magician Posted August 4, 2006 at 02:47 PM Report #42176 Posted August 4, 2006 at 02:47 PM Bom isto pode ser uma pergunta mais que disparatada mas pronto quando nao se sabe por vezes acontece 😛 Já trabalho com Mysql a algum tempo, nomeadamente com php, bem como postgresql, tanto uma como a outra acho muito boas, mas a questao com que me deparei foi. Não existe uma base de dados que nao precise de server, ou seja que nao precise de estar a correr para ser usada?, por mysql para funcionar tens de estar a correr no sistema, tem de ter o server ligado, mesmo que offline, o que queria seria uma db que nao precisa-se de server, que ão precisa-se de ser corrida para ser utilizada, isso existe ??, é possivel ?? A pergunta pode ser muito "parva", mas pronto ? I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
M6 Posted August 4, 2006 at 02:56 PM Report #42178 Posted August 4, 2006 at 02:56 PM Sim. Uma BD constituida por ficheiros XML ou flat file, por exemplo, não requer um servidor, podes aceder-lhe directamente através da aplicação... Embora ter uma BD em XML não seja uma boa escolha na generalidade dos casos. Isto acaba por ser válido para qualquer BD, se conheceres o formato, implementas o acesso directo aos ficheiros. Mas isso não é uma boa ideia, pois quase que terias de implementar o SGBD dentro da aplicação. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Â
Anjo Posted August 4, 2006 at 02:56 PM Report #42179 Posted August 4, 2006 at 02:56 PM MS Access. Axo k é isto que tu keres... 😛
M6 Posted August 4, 2006 at 03:31 PM Report #42188 Posted August 4, 2006 at 03:31 PM MS Access. Axo k é isto que tu keres... 😛 Mesmo o Access requer um engine de que não me recordo do nome. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Â
Triton Posted August 4, 2006 at 03:40 PM Report #42190 Posted August 4, 2006 at 03:40 PM SQLite is a small C library that implements a self-contained, embeddable, zero-configuration SQL database engine. http://www.sqlite.org/ Não tem server, é um dll que se integra na aplicação acho eu. <3 life
Anjo Posted August 4, 2006 at 03:53 PM Report #42200 Posted August 4, 2006 at 03:53 PM É preciso ter uma versão do Jet instalado mais nada. Mas todos os computadores de hj, conseguem conectar-se a 1 bd de access sem problema. Já têm td instalado. N deves precisar de instalar nada. Tão se tiveres o office instalado com o access, entao... é k n mexes 1 palha.
Triton Posted August 4, 2006 at 03:58 PM Report #42202 Posted August 4, 2006 at 03:58 PM É preciso ter uma versão do Jet instalado mais nada. Mas todos os computadores de hj, conseguem conectar-se a 1 bd de access sem problema. Já têm td instalado. N deves precisar de instalar nada. Tão se tiveres o office instalado com o access, entao... é k n mexes 1 palha. Já olhaste para as features do SQLite? Self-contained: no external dependencies.Faster than popular client/server database engines for most common operations. Small code footprint: less than 250KiB fully configured or less than 150KiB with optional features omitted. Zero-configuration - no setup or administration needed. etc... Achas que alguma vez o Acess bate isto? Além disso é grátis e open-source. <3 life
M6 Posted August 4, 2006 at 04:04 PM Report #42206 Posted August 4, 2006 at 04:04 PM Tanto o Access com o Jet ou o SQLite com essa tal DLL têm um servidor, não propriamente no sentido de uma arquitectura cliente/servidor, mas no sentido de que o Jet e a DLL fazem o trabalho do servidor: acesso aos dados, segurança, locking, concorrência, etc.. Posso não ter compreendido bem a questão, mas fiquei com a sensação de que a questão era se se podia "eliminar o servidor" passando a fazer acesso directo aos dados. Mas pelo que estou a ver nas respostas, as mesmas indicam que a dúvida era ao nÃvel da arquitectura cliente/servidor. Final como é? :/ 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Â
Anjo Posted August 4, 2006 at 04:05 PM Report #42207 Posted August 4, 2006 at 04:05 PM Eu na minha ultima entrada, estava a falar apenas no access. nem reparei no link k lá tinhas. e nao, nunca ouvi falar seker no SQLite. Se o access bate o SQLite.. não sei. Vou ver 😛
Anjo Posted August 4, 2006 at 04:07 PM Report #42208 Posted August 4, 2006 at 04:07 PM Eu acho que ele quer é tipo 1 base de dados simples, sem "start e stops" de servidores.
