Knitter Posted August 2, 2006 at 10:56 PM Report #41836 Posted August 2, 2006 at 10:56 PM Boas! Preciso configurar o evaristo/mpbiz para usar uma base de dados postgresql. Mesmo depois de seguir as configurações indicadas na página do evaristo não estou a conseguir correr o ficheiro de sql que permite criar a base de dados. Obtenho sempre o erro: "psql: FATAL: database "m16e" does not existe", mas essa é a base de dados que estou a tentar criar! ALguém experimentou um problema igual?
lupe Posted August 6, 2006 at 04:02 PM Report #42644 Posted August 6, 2006 at 04:02 PM Olá, nunca usei o Evaristo, nem sabia que existia, mas quanto à tua dúvida, podes tentar o seguinte: - num terminal, depois de instalares o postgresQL, fazes: $ su - postgres $ createdb m16e --> se for este o nome da base de dados caso não tenhas o createdb na tua PATH, então tens de usar o caminho completo para o programa, como por ex: $ /usr/local/pgsql/bin/createdb m16e --> este ex. serve para a minha distribuição, a Slackware, poderá ser diferente na tua. Se for, pesquisa pelo programa, por ex, com: $ find / -name createdb Outra alternativa, passa por procurares o script de instalação da bd m16e e tentares descobrir o que está a falhar, se algo. Espero ter ajudado, Luís P. Mendes
Knitter Posted August 7, 2006 at 03:51 PM Author Report #42825 Posted August 7, 2006 at 03:51 PM Boas! Estou a usar o Knoppix, a ideia era ciar um liveCD para ser distribuido aos caloiros que entrarem este ano na ESTG Leiria. Quanto a criar a base de dados, existe um script que vem com o pacote do evaristo/mpbiz e serve para instalar o programa, basicamente é um script sql que criar a base de dados e todas as tabelas, e o problema começa mesmo ai, no scipt existe a intrução para criar a base de dados mas sempre que corro o raio do script obtenho sempre o mesmo erro. Corro o script da seguinte forma:"psql -f sql/mpb2-3.sql m16e", onde "sql" é o nome da pasta onde está o script.
M6 Posted August 7, 2006 at 05:02 PM Report #42837 Posted August 7, 2006 at 05:02 PM Qual é o erro que dá? Não há uma secção de troubleshooting ou uma faq que ajude? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Knitter Posted August 7, 2006 at 05:16 PM Author Report #42841 Posted August 7, 2006 at 05:16 PM "psql: FATAL: database "m16e" does not existe" Na página do evaristo não. o problema é que nunca tinha mexido em postgresql, sei sql e percebo o script de instalação, é apenas sql afinal de contas. Mas não percebo a forma de trabalhar do postgresql e ainda por cima o manual de instalação do evaristo é para o postgresql 7.x e eu estou a usar a versão 8.1. Bem vou ver continuar nos outros poblemas... já agora M6 alguma vez experimentas-te implementar uma situação de Single Sign-On num sistema Linux que faça autenticação na active Directory do windows?
M6 Posted August 7, 2006 at 05:31 PM Report #42846 Posted August 7, 2006 at 05:31 PM "psql: FATAL: database "m16e" does not existe" Na página do evaristo não. o problema é que nunca tinha mexido em postgresql, sei sql e percebo o script de instalação, é apenas sql afinal de contas. Mas não percebo a forma de trabalhar do postgresql e ainda por cima o manual de instalação do evaristo é para o postgresql 7.x e eu estou a usar a versão 8.1. Nunca trabalhei com PostGres, qual é a ideia desse segundo pârametro, o m16e? Bem vou ver continuar nos outros poblemas... já agora M6 alguma vez experimentas-te implementar uma situação de Single Sign-On num sistema Linux que faça autenticação na active Directory do windows? Não. Administração não é a minha área e nunca fiz uma coisa dessas. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
pedrotuga Posted August 7, 2006 at 11:05 PM Report #42942 Posted August 7, 2006 at 11:05 PM knopix com o evaristo!!! grande ideia! força nisso... mas e a base de dados? onde fica? tem que se definir o servidor postgres no inicio de cada sessao? 😛
Knitter Posted August 7, 2006 at 11:28 PM Author Report #42951 Posted August 7, 2006 at 11:28 PM mas e a base de dados? onde fica? tem que se definir o servidor postgres no inicio de cada sessao? A base de dados fica no proprio CD, neste caso DVD tendo em conta a quantidade de software que é para incluir. Quanto ao servidor, estará operacional assim que o sistema arrancar. Esta é pelo menos a ideia, mas com tantos problemas e tendo em conta que sou apenas um a trabalhar no projecto, tou a ver as coisas a ficarem negras.
lupe Posted August 8, 2006 at 12:26 AM Report #42957 Posted August 8, 2006 at 12:26 AM Boas! Estou a usar o Knoppix, a ideia era ciar um liveCD para ser distribuido aos caloiros que entrarem este ano na ESTG Leiria. Quanto a criar a base de dados, existe um script que vem com o pacote do evaristo/mpbiz e serve para instalar o programa, basicamente é um script sql que criar a base de dados e todas as tabelas, e o problema começa mesmo ai, no scipt existe a intrução para criar a base de dados mas sempre que corro o raio do script obtenho sempre o mesmo erro. Corro o script da seguinte forma:"psql -f sql/mpb2-3.sql m16e", onde "sql" é o nome da pasta onde está o script. Olá Knitter, em princípio o que pretendes vem descrito no excelente tutorial do postgreSQL http://www.postgresql.org/docs/8.1/interactive/backup.html#BACKUP-DUMP-RESTORE. ou seja: $ psql m16e < mpb2-3.sql restauras, ou neste caso crias, uma base de dados a partir do ficheiro onde se encontram as definições.
