Jump to content

Recommended Posts

Posted

Viva Pessoal

A nova situação é a seguinte, época de emigrantes e eu tenho familia que vem cá, e um dos meus tios disse-me que me ia trazer um Computador para eu ver se conseguia meter a trabalhar, e como já chegou já cá passou e eu já abri a maquina e vi o básico.

Primeiro problema, a maquina foi-lhe dada mas não tem disco Rigido  :nono1: mas esse não é o problema, arranja-se um em segunda mão ou assim, o problema é como ou onde vou arranjar um sistema para um Mac G3

Kual é a versão a ser Instalada? Há possibilidade de alguem me dar um link para fazer Download, ou me possa fazer um copia do software para eu tentar instalar isso?  ?

O Linux é solução em caso de não conseguir SO para MAC??  😛

Um Abraço

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Posted

A última versão do OS X deve correr nisso, embora possa não ser a "mais acertada" depende da RAM que tenha a máquina.

Podes ir à loja da Apple, perto das Amoreiras, ou perguntar aqui o que é que eles têm/aconselham para o G3...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Viva

O prob é ir a LX, é que eu não sou dessa zona, sou da zona de Ourém/Fátima

Eu vou tentar ver que opinião essa loja me dá.

O Linux dá para instalar lá??? É que já tenho um disco para lá meter

Um Abraço

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Posted

Qual é a velocidade do processador? Ou... qual é o Mac, mais concretamente (podes ver aqui se não souberes kl é o modelo).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Bem segundo consegui ver, é um IMac G3 com um  processador 300Mhz.

Assim ajuda?

Posted

Bem, já não é própriamente o mínimo absoluto para o Mac OS X, mas certamente que já não dá para o Tiger. Podes tentar arranjar o Panther ou o Jaguar (Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2) para correr aí. Opcionalmente, a distro de Linux mais fácil de obter para PowerPCs é o Ubunu, que podes sacar é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06-desktop-powerpc.iso

Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar.

Hope it helps!

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Posted

Curiosamente estou agora a escrever o post do Safari, no meu computador! 😛

Tou a gostar disto até agora 😛

Para esse Mac o ideal seria mesmo linux, porque te sairia barato e menos trabalhoso em todos os sentidos 🙂

Se por acaso queres mesmo MacOS o ideal era mesmo arranjares o 10.2 por exemplo 🙂

Posted

Viva

O prob é ir a LX, é que eu não sou dessa zona, sou da zona de Ourém/Fátima

Telefona antes e vem cá só mesmo se valer a pena.

Eu vou tentar ver que opinião essa loja me dá.

O Linux dá para instalar lá??? É que já tenho um disco para lá meter

Um Abraço

Sim dá. Tenho CDs do Ubunto (live e install) para Mac que mandei vir e ofereci alguns a amigos que têm PowerBooks.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Obrigado pela Ajuda

Eu tb tenho um CD original de Ubunto, o live e o de instalação, vou ver se me safo

Um abraço

Posted

Obrigado pela Ajuda

Eu tb tenho um CD original de Ubunto, o live e o de instalação, vou ver se me safo

Um abraço

Tem de ser a versão para a arquitectura do G3, não serve a da 386.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Correcto, nem m lembrei disso

vou fazer download do link k o KhAoTiK TaChYoN me deu para ver se dá.

Um Abraço

Posted

Correcto, nem m lembrei disso

vou fazer download do link k o KhAoTiK TaChYoN me deu para ver se dá.

Um Abraço

Ele deu-te o link para a versão PowerPC por isso estás na direcção certa! 😛

<3 life

Posted

Viva

Sim, eu vi que era para powerpc

Já agora quem é que me explica como é que se formata e instala software no Mac?

Um abraço

Posted

Viva

Sim, eu vi que era para powerpc

Um abraço

A instalação deve tratar-te disso. Só tens é de aprender a fazer o boot de CD que é qualquer coisa como Ctrl ou Maça + C ou algo assim...

