Jump to content
Hugu

pdf viewer com possibilidades de editar e com ferramentas de mediçao

Recommended Posts

Hugu

Boas ppl,

alguém me sabe indicar um leitor de pdf que permita ou tenha ferramentas de mediçao, por exemplo pra fazer medidas e que permita editar pdf's para ubuntu?

obg!

falco

Versões mais recentes do Inkscape já conseguem fazer alguma edição de PDF. E também há o PDFedit.

Mas porque é que não editas o documento a partir do qual o PDF foi gerado?

O PDF não é um bom formato para ser editado...

Hugu

Mas porque é que não editas o documento a partir do qual o PDF foi gerado?

O PDF não é um bom formato para ser editado...

Pq ja recebo o formato em pdf!...

Co se chama o inscape e o pdfedit pela shell?

Hugu

Então pede noutro formato...

lol n vamos por aí! eu pedi um software que k me permita medir por exemplo dimensoes, sem precisar a tar de imprimir smp o pdf pra medir dpx com uma régua as medidas k kero conhecer. E que possa permitir algum ediçao sobre o pdf, co por exemplo um risco, um sublinhado ou uma nota de texto, nada demais!

eu tive a ver e tenho no pc o inscape e o pdfeditor, mas n sei co chamá-los! co se faz pros chamar via shell?

falco

lol n vamos por aí!

Não vamos pelo caminho que faz sentido?

Os PDF, são documentos que não servem para ser editados. Podem ter campos para serem preenchidos, mas não servem para mais que isso. É essencialmente um formato de apresentação final. E normalmente quando nos enviam um PDF não é para ser editado, o que me faz suspeitar que estejas a fazer algo que não deves (que do ponto de vista técnico é algo que tenho a certeza).

eu tive a ver e tenho no pc o inscape e o pdfeditor, mas n sei co chamá-los! co se faz pros chamar via shell?

Normalmente arranco os programas que têm GUI, como estes dois, a partir dos menus do meu ambiente de desktop. Mas se os quiser invocar a partir da linha de comandos tenho várias formas de o saber:

* Sei que de acordo com o FHS, estes programas de devem estar em /usr/bin;

* Sei que utilizando o comando locate, vou obter rapidamente path de ficheiros que contêm por exemplo inkscape no nome (locate inkscape);

* Sei que utilizando o comando whereis vou obter uma lista com o ficheiro que executado arranca a aplicação e ficheiro da página de manual do comando;

* Sei que utilizando o comando which vou obter o ficheiro que executados arranca a aplicação;

* Sei que quando as aplicações são instaladas como deve ser ficam localizadas numa das directorias que está no path de ficheiros executáveis para todos os utilizadores e por tanto basta executar o aplicação pelo nome do ficheiro que a arranca;

* Há ainda outras formas, mas estas são mais rápidas e mais simples;

Claro que tudo isto depende de teres feito a instalação de forma correcta, o que implica por exemplo utilizares os repositórios oficiais da tua distribuição e de os pacotes estarem bem preparados.

jpaulino

lol n vamos por aí! eu pedi um software que k me permita medir por exemplo dimensoes, sem precisar a tar de imprimir smp o pdf pra medir dpx com uma régua as medidas k kero conhecer. E que possa permitir algum ediçao sobre o pdf, co por exemplo um risco, um sublinhado ou uma nota de texto, nada demais!

Atenção que o fórum não é um telemóvel ... ou começas a escrever como deve ser ou o tópico é bloqueado (é contra as regras do fórum).

• 2.2) O tópico deve conter o menor número de erros ortográficos possível. Tópicos com 'k' e 'x' não são agradáveis para a leitura dos utilizadores, muito menos sendo esta uma comunidade nacional.

E concordo com o falco ... são documentos que não servem para ser editados (embora existam soluções, mas não conheco para ubunto)

falco

As soluções que apontei existem em Ubuntu... E em qualquer distribuição de GNU/Linux (de desktop) moderna.