pedrotuga Posted August 9, 2006 at 10:34 PM Report #43457 Posted August 9, 2006 at 10:34 PM Em 08/08/2006 às 01:28, Knitter disse: A base de dados fica no proprio CD, neste caso DVD tendo em conta a quantidade de software que é para incluir. Quanto ao servidor, estará operacional assim que o sistema arrancar. Esta é pelo menos a ideia, mas com tantos problemas e tendo em conta que sou apenas um a trabalhar no projecto, tou a ver as coisas a ficarem negras. porra... esta a falahar-te qq coisa... onde é que se aloja a base de dados? no cd é obvio que nao pode ser.... como é que a base de dados fica no cd? o utilizador tem que ter uma unidade onde armazenar os dados... obviamente um cdrom n permite isso.
kingless Posted August 9, 2006 at 10:53 PM Report #43465 Posted August 9, 2006 at 10:53 PM pedrotuga essa lingaugem não é a melhor 🙂
M6 Posted August 10, 2006 at 10:50 AM Report #43532 Posted August 10, 2006 at 10:50 AM Em 10/08/2006 às 00:34, pedrotuga disse: porra... esta a falahar-te qq coisa... onde é que se aloja a base de dados? no cd é obvio que nao pode ser.... como é que a base de dados fica no cd? o utilizador tem que ter uma unidade onde armazenar os dados... obviamente um cdrom n permite isso. Sim e não. Se é um CD para fazer uma demo ou para instalação pode ser suficiente acesso aos dados apenas para leitura, além de que é fácil montar uma ram drive ou partição um disco e usá-la temporariamente durante a execução da aplicação (para demos claro). 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Knitter Posted August 10, 2006 at 02:22 PM Author Report #43600 Posted August 10, 2006 at 02:22 PM Basicamente como o M6 disse, eu sei que um CD é apenas de leitura mas quando usas um live CD usas a RAM do PC como se fosse um disco, é claro que dps se não guardares num suporte de memória persistente perdes os dados mas essa não é a questão. A resposta à tua pergunta continua a ser que a base de dados se encontra no CD, e podes introduzir dados sem grandes problemas, quando desligares o sistema das duas uma, ou perdes os dados, ou fazes um backupd da base de dados para um suporte diferente. Não é perfeito, mas é um live CD não se pode ter tudo. 😞 Tendo em conta que os alunos da ESTG Leiria têm 500MB de espaço num sevidor de ficheiros qualquer aluno pode colocar o ficheiro da BD no seu espaço e trabalhar ai. Mas seja como for é no CD que inicialmente está a BD o utilzador depois faz com ela o que quiser. Espero ter-me feito entender desta vez. Dsc se não me expliquei bem da primeira. Peace.
pedrotuga Posted August 16, 2006 at 11:03 PM Report #44745 Posted August 16, 2006 at 11:03 PM pois.... é que o evaristo é um programa que usado de vez em qdo nao serve para nada. O evaristo serve para comerciantes fazerem a sua contabilidade. De que lhes vale ter uma base de dados vazia sempre que correm o programa? de pouco, ou nada se já conecerem o evaristo. anyway... porque sacar um dump da base de dados cada vez que se insere o cd e depois no fim guarda-lo de novo lá no mesmo sitio? funcionaria... mas mm assim é uma solucao demasiado rebuscada.
Knitter Posted August 17, 2006 at 01:40 PM Author Report #44816 Posted August 17, 2006 at 01:40 PM O evaristo serve para comerciantes fazerem a sua contabilidade. De que lhes vale ter uma base de dados vazia sempre que correm o programa? de pouco, ou nada se já conecerem o evaristo. Comerciantes? Eu não falei em comerciantes 😛 . Não especifiquei que destino ia dar à base de dados 😞 Estou a desenvolver um liveDVD, sim já passou a DVD, para ser entregue aos alunos da ESTG Leiria. Por isso falei antes num espaço que os alunos têm onde podem guardar a base de dados. Neste caso é para dar conhecimento de alternativas open source ao software proprietário que aprendemos a usar na ESTG, como somos academia Cisco, Micrososft e Oracle, usamos muito produtos dessas empresas e queriamos que os alunos possuissem conhecimento sobre algumas alternativas. Em relação ao problema da base de dados talvez se possa criar um script para exportar e outro para importar a base de dados.... é um caso a pensar.... entre tantos outros 😛 Peace.
pedrotuga Posted August 17, 2006 at 05:42 PM Report #44843 Posted August 17, 2006 at 05:42 PM Pois... é que nao estou a ver alunos de gestão a andar para trás e para a frente com dumps e com comandos à base de dados, sem ofensa para o pessoal de gestao.
CarlosCorreia Posted August 18, 2006 at 06:26 AM Report #44960 Posted August 18, 2006 at 06:26 AM Isso já foi feito há cerca de um ano (http://www.memoriapersistente.pt/livecd.html) com o Knoppix 3.8.1 :-D E até não é muito complicado de fazer. Se quiseres, posso-te enviar o CD para veres como é que foi feito (basicamente, passa por criar a BD durante a remasterização, com o comando initdb -- http://www.postgresql.org/docs/8.1/interactive/app-initdb.html, dentro dum 'chroot', um cluster Postgres e inicializar a BD). Carlos Correia
pedrotuga Posted August 19, 2006 at 07:33 AM Report #45185 Posted August 19, 2006 at 07:33 AM epa... isso era fixe... poe-lhe a base de dados de demonstracao. Assim posso mostrar ao meu pai as maravilhas da tecnologia open source.
Recommended Posts