Anjo Posted August 4, 2006 at 04:14 PM Report #42210 Posted August 4, 2006 at 04:14 PM Tive a ver o SQLite... e... dizes k isto é melhor k o access? Ainda não tenho 1 opinião formada... ms numa pesquisa encontrei-me com este site... http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/4
magician Posted August 4, 2006 at 04:14 PM Author Report #42211 Posted August 4, 2006 at 04:14 PM Sim quero uma base de dados que nao preciso de fazer ter propriamente instalada, por exemplo fazer uma aplicação em Java ou C e colocar dentro da aplicação (Pacote) a DB sem que mais tarde o user tenha de instalar a db apenas para o programa funcionar, por exemplo criar uma prog tipo agenda, e que o user apenas tenha de correr a aplicação para que ela funcione sem ter de instalar 1001 coisas, como a mysql que tem de instalar e correr:S Em realção ao acess não tava muito virado para ai, para alem de nao ser open-source, tambem nao é multiplataforma (se nao me engano), para alem de tar familiarizao com SQL e gostar gastante. Em relação ao SQLite realmente fikei intereçado 😛 , agora cabe-me descobrir a meto a funcionar com java :bored: pois a db que procuro é para integrar com java. Anjo anda uma pagina a trás 😛http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/3 I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Triton Posted August 4, 2006 at 04:21 PM Report #42213 Posted August 4, 2006 at 04:21 PM Sim quero uma base de dados que nao preciso de fazer ter propriamente instalada, por exemplo fazer uma aplicação em Java ou C e colocar dentro da aplicação (Pacote) a DB sem que mais tarde o user tenha de instalar a db apenas para o programa funcionar, por exemplo criar uma prog tipo agenda, e que o user apenas tenha de correr a aplicação para que ela funcione sem ter de instalar 1001 coisas, como a mysql que tem de instalar e correr:S Em realção ao acess não tava muito virado para ai, para alem de nao ser open-source, tambem nao é multiplataforma (se nao me engano), para alem de tar familiarizao com SQL e gostar gastante. Em relação ao SQLite realmente fikei intereçado 😛 , agora cabe-me descobrir a meto a funcionar com java :bored: pois a db que procuro é para integrar com java. Anjo anda uma pagina a trás 😛http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/3 Se estivesses a usar Python conheço várias databases em Python puro mesmo, como o gadfly e o buzhug. Para Java tens aqui algumas database puras: http://java-source.net/open-source/database-engines Também existe um wrapper Java para o SQLite: http://www.ch-werner.de/javasqlite/ Espero que a informação seja útil. <3 life
Triton Posted August 4, 2006 at 04:22 PM Report #42214 Posted August 4, 2006 at 04:22 PM Tive a ver o SQLite... e... dizes k isto é melhor k o access? Ainda não tenho 1 opinião formada... ms numa pesquisa encontrei-me com este site... http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/4 Não se trata de bater ou não, mas o Access mesmo que seja mais rápido, não é multi-plataforma, de certeza que não se compara com os 100~200k do SQLite e não é muito prático para distribuir numa aplicação. Claro que o SQLite tem de ter algumas desvantagens como tudo na vida, e não me parece que sejam muito importantes, como o limite de 2GB, e a parte de ser lento não entendo, na página anterior dizem que é 2 a 3 vezes mais rápido que o MySQL. Atenção que não estou a defender o SQLite, pois nunca usei, mas tenho ouvida maravilhas. <3 life
Anjo Posted August 4, 2006 at 04:29 PM Report #42219 Posted August 4, 2006 at 04:29 PM Sim.. ok eu também não estou a querer defender a honra do Access 😛 Sim, o access tem a desvantagem que não é multi plataforma. Eu pessoalmente eu axo mais facil obtar pelo Access, se for para fazer 1 trabalho kk em casa para investigar kk coisa. Não tens que mexer 1 palha. Só tens que criar a base de dados. Agora.. o terreno do SQLite... pessoalmente... daquilo que eu li, não é 1 base de dados que me chame mt a atençao... Depende da utilização que queres dar á base de dados. Acabaria por ser 1 discussão mt vaga 😛
M6 Posted August 4, 2006 at 04:32 PM Report #42221 Posted August 4, 2006 at 04:32 PM Há muita oferta para o que procuras. A BD com que o Open Office funciona HDBSQL ou lá como se chama (se bem que parece que não é lá grande coisa), XXL, Cloud Scape (acho que é assim que se escreve), SQLite, etc.. Edit: esqueci-me de uma clássica, o Berkley DB. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Â
magician Posted August 4, 2006 at 04:35 PM Author Report #42225 Posted August 4, 2006 at 04:35 PM Já agora uma de facil utilização com java 😛 I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Triton Posted August 4, 2006 at 04:36 PM Report #42227 Posted August 4, 2006 at 04:36 PM Já agora uma de facil utilização com java 😛 Já viste os links que te dei? Eu não sei Java, mas talvez uma database em Java puro seja o mais fácil para usares. <3 life
magician Posted August 4, 2006 at 04:39 PM Author Report #42228 Posted August 4, 2006 at 04:39 PM Nem por isso 😛 ja tive a ver alguma e eles fizeram la com cada confusão :bored: 😛🙂 E depois tem o problema de todos os projectos pequenos a documentação em muitos casos é kuase nula. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Anjo Posted August 4, 2006 at 04:40 PM Report #42229 Posted August 4, 2006 at 04:40 PM Já agora uma de facil utilização com java Kk base de dados serve para o Java. (Se bem que eu axo k n existe base de dados em java.. mas sim aplicações clientes desenvolvidos em java.. DB2 é o caso mais comum disso). Olha.. já sabes o meu voto 😛 Access 😛 Simples, não te xateias e continua a ser pedagógico.
Recommended Posts