção de servidor, páginas etc, correcto ?

brunoais

De qq modo é o dono dos ficheiros o que pode mudar as permissões. O dono dos ficheiros num servidor é o seu gestor (apache, iis, etc...) que é tb o que corre o php (na maior parte das vezes)

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

joao.lucas.89

Com o php utilize o is_dir() , é uma função para verificar se o directório existente já existe.

Se foi o q eu percebi primeiro

Por exemplo

if(!is_dir(nome do utilizador)) {

/* Cria o directório para o utilizador */

}

Se for o que eu entendi depois, tu queres é criar directórios dinamicamentes para inserir as imagens. E porque não utilizar imagens com nome diferentes ? Do tipo , img_438u2472394.jpg, img_9954989.jpg

Utilize o md5 para fazer isso.

Pelo que eu percebi foi isso. Obrigado , qq coisa msn joao.lucas.89[at]hotmail[dot]com

Entrem no meu websiteQuem sabe os meus conhecimentos podem te ajudarhttp://luquinhas.com/