Google it. 😉

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

o essencial já foi dito...

Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar.

depois de arrancares a partir do CD/DVD tens o 'Utilitário de Disco' que te permite formatar o disco. quanto à instalação, é mais intuitiva do que a do Windows...

• 3 months later...
Posted

Bem, já não é própriamente o mínimo absoluto para o Mac OS X, mas certamente que já não dá para o Tiger. Podes tentar arranjar o Panther ou o Jaguar (Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2) para correr aí. Opcionalmente, a distro de Linux mais fácil de obter para PowerPCs é o Ubunu, que podes sacar é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06-desktop-powerpc.iso

Hope it helps!

Tenho um problema, tenho um imac de 1998:

CPU

CPU: PowerPC 750

CPU Speed: 233 MHz

FPU: integrated

Bus Speed: 66 MHz

Data Path: 64 bit

ROM: 1 MB ROM + 3 MB toolbox ROM loaded into RAM

RAM Type: 144 pin SO-DIMM

Minimum RAM Speed: 100 MHz

Onboard RAM: 0 MB

RAM slots: 2

Maximum RAM: 256 MB

Level 1 Cache: 32 kB data, 32 kB instruction

Level 2 Cache: 512 kB backside, 1:2

Expansion Slots: mezzanine

Video

Monitor: 15"

VRAM: 2 -6 MB SGRAM

Max Resolution: 16 bit 1024x768

Storage

Hard Drive: 4 GB

ATA Bus: EIDE

Optical Drive: 24x CD-ROM

Input/Output

USB: 2

Audio Out: stereo 16 bit mini

Audio In: stereo 16 bit mini

Speaker: stereo, SRS

Microphone: mono

Networking

Modem: 56 kbps

Ethernet: 10/100Base-T

Miscellaneous

Codename: Columbus

Gestalt ID: 406

Power: 80 Watts

Dimensions: 15.8" H x 15.2" W x 17.6" D

Weight: 40 lbs.

Minimum OS: 8.1

Maximum OS: 10.3.9

Introduced: August 1998

Terminated: January 1999

Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado).

A minha questão é como arranco a instalação do linux?

Dá para realizar com um Disco externo, pen, leitor de CD externo?

Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo.

Cumpr. bk@ero  😄

Posted

Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido:

http://darkstar.ist.utl.pt/debian-iso/3.1_r4/powerpc/

ou

ftp://ftp.au.debian.org/pub/debian-cd/images/current/powerpc

(aconselho a stable para esse pc porque não precisas propriamente o último grito de software).

PS: o link em PT que te dou é net install por isso tens de estar ligado a net durante a instalação (fácil se for por router). infelizmente para power pc não encontrei cd completo em mirror nacional.

Posted

Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido

penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois 😄

Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado).

Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo.

no MacOSX podemos seleccionar nas preferências do sistema o "Startup Disc" que pode ser a rede ou mesmo outro computador ligado por firewire.

quando instalei o Linux (Gentoo) também me lembro de ter visto lá umas opções para instalá-lo a partir de um pen, mas não faço a mínima ideia de como arrancar a partir da pen.

Posted

Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido

penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois 😄

O problema é que secalhar ele não tem paciência para compilações... mas se tivesse também era um boa opção.

Posted

penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois 😛

no MacOSX podemos seleccionar nas preferências do sistema o "Startup Disc" que pode ser a rede ou mesmo outro computador ligado por firewire.

quando instalei o Linux (Gentoo) também me lembro de ter visto lá umas opções para instalá-lo a partir de um pen, mas não faço a mínima ideia de como arrancar a partir da pen.

Sinceramente estava a pensar experimentar o Gentoo, mas isso depois vejo.

Bem, de mac não percebo mesmo nada, hoje aventurei-me a tirar o leitor interno danificado, possivelmente consigo arranjar um leitor bom usado.

Em relação ao "Startup Disc" vou pesquisar, depois digo qualquer coisa.

Obrigado por tudo  😉

Cumpr. bk@ero  🙂