Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom isto pode ser uma pergunta mais que disparatada mas pronto quando nao se sabe por vezes acontece 😛

Já trabalho com Mysql a algum tempo, nomeadamente com php, bem como postgresql, tanto uma como a outra acho muito boas, mas a questao com que me deparei foi.

Não existe uma base de dados que nao precise de server, ou seja que nao precise de estar a correr para ser usada?, por mysql para funcionar tens de estar a correr no sistema, tem de ter o server ligado, mesmo que offline, o que queria seria uma db que nao precisa-se de server, que ão precisa-se de ser corrida para ser utilizada, isso existe ??, é possivel ??

A pergunta pode ser muito "parva", mas pronto  ?

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Posted

Sim.

Uma BD constituida por ficheiros XML ou flat file, por exemplo, não requer um servidor, podes aceder-lhe directamente através da aplicação... Embora ter uma BD em XML não seja uma boa escolha na generalidade dos casos.

Isto acaba por ser válido para qualquer BD, se conheceres o formato, implementas o acesso directo aos ficheiros.

Mas isso não é uma boa ideia, pois quase que terias de implementar o SGBD dentro da aplicação.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

MS Access.

Axo k é isto que tu keres... 😛

Mesmo o Access requer um engine de que não me recordo do nome.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

É preciso ter uma versão do Jet instalado mais nada. Mas todos os computadores de hj, conseguem conectar-se a 1 bd de access sem problema. Já têm td instalado. N deves precisar de instalar nada. Tão se tiveres o office instalado com o access, entao... é k n mexes 1 palha.

Posted

É preciso ter uma versão do Jet instalado mais nada. Mas todos os computadores de hj, conseguem conectar-se a 1 bd de access sem problema. Já têm td instalado. N deves precisar de instalar nada. Tão se tiveres o office instalado com o access, entao... é k n mexes 1 palha.

Já olhaste para as features do SQLite?

Self-contained: no external dependencies.

Faster than popular client/server database engines for most common operations.

Small code footprint: less than 250KiB fully configured or less than 150KiB with optional features omitted.

Zero-configuration - no setup or administration needed.

etc...

Achas que alguma vez o Acess bate isto? Além disso é grátis e open-source.

<3 life

Posted

Tanto o Access com o Jet ou o SQLite com essa tal DLL têm um servidor, não propriamente no sentido de uma arquitectura cliente/servidor, mas no sentido de que o Jet e a DLL fazem o trabalho do servidor: acesso aos dados, segurança, locking, concorrência, etc..

Posso não ter compreendido bem a questão, mas fiquei com a sensação de que a questão era se se podia "eliminar o servidor" passando a fazer acesso directo aos dados.

Mas pelo que estou a ver nas respostas, as mesmas indicam que a dúvida era ao nível da arquitectura cliente/servidor.

Final como é? :/

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Eu na minha ultima entrada, estava a falar apenas no access. nem reparei no link k lá tinhas. e nao, nunca ouvi falar seker no SQLite.

Se o access bate o SQLite.. não sei. Vou ver 😛

Posted

Sim quero uma base de dados que nao preciso de fazer ter propriamente instalada, por exemplo fazer uma aplicação em Java ou C e colocar dentro da aplicação (Pacote) a DB sem que mais tarde o user tenha de instalar a db apenas para o programa funcionar, por exemplo criar uma prog tipo agenda, e que o user apenas tenha de correr a aplicação para que ela funcione sem ter de instalar 1001 coisas, como a mysql que tem de instalar e correr:S

Em realção ao acess não tava muito virado para ai, para alem de nao ser open-source, tambem nao é multiplataforma (se nao me engano), para alem de tar familiarizao com SQL e gostar gastante.

Em relação ao SQLite realmente fikei intereçado 😛 , agora cabe-me descobrir a meto a funcionar com java  :bored: pois a db que procuro é para integrar com java.

Anjo anda uma pagina a trás 😛http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/3

Posted

Sim quero uma base de dados que nao preciso de fazer ter propriamente instalada, por exemplo fazer uma aplicação em Java ou C e colocar dentro da aplicação (Pacote) a DB sem que mais tarde o user tenha de instalar a db apenas para o programa funcionar, por exemplo criar uma prog tipo agenda, e que o user apenas tenha de correr a aplicação para que ela funcione sem ter de instalar 1001 coisas, como a mysql que tem de instalar e correr:S

Em realção ao acess não tava muito virado para ai, para alem de nao ser open-source, tambem nao é multiplataforma (se nao me engano), para alem de tar familiarizao com SQL e gostar gastante.

Em relação ao SQLite realmente fikei intereçado 😛 , agora cabe-me descobrir a meto a funcionar com java  :bored: pois a db que procuro é para integrar com java.

Anjo anda uma pagina a trás 😛http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/3

Se estivesses a usar Python conheço várias databases em Python puro mesmo, como o gadfly e o buzhug.

Para Java tens aqui algumas database puras: http://java-source.net/open-source/database-engines

Também existe um wrapper Java para o SQLite: http://www.ch-werner.de/javasqlite/

Espero que a informação seja útil.

<3 life

Posted

Tive a ver o SQLite... e... dizes k isto é melhor k o access?

Ainda não tenho 1 opinião formada... ms numa pesquisa encontrei-me com este site...

http://talks.php.net/show/sqlite_mtl/4

Não se trata de bater ou não, mas o Access mesmo que seja mais rápido, não é multi-plataforma, de certeza que não se compara com os 100~200k do SQLite e não é muito prático para distribuir numa aplicação. Claro que o SQLite tem de ter algumas desvantagens como tudo na vida, e não me parece que sejam muito importantes, como o limite de 2GB, e a parte de ser lento não entendo, na página anterior dizem que é 2 a 3 vezes mais rápido que o MySQL. Atenção que não estou a defender o SQLite, pois nunca usei, mas tenho ouvida maravilhas.

<3 life

Posted

Sim.. ok eu também não estou a querer defender a honra do Access 😛

Sim, o access tem a desvantagem que não é multi plataforma. Eu pessoalmente eu axo mais facil obtar pelo Access, se for para fazer 1 trabalho kk em casa para investigar kk coisa. Não tens que mexer 1 palha. Só tens que criar a base de dados. Agora.. o terreno do SQLite... pessoalmente... daquilo que eu li, não é 1 base de dados que me chame mt a atençao... Depende da utilização que queres dar á base de dados.

Acabaria por ser 1 discussão mt vaga 😛

Posted

Há muita oferta para o que procuras. A BD com que o Open Office funciona HDBSQL ou lá como se chama (se bem que parece que não é lá grande coisa), XXL, Cloud Scape (acho que é assim que se escreve), SQLite, etc..

Edit: esqueci-me de uma clássica, o Berkley DB.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Já agora uma de facil utilização com java 😛

Já viste os links que te dei?

Eu não sei Java, mas talvez uma database em Java puro seja o mais fácil para usares.

<3 life

Posted

Nem por isso 😛 ja tive a ver alguma e eles fizeram la com cada confusão  :bored:  😛🙂

E depois tem o problema de todos os projectos pequenos a documentação em muitos casos é kuase nula.

Posted

Já agora uma de facil utilização com java

Kk base de dados serve para o Java. (Se bem que eu axo k n existe base de dados em java.. mas sim aplicações clientes desenvolvidos em java.. DB2 é o caso mais comum disso).

Olha.. já sabes o meu voto 😛 Access 😛 Simples, não te xateias e continua a ser pedagógico.