Blue_Acid Posted August 3, 2006 at 12:33 AM Report #41851 Posted August 3, 2006 at 12:33 AM Viva Pessoal A nova situação é a seguinte, época de emigrantes e eu tenho familia que vem cá, e um dos meus tios disse-me que me ia trazer um Computador para eu ver se conseguia meter a trabalhar, e como já chegou já cá passou e eu já abri a maquina e vi o básico. Primeiro problema, a maquina foi-lhe dada mas não tem disco Rigido :nono1: mas esse não é o problema, arranja-se um em segunda mão ou assim, o problema é como ou onde vou arranjar um sistema para um Mac G3 Kual é a versão a ser Instalada? Há possibilidade de alguem me dar um link para fazer Download, ou me possa fazer um copia do software para eu tentar instalar isso? ? O Linux é solução em caso de não conseguir SO para MAC?? 😛 Um Abraço SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
M6 Posted August 3, 2006 at 02:15 PM Report #41949 Posted August 3, 2006 at 02:15 PM A última versão do OS X deve correr nisso, embora possa não ser a "mais acertada" depende da RAM que tenha a máquina. Podes ir à loja da Apple, perto das Amoreiras, ou perguntar aqui o que é que eles têm/aconselham para o G3... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Blue_Acid Posted August 3, 2006 at 06:20 PM Author Report #42012 Posted August 3, 2006 at 06:20 PM Viva O prob é ir a LX, é que eu não sou dessa zona, sou da zona de Ourém/Fátima Eu vou tentar ver que opinião essa loja me dá. O Linux dá para instalar lá??? É que já tenho um disco para lá meter Um Abraço SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
KTachyon Posted August 3, 2006 at 06:36 PM Report #42017 Posted August 3, 2006 at 06:36 PM Qual é a velocidade do processador? Ou... qual é o Mac, mais concretamente (podes ver aqui se não souberes kl é o modelo). “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
Blue_Acid Posted August 3, 2006 at 11:13 PM Author Report #42089 Posted August 3, 2006 at 11:13 PM Bem segundo consegui ver, é um IMac G3 com um processador 300Mhz. Assim ajuda? SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
KTachyon Posted August 4, 2006 at 01:21 AM Report #42100 Posted August 4, 2006 at 01:21 AM Bem, já não é própriamente o mínimo absoluto para o Mac OS X, mas certamente que já não dá para o Tiger. Podes tentar arranjar o Panther ou o Jaguar (Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2) para correr aí. Opcionalmente, a distro de Linux mais fácil de obter para PowerPCs é o Ubunu, que podes sacar é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06-desktop-powerpc.iso Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar. Hope it helps! “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
QuickFire Posted August 4, 2006 at 01:46 AM Report #42101 Posted August 4, 2006 at 01:46 AM Curiosamente estou agora a escrever o post do Safari, no meu computador! 😛 Tou a gostar disto até agora 😛 Para esse Mac o ideal seria mesmo linux, porque te sairia barato e menos trabalhoso em todos os sentidos 🙂 Se por acaso queres mesmo MacOS o ideal era mesmo arranjares o 10.2 por exemplo 🙂
M6 Posted August 4, 2006 at 08:46 AM Report #42110 Posted August 4, 2006 at 08:46 AM Viva O prob é ir a LX, é que eu não sou dessa zona, sou da zona de Ourém/Fátima Telefona antes e vem cá só mesmo se valer a pena. Eu vou tentar ver que opinião essa loja me dá. O Linux dá para instalar lá??? É que já tenho um disco para lá meter Um Abraço Sim dá. Tenho CDs do Ubunto (live e install) para Mac que mandei vir e ofereci alguns a amigos que têm PowerBooks. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Blue_Acid Posted August 4, 2006 at 11:02 AM Author Report #42134 Posted August 4, 2006 at 11:02 AM Obrigado pela Ajuda Eu tb tenho um CD original de Ubunto, o live e o de instalação, vou ver se me safo Um abraço SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
M6 Posted August 4, 2006 at 12:53 PM Report #42153 Posted August 4, 2006 at 12:53 PM Obrigado pela Ajuda Eu tb tenho um CD original de Ubunto, o live e o de instalação, vou ver se me safo Um abraço Tem de ser a versão para a arquitectura do G3, não serve a da 386. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Blue_Acid Posted August 4, 2006 at 06:18 PM Author Report #42258 Posted August 4, 2006 at 06:18 PM Correcto, nem m lembrei disso vou fazer download do link k o KhAoTiK TaChYoN me deu para ver se dá. Um Abraço SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
Triton Posted August 4, 2006 at 06:22 PM Report #42260 Posted August 4, 2006 at 06:22 PM Correcto, nem m lembrei disso vou fazer download do link k o KhAoTiK TaChYoN me deu para ver se dá. Um Abraço Ele deu-te o link para a versão PowerPC por isso estás na direcção certa! 😛 <3 life
Blue_Acid Posted August 5, 2006 at 09:25 AM Author Report #42416 Posted August 5, 2006 at 09:25 AM Viva Sim, eu vi que era para powerpc Já agora quem é que me explica como é que se formata e instala software no Mac? Um abraço SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.
