Jump to content
lmalves

4monitores num PC

Recommended Posts

lmalves

Boas,

Estou envolvido num projecto em que necessito de ligar 4 monitores a um único PC. Ando a investigar soluções e ainda não encontrei a ideal.

-Encontrei na net placas gráficas Quad (4 saidas) mas o preço é muito alto (+-400€).

- Ja li que é possível ligar 2 placas gráficas normais de 2 saídas (VGA + DVI) mas não tenho a certeza se o Windows permite expandir assim para 4 saídas.

Alguém sabe se é possível ou outra qualquer solução?

mjamado

Sim, o Windows Vista e 7 suportam mais do que dois monitores. Podes ligar as gráficas que quiseres, assim haja slots para isso.

No Windows XP também era possível, mas eram necessários alguns hacks e programas específicos pelo meio.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

lmalves

Obrigado pela resposta,

a nível de sistema operativo deveria também correr em XP mas em principio será em win7.

O problema que agora estou a antever é mesmo a nível dos slots. Não me parece muito fácil arranjar PC's low cost com possibilidade de adicionar uma gráfica...

Tenho de procurar melhor. Já agora, USB to VGA será que resulta? Vi umas dessas num sites chineses...

IceBrain

Duvido que USB to VGA seja decente, principalmente para dois ecrãs, não tem bandwidth suficiente.

Há motherboards a 200€ com duas slots PCI-E 16x, como a Asrock X58.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

lmalves

Obrigado pela resposta,

Pois esta até dá para 4, pesquisei agora e também encontrei uma MSI X58. O problema é que está cara.. Mais as gráficas ainda fica um PC carito. Vou tentar encontrar outro modelo mais barato, é que a viabilidade do projecto tem muito a ver com o preço..

As USB to VGA li algumas especificações e são fraquitas mas para o que eu queria até dava porque só vou precisar de 1024X786 mas tenho medo que depois o SO não detecte correctamente.

IceBrain

Lembra-te que se ligares os dois cabos USB ao mesmo Hub, eles vão partilhar a largura de banda do Hub.

Sinceramente, não te aconselhava.

Porque não tentas alguma coisa em segunda mão? Se não precisas de placas XPTO, há muitas por aí a funcionar bem, de pessoal que entretanto actualizou o sistema. Vê na Zwame.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

lmalves

ok obrigado vou procurar uma para testar bem.

Este projecto (se for para a frente) requer a aquisição de 20 PC's nestas condições, para ligar até 80 monitores ao todo, por isso vai ser difícil encontrar 20 usadas em boas condições mas para testar uma usada é o ideal.

As USB's era boas pela facilidade de instalação.

O sistema ideal a nível de custos penso que seria comprar um PC lowcost com gráfica integrada, adicionar uma com 2 saídas ligadas na PCI EX16 e a quarta ser USB(considerando que depois dava para configurar tudo). Como disse, o projecto só vai a frente se os chefes gostarem dos preços...

lmalves

😲 Brutal...

Isto para gamming deve ser altamente mas julgo que não faz o que eu preciso, porque o objectivo é correr 4 aplicações cada uma em fullscreen em cada monitor. Pelo que estive a ler no teu link, se eu maximizar a aplicação esta vai ficar com um resolução de +/- 4096x768 enquanto eu preciso de 4 com 1024x768.

De qualquer forma obrigado vou investigar melhor para ver se dá para aplicar ao que eu quero.

bubulindo

Isto para gamming deve ser altamente mas julgo que não faz o que eu preciso, porque o objectivo é correr 4 aplicações cada uma em fullscreen em cada monitor. Pelo que estive a ler no teu link, se eu maximizar a aplicação esta vai ficar com um resolução de +/- 4096x768 enquanto eu preciso de 4 com 1024x768.

Eu posso estar a perceber isto erradamente... mas, em vez de clicares no botão de full screen, podes ajustar manualmente a posição e tamanho de cada aplicação para ocupar cada monitor separadamente. Ou dá muito trabalho?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

lmalves
Eu posso estar a perceber isto erradamente... mas, em vez de clicares no botão de full screen, podes ajustar manualmente a posição e tamanho de cada aplicação para ocupar cada monitor separadamente. Ou dá muito trabalho?

Dar até dava mas não era a solução ideal. A aplicação por vezes emite mensagens de erro e de aviso e nesse caso não sei em que monitor apareceria, e controlar isso via programação dava muito trabalho..

Mas neste momento já tenho uma soluções, uma board asus p7p que custa por volta dos 100€ já permite ligar duas gráficas(cada uma com VGA e DVI), assim consigo o "pacote" de PC com 4 monitores por menos de 1000€ que era o que precisava.

Outra possivel solução que ainda estou a investigar é um PC lowcost com uma grafica de 2 saidas e depois comprar 2 graficas por USB que custam 70€cada. Obviamente que por USB são fraquitas mas para o que é serve. Com esta segunda solução penso conseguir por volta dos 700,800€ (que aumentava a minha margem  :P ).

Rui Carlos

Uma ATI FirePro 2460 suporta 4 monitores, e nos EUA já se arranja a menos de 250$ (na Europa também se deve arranjar a menos de 300€). Tem é o problema das saídas serem MiniDP, e provavelmente os monitores que vais usar precisarem de adaptadores.

lmalves

Uma ATI FirePro 2460 suporta 4 monitores, e nos EUA já se arranja a menos de 250$ (na Europa também se deve arranjar a menos de 300€). Tem é o problema das saídas serem MiniDP, e provavelmente os monitores que vais usar precisarem de adaptadores.

Pois também estive a ver o DP (DisplayPort) mas os preços parece-me que ainda estão altos. Já mandei vir o material, fiquei pela solução de PC Lowcost com  uma gráfica com 2 saidas e as outras 2 por USB. Depois de testar posto aqui o comportamento das USB.