Jump to content
Sign in to follow this  
Elyst

Correcção de programa sobre ciclos

Recommended Posts

Elyst

Antes de mais gostava de dizer olá a  todos no forum. Já há algum tempo que tenho lido alguns posts por aqui muito interessantes...e agora surgiu a oportunidade e a necessidade de me registar e pedir uma ajudinha :cheesygrin:

É o seguinte, estou neste momento a estudar C em linux.

Sempre quis fazer um jogo que fosse uma espécie de duelo entre duas personagens tipo RPG.

Não tenho capacidades para tal ainda. Mas fazer um programa que regista-se uma pequena "luta" entre duas variáveis com valores gerados aleatoriamente parecia bem mais fácil.

Fiz então estes 2 programas:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

main ()

{
  int hp1, hp2, dmg1, dmg2;
srand(time(NULL));

hp1=15;
  hp2=15;

while(hp1!=0 || hp2!=0)
         {
           dmg1=rand() % 100;
           dmg2=rand() % 100;

if(dmg1>dmg2)
               {hp2--;}
          else {hp1--;}
           printf("O jogador1 faz %d de dano.\n O jogador 2 faz %d de dano\n",dmg1,dmg2);
           printf("hp:\njog1:%d,\njog2:%d\n",hp1,hp2);
         }

}

/***************************************************************************** 
*O objectivo disto seria gerar um dmg1 e dmg2 aleatórios e depois subtraí-los ao hp1 e hp2        *
*conforme o maior. O programa também devia escrever os danos e o hp 1 e 2... mas ao compilar *
*isto entra num ciclo infinito e a unica forma de parar é fechando mesmo o computador...              *
*****************************************************************************/

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

main ()

{
  int hp1, hp2, dano1, dano2;
srand(time(NULL));

hp1=100;
  hp2=100;

while(hp1!=0 || hp2!=0)
         {
           dano1=rand() % 100;
           dano2=rand() % 100;
           hp1-dano2=hp1;
           hp2-dano1=hp2;
           printf("O jogador1 faz %d de dano.\n O jogador 2 faz %d de dano\n",dano1,dano2);
           printf("hp:\njog1:%d,\njog2:%d\n",hp1,hp2);
         }

}

O Problema é que ao compilar estes 2 programas gera-se um ciclo interminável e não percebo bem porque...talvez algum pormenor que não me lembre sobre ciclos while...

Alguém me pode dar uma ajuda e apontar o erro e explicar como se deveria fazer isto direito?

Esqueci-me de dizer que sou novato nisto...mas acho que ao ver os programas acima já perceberam isso... 😳

Cumps. :D

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

mjamado

O while nunca acaba... :cheesygrin:

Imagina o seguinte cenário:

HP1 HP2 hp1!=0 || hp2!=0 Acção seguinte
2 2 true P1 perde
1 2 true P2 perde
1 1 true P1 perde
0 1 true P1 perde
-1 1 true P2 perde
-1 0 true P2 perde

E daqui para baixo, nunca mais acaba...  :cheesygrin:

A tua condição do while deveria ser (hp1>0) && (hp2>0), por dois motivos: em primeiro lugar, o ciclo só continua enquanto ambos tiverem "vida"; em segundo lugar, ao usar o "maior", em vez do "diferente", abres caminho a outras possibilidades, por exemplo, uma probabilidade de golpe crítico que tira 2 pontos em vez de apenas um (e esquivas-te a situações do tipo hp1 == 1; hp1 -= 2; hp1 == -1; hp1 != 0 (false))

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Elyst

Didndn't thought this one through...

eu sabia que tinha feito um erro mesmo estúpido...só não sabia qual era  :wallbash:

obrigado, vou ver se faço as mudanças e ver se resulta.

o chato é que tenho de desligar o pc, ligar outra vez com o linux, fazer alterações e compilar...

Não há nenhum compilador que seja windows friendly? Já tentei o Dev C++ mas esse vai abaixo quando testo o programa...

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

IceBrain

Porque não instalas o Linux numa Virtual Machine, como a VirtualBox? Podes corrê-lo numa janela.

Quanto a compiladores para Windows, o DevC++ não é um compilador, é um IDE que vem com o mingw,  Mas já está algo obsoleto.

Experimenta o Code::blocks, também vem com o mingw, mas deve vir com uma versão mais recente, além de que o IDE é melhor (imo).

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Elyst

Vou fazer isso. Já arranjei o VMWare...supostamente teria acesso a uma versão de estudante mas não encontrei isso no site...

