Jump to content
Johnny

[Problema] Troca de fonte de alimentação

Recommended Posts

Johnny

Boas pessoal!

Ora bem, tenho um problema... A minha fonte de alimentação queimou e eu troquei-a em casa. Até aqui tudo bem, o problema vem quando ligo agora o pc, que não é detectado nenhum disco rígido lol. Penso eu que me falta ligar algo, só não sei o quê.

Eu tenho 2 discos no pc, e só um deles é que tem o sistema operativo instalado.

Do que vos posso dizer e que num deles tenho as seguintes ligações: Um cabo com cabeça branca de 4x2 pins (vindo da fonte de alimentação) um cabo fino mas muito largo ligado ao disco, dvd e a MotherBoard. No outro disco tenho somente uma ligação com uma cabeça preta espalmada (também vinda da Fonte de alimentação) e um cabo vermelho pequeno que liga do disco directo á motherboard (este cabo tem as 2 pontas iguais, que parecem USB's pequenas).

Gostaria de saber o que fazer para resolver o meu problema...

Desde já muito obrigado.

apocsantos

Boa noite,

Segundo percebi, trocas-te a fonte de alimentação, mas não são detectados os discos. Ora bem, o primeiro disco, que descreves o cabo, esse cabo é um cabo ATA que liga precisamente a um disco um DVD e à board, e apenas transporta dados. O outro cabo de 4 pinos branco é o cabo de corrente standard para dispositivos ATA, salvo erro tem 4 fios em que ficam os 2 fios pretos no centro, um amarelo e um vermelho em cada extremo, respectivamente +12Vdc e +5Vdc .

O outro cabo que liga da fonte ao outro disco é um cabo de alimentação SATA (Serial-ATA), e deve ter algo como (laranja, preto, vermelho, preto, amarelo), só encaixa numa posição. O outro cabo vermelho que dizes parecer usb é um cabo SATA que liga o disco à board, por isso as ligações aparentemente estão correctas.

Convém verificar que todos os conectores estejam bem ligados, bem encaixados, tudo encaixa numa só posição, por isso não deve haver engano. Como aparentemente não deves saber mexer na BIOS, não será muito conveniente aventurares-te por lá, por isso tenta ver se quando ligas os discos fazem algum som, ou vibração. Basta tocar na parte superior, (na tampa) para sentir se o motor está a trabalhar ou não. Eventualmente poderá ter sido o disco a avariar, e muito provavelmente o SATA pois são substancialmente mais sensíveis que os IDE, em termos de "tolerância a problemas eléctricos". Ainda assim verifica.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"