Jump to content
amvm

verificando se é possível alugar o livro

Recommended Posts

amvm

boas...

tenho uma duvida num trigger q estou construindo...

quero verificar se, ao tentar alugar um livro este se encontra disponivel...

create or replace TRIGGER validarLivro 
Before Insert OR UPDATE on Aluguer_Livro
FOR EACH ROW  
declare   n_livro_alugados integer; 
Begin    
SELECT id_livro into  n_livro_alugados from aluguer_ livro where data_fim>sysdate;
if (:new.id_livro=n_livro_alugados) then     
Raise_Application_Error(-20000,'-->>> O automovel está sendo alugado neste momento <<<---' );  
  End If;  
End;

eu pensei o seguinte: como o aluguer tem uma data inicio e uma data fim... eu pensei em guardar numa variavel todos os id dos livros cuja data final ou seja data de entrega é superior á data actual, ou seja, nao vao estar disponiveis...

não da erro de compilação o trigger mas quando eu insiro valores para testar me dá esta erro: SQL Error: ORA-01422: exact fetch returns more than requested number of rows

como posso resolver este saco?

inté

jsWizard

o teu SELECT está a devolver vários registos e por isso é que dá esse erro. estás a tentar colocar vários IDs numa variável.

Devias colocar na clausula WHERE do SELECT uma restrição pelo id do livro que estás a tentar alugar. Ainda assim, deves ter tratamento de erros, pois pode dar NO_DATA_FOUND se o livro nunca tiver sido alugado.

espero ter ajudado.

Inté!

brunoais

Posso saber a solução?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.