Esse virtual Box é grátis? Tmb já descubro isso daqui a nada.

Em relação ao problema inicial ainda estou com outro problema de compilação  :cheesygrin:

while(hp1>0) && (hp2>0)

erro: expected identifier before ‘(’ token

while(hp1>0 && hp2>0)

erro: c:19: error: lvalue required as left operand of assignment
         c:20: error: lvalue required as left operand of assignment

Estou aqui com uns problemas com os parêntesis... de qualquer maneira ele dá erro... o pior é o 2o que nem percebo o que quer dizer...

Baderous

O ciclo leva parêntesis à volta da condição global. O erro do lvalue deve-se a isto:

hp1-dano2=hp1;

hp2-dano1=hp2;

daj

O VMWare Player é gratuito http://www.vmware.com/products/player/ e tem as funcionalidades suficientes para criares e executares máquinas virtuais.

Já reparei que raramente se recomenda o Visual Studio Express (ou apenas o Visual C++ Express) para desenvolvimento C e C++ em Windows, dando sempre sugestões para os lados do Dev C++. Alguma desvantagem do Visual Studio no vosso ponto de vista que o torne não recomendável?

http://www.microsoft.com/express/Downloads/#2010-Visual-CPP

Vou fazer isso. Já arranjei o VMWare...supostamente teria acesso a uma versão de estudante mas não encontrei isso no site...

Esse virtual Box é grátis? Tmb já descubro isso daqui a nada.

Elyst

O ciclo leva parêntesis à volta da condição global. O erro do lvalue deve-se a isto:

hp1-dano2=hp1;

hp2-dano1=hp2;

Bem me parecia quanto aos parêntesis.

Não sei é o que tá mal no erro do lvalue... supostamente ele devia subtrair o dano2 ao hp1 e atribuir o resultado ao hp1...

daj

Em C,

x = y;

Afecta o valor da expressão y na variável x, e não ao contrário.

Não faz sentido,

hp1-dano2=hp1;
hp2-dano1=hp2;

deveria ser:

hp1=hp1-dano2;
hp2=hp2-dano1;

Bem me parecia quanto aos parêntesis.

Não sei é o que tá mal no erro do lvalue... supostamente ele devia subtrair o dano2 ao hp1 e atribuir o resultado ao hp1...

Elyst

Em C,

x = y;

Afecta o valor da expressão y na variável x, e não ao contrário.

Não faz sentido,

hp1-dano2=hp1;
hp2-dano1=hp2;

deveria ser:

hp1=hp1-dano2;
hp2=hp2-dano1;

Ah bom... então é isso... pensei que 2+2=4 ou 4=2+2 era a mesma coisa. Mas pelos visto em C não é assim.

Ok, mt obrigado. Agr o programa já deve funcionar mas ainda vou testar com as modificações.

mais uma vez mt obrigado e um grande abraço  :cheesygrin:

daj

Sugeria evitar pensar nessa instrução como uma igualdade matemática porque depois essa analogia falha em coisas dessas. Sendo uma atribuição é necessário saber qual é a variável de destino, que em C é a expressão que está à esquerda do = (o tal lvalue, left value). Se não houvesse uma ordem definida, haveriam casos ambíguos como, por exemplo,

int x = 1;
int y = 2;

x = y;

Estou a afectar x com o valor de y (que é 2) ou estou a afectar y com o valor de x (que é 1)?

Boa continuação de trabalho.

mjamado
Sendo uma afectação...

Pá, já tenho uns anos valentes desta gaita, e é a primeira vez que vejo um termo em Português que se aplica perfeitamente a este operador (e sim, tenho um problema com atribuição, não curto nada).

Amanhã, no escritório, já vai ser um tal afectação para ali, afectação para acolá...  :cheesygrin:

Hey, admins, para quando o "Gosto disto", hein?  :cheesygrin:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Elyst

Obrigado pela ajuda, o programa já está a funcionar. Não consegui impedir que os números ficassem negativos no final sem gerar um ciclo infinito novamente (não percebo porquê 🤔)

Creio que este link funcione: http://codepad.org/QMtsSqTk

Isto é de um compilador online que descobri (já instalei o VMWare e dá para correr o unbutu sem problemas...ainda restam uns mini problemas mas isso são coisas complicadas de explicar e resolvem-se sacando o .iso do ubuntu)

Obg mais uma vez a todos,

Cumps e boas afectações a todos :D