Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas tardes...

Estou iniciando a programação em Pascal utilizando o Free Pascal IDE 1.0.4, mas estou com uma duvida... Por exemplo, para calcular o factorial de um numero, pede-se ao utilizador um numero, sobre o qual depois é calculado o factorial.

Ao correr o programa (factorial, por exemplo), numa consola tipo DOS, do Free Pascal, é pedido um numero e após introduzido o numero seguido de "enter", a consola fecha-se e volta para a interface onde é escrito o código do programa, e só consigo ver o resultado fazendo novamente "run"....

Como contornar este problema?

Posted

E isso permite "parar" a execução do programa de modo a ser visulizado o resultado na consola?

Sim, porque o programa vai esperar que lhe escrevas qualquer input na consola, porque usaste o readln, que tem essa mesma função (readline).

Outra solução é correres o programa mesmo pela linha de comandos (Start, Run: cmd).

<3 life

Posted

Não é necessário usar esse truque, o FreePascal tem um atalho que volta a mostrar a consola.

Alt + F5 ou ctrl + F5 (ou F4?) é uma questão de tentares, já não programo Pascal há muito tempo.

• 2 weeks later...
Posted

E isso permite "parar" a execução do programa de modo a ser visulizado o resultado na consola?

Também podes usar o commando "readkey;" clicando numa tecla qualquer o programa continua...  😄

• 10 months later...
Posted

Também podes usar o commando "readkey;" clicando numa tecla qualquer o programa continua...  😉

Esse comando resulta na maioria dos compiladores, mas nao em todos.

Posted

o que existe é um erro ... por exmplo no pascal 7.0 tenso teu programa e no fical tens

readln;

muitas das vezes tar la e nao é igual .. Solução : meter 2 readln;

readln;

readln;

assim ja funciona , mas eu acho que a maneira mais correcta para fazer o que tu pretendes é com um

repeat until keypressed;

ou seja pára ate nao carregares numa tecla com diz a instrução....

cumps....

Posted

lembre que para usar o comando readkey é necessário adicionar a lib uses crt seu cabeçalho ficará assim:

program fatorial;

uses crt;

var

.

.

.

a minha dica é que você sempre use esta lib e utilize o readkey para dar o tempo de visualzar os resultados no fim do programa.

- Roger that.<br />- Affirmative.

Posted

lembre que para usar o comando readkey é necessário adicionar a lib uses crt seu cabeçalho ficará assim:

program fatorial;

uses crt;

var

.

.

.

a minha dica é que você sempre use esta lib e utilize o readkey para dar o tempo de visualzar os resultados no fim do programa.

ele lê o valor do factorial, por isso, partimos od principio que ja lá tem  uses crt;

cumps