Jump to content
IvorY

[RESPONDIDO] C++/ Windows Forms Ler Strings e Gravar em Ficheiro

Recommended Posts

IvorY

Boas gentes.

Queria pedir uma ajuda ao pessoal, porque isto está a dar-me cabo do miolo.

Antes de mais, uma explicação do geral: como parte do curso de Eng. Informática, tenho uma cadeira de Técnicas Avançadas de Programação, que envolve a realização de um projecto em C++.

Escolhi um projecto de Gestão de Parque Aeronáutico, sendo necessário usar árvores e/ou listas com recurso a ficheiros.

Agora o problema: já tenho o projecto todo pipi, feito quase todo em windows forms (tenho uma base em win32 que me serviu para estruturar o trabalho).

Um dos parâmetros envolve a criação de um avião, com vários dados, lidos de textboxes, mas tenho estado com problemas em transferir esses dados para ficheiros, de maneira a poder usá-los num datagrid, noutro Form. Já tenho métodos Get nas textboxes para sacar a informação. Falta-me um conversor de char para string.

Já consegui uma função que permite ler strings de ficheiros, mas como não consigo gravá-las lá, de pouco me adianta.

Agradeço desde já qualquer resposta.

Estou a usar o VS2010, .NET 4.0 e Windows 7 Ultimate.

Deixo aqui o código de leitura de strings, com método openFileDialog().

openFileDialog1->ShowDialog();

String^ str = openFileDialog1->FileName; //get the path of the selected file
		 StreamReader ^myStream = gcnew StreamReader(str);
		 while(!myStream->EndOfStream)
		 {
			 String^ line = myStream->ReadLine();
			 Companhia->Text = myStream->ReadLine(); //específico do meu programa
			 Modelo->Text = myStream->ReadLine();   //específico do meu programa
		 }

myStream->Close();

fica também uma lista dos meus includes, pode ser necessário

#include <stdio.h>
#include <Windows.h>
#include <tchar.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

#include "string.h"
#include <vcclr.h>
#include <conio.h>
#include <dos.h>
#include <string.h>

#include <mmsystem.h>

#include <iostream>
#include <fstream>
#include <cstdlib>

rafa_castro

Boas ivorY !

Não percebi a tua duvida. o que precisas ? queres inserir o que esta nas textboxs e inserir num ficheiro ? explica-te melhor

cumps

IvorY

Era precisamente isso.

Mas já resolvi o problema. Agora tenho um ainda maior.

Tenho uma base de dados activa, mas não consigo ligá-la ao projecto, já tentei de tudo.

A BD está em .mdb (Access2003), consigo abri-la e ver as tabelas e o conteúdo das tabelas, mas não o consigo ligar á dataGridView que tenho para mostrar.

Alguém sabe como o fazer???

vou deixar o código para gravar as strings, pode ajudar alguém em necessidade.

saveFileDialog1->ShowDialog();	//necessita de ter um saveFileDialog activo na form!

String^ str = saveFileDialog1->FileName;
		 StreamWriter ^myStream = gcnew StreamWriter(str);
		 myStream->Write("Aviao \r\n"); //deixa uma linha para especificar o conteúdo do ficheiro
		 myStream->Write(Companhia->Text);myStream->Write("\r\n"); //lê a textbox e o conteúdo e escreve em ficheiro deixando uma nova linha.

myStream->Write(Marca->Text);myStream->Write("\r\n");

myStream->Flush(); //limpa o buffer

myStream->Close(); 

IvorY

Não consigo fazer com que os dados que eu tenho na base de dados sejam transferidos para a DataGridview que tenho no projecto.

Consigo fazer queries e ver o conteúdo da BD dentro do visual studio, mas conseguir ligar os dados é que é mentira...

Basicamente, não acontece nada. Eu queria que ao clicar no botão de adicionar ele lê-se a linha seguinte da BD e colocasse lá os dados, mas nada...

E segundo me consta, com o VS2005 funciona, mas fazer o downgrade do projecto agora...

IvorY

Queria só dizer que o problema já foi resolvido pelo meu colega de grupo, através de Datasets no VS2005.

Um registo importante, o VS2010 não aceita Datasets, ou se aceita, não descobrimos como.