Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde.

tenho de criar uma aplicação em c# que se trata do seguinte:

O registo de usernames, paswords e categorias deverá ser efectuado num ficheiro txt, sendo necessária a encriptação de passwords, para protecção dos dados dos utilizadores.

as categorias trata-se de um simples funcionario, que ira abrir um form e para o supervisor ira abrir outro form para conseguir analisar o que o funcionario esteve a realizar.

" Se fosse possivel utilizar base dados seria mais facil mas so posso mesmo em txt, gostava que me pudessem ajudar.

Obrigado

Posted

Boa Noite.

Minha duvida é que se fosse para ir buscar o username e a password ao sql bastava dar a linha e a coluna e comparar.

mas no txt. não sei como correr o txt. para depois conseguir comparar o username e a password.

Obrigado

Posted

Olá.

Vou dar-te umas linhas guias e vai apresentando código e dúvidas que ajudamos-te.

1- Abrir/Criar o ficheiro de texto (txt). O teu programa já faz isso? Optimo

2- Escolhe como queres gravar os dados dos utilizadores e suas respectivas passwords.

(Dou-te uma ideia. Porque não guardas numa linha? Cada linha do txt seria um utilizador e uma palavra. Poderás usar um caracter "especial" para fazeres a separação entre palavras. Por exemplo usar * ou usar ! ou [ ou ainda $. o que te der mais vontade de usar.) Já está melhor qualquer coisa, não?

3- Vamos lá pensar então como "codificar" esses dados. A maneira mais simples ( e a menos segura) será por exemplo, transformar a palavra inserida num vector de chars e guardar a palavra escrita de trás para a frente. Podes sempre procurar e escolher outras formas de "codificar" e esconder os dados. Toma atenção que qualquer que seja o método usado para "codificar", deverás conseguir descodificá-lo mais tarde.

Para guardares em ficheiro podes usar a classe System.IO ( using System.io; )

Para guardares cada utilizador e password numa linha no txt podes usar o StreamWriter.writeline

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.io.streamwriter.writeline.aspx

Para depois de teres os dados gravados, conseguires lê-los de volta podes usar o StreamReader.Readline

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.io.streamreader.readline.aspx

Para codificares passwords existem muitos métodos (uns melhores e mais seguros que outros). Escolhe um e explora-o.

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!