Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas

Alguém me pode dizer como faço para por um programa a correr no background?

E minimizá-lo para a system tray?

Existe algum comando especifico ou assim?

Desde já o meu obrigado

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

Posted

Boas

Alguém me pode dizer como faço para por um programa a correr no background?

E minimizá-lo para a system tray?

Existe algum comando especifico ou assim?

Desde já o meu obrigado

O que é que entendes como "correr em background"? Um serviço? Uma aplicação que não aparece na lista de aplicações do task manager?

Minimizar para o system tray é fácil, procura no google que vais encontrar carradas de exemplos disso.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

quando digo correr no background é quase o mesmo que minimizar para o system tray mas nao aparece no system tray nem na lista de aplicações do task manager.

obrigado

"Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV)

Posted

quando digo correr no background é quase o mesmo que minimizar para o system tray mas nao aparece no system tray nem na lista de aplicações do task manager.

obrigado

Que grande confusão.

Correr no background é ter algo que está a executar em segundo plano no SO que não tem interesse directo para o utilizador, como seja um serviço.

Ter uma aplicação que não aparece na lista de aplicações do task manager é outra coisa que não tem obrigatoriamente a ver com o facto de ser uma aplicação normal ou um serviço.

E por fim, minimizar uma aplicação para o system tray é ainda outra coisa, que nada tem a ver com o facto do processo estar a correr em background nem se aparece, ou não, na lista de aplicações.

Ou seja, são conceito/funcionalidades distintas.

Tens de saber exactamente o que pretendes.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

lol ok sorry...

Entao eu quero saber como minimizar para o system tray (ja procurei no google mas nao encontrei nada relacionado com o pascal...mas vou tentar novamente).

E tambem queria saber como correr um programa sem que este apareça na lista de aplicações do task manager.

Obrigado e desculpa la a confusao 😛

Posted

lol ok sorry...

Entao eu quero saber como minimizar para o system tray (ja procurei no google mas nao encontrei nada relacionado com o pascal...mas vou tentar novamente).

E tambem queria saber como correr um programa sem que este apareça na lista de aplicações do task manager.

Obrigado e desculpa la a confusao 😛

Em Pascal "puro" (tipo Pascal para o DOS) é capaz de ser dificil, pois não creio que tenha acesso às APIs do Windows (de forma fácil).

Aconselho-te a usares o Delphi se quizeres desenvolver em Pascal (por objectos) para o Windows.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

humm...eu no dev-pascal uso a librarie do windows (uses windows).

Posted

Sugiro-te que adoptes uma linguagem mais moderna do que o Pascal, que apesar de ser "bom" para aprender como muitos dizem, não tem muita flexiblidade.

<3 life

Posted

Estou afastado à muito do Pascal "puro", mas já na altura do Turbo Pascal 7, este vinha com acesso a algumas bibliotecas do Windows, acredito que haja por ai distribuições bem mais evoluidas nesse sentido.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Sugiro-te que adoptes uma linguagem mais moderna do que o Pascal, que apesar de ser "bom" para aprender como muitos dizem, não tem muita flexiblidade.

Claro que eu não estou a pensar ficar-me pelo pascal mas como ainda estou numa fase de aprendizagem (que iniciei pelo pascal) mantenho-me no mesmo até me sentir preparado para outra. 😛

Obrigado a todos pela ajuda. Vou fazer umas pesquisas e ver o que encontro. Se por acaso encontrar a solução meto aqui como se faz.

Fiuem bem