Jump to content
tigu17

Join

Recommended Posts

tigu17

Boa noite, tenho uma duvida semelhante ao topico anterior mas não consegui resolver a minha duvida.

Eu tenho uma tabela produto e outra promoção as duas tem como chave primaria o codigo de produto.

Eu faço um left join da tabela produto com promocao, o problema é que esta junção só retorna o codigo de produto dos produtos com promoção os outros ficam sem codigo.

Ja tentei utilizar o case e full outer join mas sempre sem sucesso.

$sql = mysql_query("select CC.codProduto, CC.designacao, CC.preco, CC.imagem, CC.descricao, CC.tipoProduto, CP.codProduto, CP.desconto  from produto CC 
				    LEFT JOIN promocao CP ON CC.codProduto = CP.codProduto WHERE CC.designacao LIKE '%".$palavra."%'");

.

Desde já obrigado

Rechousa

O que é que pretendes exactamente?

Se é obter apenas os produtos que têm promoção então precisas do INNER JOIN.

Se queres obter a listagem de todos os produtos e conseguires identificar quais os que têm promoção ou não, então deves usar o LEFT JOIN.

Repara que no teu código estás a obter duas vezes o código do Produto, na 1a e na 7a coluna, só que na 1a coluna recebes sempre (pois estás a consultar a tabela Produto) e na 7a coluna apenas recebes quando esse artigo tem promoção, ou seja, quando os registos da 1a tabela (produto) condizem com os da 2a (promocao).

Podes usar a 7a coluna para sber se ele tem promoção, mas aconselho-te a mudar o nome à coluna, exemplo:

$sql = mysql_query("select CC.codProduto, CC.designacao, CC.preco, CC.imagem, CC.descricao, CC.tipoProduto, CP.codProduto AS CodProdutoPromocao, CP.desconto  from produto CC LEFT JOIN promocao CP ON CC.codProduto = CP.codProduto WHERE CC.designacao LIKE '%".$palavra."%'");

Desta forma, a coluna CodProdutoPromocao vai estar preenchida com o mesmo código da coluna CodProduto quando houver promoção. Quando não houver... Vem a NULL ;)

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

tigu17

Obrigado  ;)

O problema estava nos produtos sem promoção que nao aparecia o codProduto, eu sabia a causa do erro e só nao sabia resolver e apenas bastava utilizar o AS. Obrigado mais uma vez