Jump to content
Gonçalo_ssb

MYSQL e LEFT JOIN

Recommended Posts

Gonçalo_ssb

Boa noite,

Na tentativa de reunir o máximo de informação possível numa única query, estou a tentar unir 3 tabelas que são:

Service

service_id(PK)

Sitter_Service

service_id(PK)

sitter_id(PK)

Reserve

reserve_id(PK)

service_id(PK)

O que pretendo é saber através da tabela Service, quantos registos existem nas outras tabelas, ou seja o numero de registos associados a um serviço (Podem não existir daí o LEFT JOIN). Para tal estou a utilizar a seguinte query:

SELECT s.service_id,
             s.service_name,
             count(si.sitter_id) AS num_sitters,
             count(r.reserve_id) AS num_reserves,
             s.creation_date,
             IF(s.service_publish_flag=1,'Sim','Não') AS publish
   FROM Service s LEFT JOIN Sitter_Service si ON s.service_id = si.service_id,
             Service se LEFT JOIN Reserve r ON se.service_id = r.service_id
WHERE s.created_by = a.administrator_id
     AND s.service_id = se.service_id 
     AND s.organization_id  = '1'
GROUP BY s.service_id
ORDER BY s.service_name ASC

O primeiro LEFT JOIN retorna os registos correctos, mas o segundo está completamente desproporcional. Onde estou a errar?

Obrigado.

gferraria.

brunoais

O teu problema é que se o valor não existir na tabala q estás a usar para juntar á direita. Usa o FULL JOIN em vez do LEFT OUTER JOIN

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

O teu problema é que se o valor não existir na tabala q estás a usar para juntar á direita. Usa o FULL JOIN em vez do LEFT OUTER JOIN

O MySQL não tem FULL JOIN.

Gonçalo_ssb, usa INNER JOIN em vez de LEFT JOIN. Mas confirma se queres mesmo fazer isso! Usa o EXPLAIN na query e verifica se alguma das tabelas tem as condições Using temporary; Using filesort. É o mais provável, e quer dizer problemas, big time. Isto é por causa dos GROUP BY e ORDER BY.

Na maioria dos casos, não ganhas grande coisa em fazer joins. Normalmente, devido aos agrupamentos e ordenações, até perdes. Considera fazer queries separadas e confronta os tempos de execução duma forma e de outra.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Na realidade o MYSQL supporta FULL OUTER JOINS mas só 1 FULL OUTER JOIN por querie :cheesygrin:

Usa Unions, uma coisa do tipo, para obter o mesmo:

SELECT * FROM a LEFT JOIN b ON a.id=b.id

UNION ALL

SELECT * FROM a RIGHT JOIN b ON a.id=b.id;

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Gonçalo_ssb

Boa noite,

Antes de mais obrigado pelas sugestões, pois ajudaram a construir um melhor raciocínio

Aqui vai a solução:

SELECT sitter_info.service_id,
       sitter_info.service_name,
       sitter_info.num_sitters,
       res_info.num_reservas,
       sitter_info.creation_date,
       sitter_info.publish
  FROM(       
       SELECT s.service_id,
              s.service_name,
              COUNT(si.sitter_id) AS num_sitters,
              s.creation_date,
              IF(s.service_publish_flag=1,'Sim','Não') AS publish
         FROM Service s LEFT JOIN Sitter_Service si ON s.service_id = si.service_id
        WHERE s.organization_id  = '1'
     GROUP BY s.service_id) sitter_info,
      ( 
      SELECT s.service_id, 
             COUNT(r.reserve_id) AS num_reservas
             FROM Service s LEFT JOIN Reserve r ON s.service_id = r.service_id
       WHERE s.organization_id  = '1'
    GROUP BY s.service_id) res_info
WHERE sitter_info.service_id = res_info.service_id

.

Aceitam-se sugestões para melhorar.

Obrigado a todos.

mjamado

Faz o EXPLAIN disso e até te assustas...  :cheesygrin:

Uncacheable queries, Using temporary, Using Filesort... Pelo menos estas devem aparecer...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Gonçalo_ssb

Pois,

Ao nível de performance não é lá muito favorável, mas não tenho uma solução melhor neste momento.

De qualquer das formas, podem fazer sugestões, eu estou cá para as discutir com vocês.

Obrigado.