M6 Posted August 5, 2006 at 09:45 AM Report #42430 Posted August 5, 2006 at 09:45 AM Viva Sim, eu vi que era para powerpc Já agora quem é que me explica como é que se formata e instala software no Mac? Um abraço A instalação deve tratar-te disso. Só tens é de aprender a fazer o boot de CD que é qualquer coisa como Ctrl ou Maça + C ou algo assim... Google it. 😉 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Rui Carlos Posted August 5, 2006 at 10:16 AM Report #42434 Posted August 5, 2006 at 10:16 AM Já agora quem é que me explica como é que se formata e instala software no Mac? o essencial já foi dito... Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar. depois de arrancares a partir do CD/DVD tens o 'Utilitário de Disco' que te permite formatar o disco. quanto à instalação, é mais intuitiva do que a do Windows... Rui Carlos Gonçalves
brink@ero Posted November 28, 2006 at 02:06 PM Report #67297 Posted November 28, 2006 at 02:06 PM Bem, já não é própriamente o mínimo absoluto para o Mac OS X, mas certamente que já não dá para o Tiger. Podes tentar arranjar o Panther ou o Jaguar (Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2) para correr aí. Opcionalmente, a distro de Linux mais fácil de obter para PowerPCs é o Ubunu, que podes sacar é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06-desktop-powerpc.iso Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar. Hope it helps! Tenho um problema, tenho um imac de 1998: CPU CPU: PowerPC 750 CPU Speed: 233 MHz FPU: integrated Bus Speed: 66 MHz Data Path: 64 bit ROM: 1 MB ROM + 3 MB toolbox ROM loaded into RAM RAM Type: 144 pin SO-DIMM Minimum RAM Speed: 100 MHz Onboard RAM: 0 MB RAM slots: 2 Maximum RAM: 256 MB Level 1 Cache: 32 kB data, 32 kB instruction Level 2 Cache: 512 kB backside, 1:2 Expansion Slots: mezzanine Video Monitor: 15" VRAM: 2 -6 MB SGRAM Max Resolution: 16 bit 1024x768 Storage Hard Drive: 4 GB ATA Bus: EIDE Optical Drive: 24x CD-ROM Input/Output USB: 2 Audio Out: stereo 16 bit mini Audio In: stereo 16 bit mini Speaker: stereo, SRS Microphone: mono Networking Modem: 56 kbps Ethernet: 10/100Base-T Miscellaneous Codename: Columbus Gestalt ID: 406 Power: 80 Watts Dimensions: 15.8" H x 15.2" W x 17.6" D Weight: 40 lbs. Minimum OS: 8.1 Maximum OS: 10.3.9 Introduced: August 1998 Terminated: January 1999 Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado). A minha questão é como arranco a instalação do linux? Dá para realizar com um Disco externo, pen, leitor de CD externo? Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo. Cumpr. bk@ero 😄
CR_ Posted November 28, 2006 at 07:46 PM Report #67391 Posted November 28, 2006 at 07:46 PM Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido: http://darkstar.ist.utl.pt/debian-iso/3.1_r4/powerpc/ ou ftp://ftp.au.debian.org/pub/debian-cd/images/current/powerpc (aconselho a stable para esse pc porque não precisas propriamente o último grito de software). PS: o link em PT que te dou é net install por isso tens de estar ligado a net durante a instalação (fácil se for por router). infelizmente para power pc não encontrei cd completo em mirror nacional. http://celsor.wordpress.com
Rui Carlos Posted November 28, 2006 at 09:03 PM Report #67435 Posted November 28, 2006 at 09:03 PM Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois 😄 Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado).A minha questão é como arranco a instalação do linux? Dá para realizar com um Disco externo, pen, leitor de CD externo? Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo. no MacOSX podemos seleccionar nas preferências do sistema o "Startup Disc" que pode ser a rede ou mesmo outro computador ligado por firewire. quando instalei o Linux (Gentoo) também me lembro de ter visto lá umas opções para instalá-lo a partir de um pen, mas não faço a mínima ideia de como arrancar a partir da pen. Rui Carlos Gonçalves
CR_ Posted November 28, 2006 at 10:49 PM Report #67474 Posted November 28, 2006 at 10:49 PM Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois 😄 O problema é que secalhar ele não tem paciência para compilações... mas se tivesse também era um boa opção. http://celsor.wordpress.com
brink@ero Posted November 29, 2006 at 10:14 PM Report #67773 Posted November 29, 2006 at 10:14 PM Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois 😛 Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado).A minha questão é como arranco a instalação do linux? Dá para realizar com um Disco externo, pen, leitor de CD externo? Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo. no MacOSX podemos seleccionar nas preferências do sistema o "Startup Disc" que pode ser a rede ou mesmo outro computador ligado por firewire. quando instalei o Linux (Gentoo) também me lembro de ter visto lá umas opções para instalá-lo a partir de um pen, mas não faço a mínima ideia de como arrancar a partir da pen. Sinceramente estava a pensar experimentar o Gentoo, mas isso depois vejo. Bem, de mac não percebo mesmo nada, hoje aventurei-me a tirar o leitor interno danificado, possivelmente consigo arranjar um leitor bom usado. Em relação ao "Startup Disc" vou pesquisar, depois digo qualquer coisa. Obrigado por tudo 😉 Cumpr. bk@ero 🙂
Recommended Posts