Jump to content
NEMESISaka

Repeat Until + Enter

Recommended Posts

NEMESISaka

Boas...

Tenho um problema neste código:

writeln('Idade');
                        {testar se tecla ‚ char ou numero}
                        repeat
                        c:=readkey;
                        if c in ['0'..'9'] then
                        write(c)
                        else
                        writeln('Por favor intruduza um número') ;
                        until ord(a)=0;
                        {fim de teste}

o que acontece é o seguinte, quando o programa corre, caso se introduza uma letra, ele realmente manda a mensagem do else, no entanto, só o faz uma vez e se nos tentarmos apagar um numero com o "backspace", caso tenhamos errado no valor, já não será possível...

Enquanto ao Ord(a)=0 eu li em alguns fóruns que o numero correcto era o 13 para a tecla enter, mas com o 13 ou #13 o programa mandava sempre a mensagem do else após o enter e não prosseguia em frente, no entanto também achei um programa em pascal para saber o numero a que o enter estava associado e dizia-me que era ao 0 e ao 28 (em mensagens distintas)...

Por isso, se alguém tiver alguma sugestão agradeço e deixo desde já um obrigado a todos os que queiram ajudar...

Vinícius.

São necessárias mais linhas de código para funcionar corretamente (incluindo o backspace). Você pode:

a) ler uma variável string e depois convertê-la para integer ou real:

program teste_VAL;
uses
 crt;
var
 entrada: string;
 numero, teste_erro: integer;
begin
 while true do
   begin
     readln(entrada);                   //receber string
     val(entrada, numero, teste_erro);  //converter para número
     if teste_erro = 0 then             //se não houve erro
       writeln('N',#233,'MERO ',numero:0)          //imprimir o número
     else                               //se houve erro
       writeln('ERRO');                            //imprimir 'ERRO'
   end;
end.

ou:

b) criar um procedure "um pouco" grande para substituir o readln no programa principal.

Já fiz algo parecido antes:

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=354553

Dica: para pôr um código no fórum, selecione a linguagem para que apareça com realce de sintaxe.

seu código

NEMESISaka

Obrigado pela a ajuda, vou tentar então...

Em questão ao meter a linguagem no post, já tinha tentado mas não tinha conseguido, pois não sabia bem como meter, mas obrigado por me ensinar^^

Edit: Não consegui fazer muita coisa disto, pois ele só verifica a primeira tecla...

Após o primeiro numero estar dentro do que é aceitavel ele para...

vou postar o código, caso alguém tenha sugestões...

Program trab2 (input,output);

uses crt;

const
Npessoas = 15;
enter=[chr(13),chr(28),chr(0)];
backspace=[chr(8)];
algarismos=['0'..'9'];

type
dados = array[1..Npessoas] of record
peso, altura: real;
olhos, cabelo: string;
end;

var
pessoa: dados;
cont, pes5060, alt, med_idade, azul: integer;
medtotal, azulper: real;
c, a: char;

aceitar:set of chr(0)..chr(255);

begin
        clrscr;
        writeln('Bem-Vindo');
        writeln('Este programa ir  fazer alguns calculos para si, ');
        write('no entanto ser  preciso a informa‡Æo de 15 pessoas,');
        writeln('em que ‚ necessario a idade, o peso, a altura, a cor dos olhos e do cabelo');
        cont:=0;
                while cont<15 do
                begin
                        aceitar:=['0'..'9',chr(13),chr(8),chr(0),chr(28)];
                        inc(cont);
                        writeln('',cont,'¦ Pessoa, por favor intruduza:');
                        writeln('Idade');
                        repeat
                         repeat
                         until c in aceitar;
                          if c in ['0'..'9'] then
                            write(c)
                          else
                          writeln('Por favor intruduza um n£mero') ;
                        until (ord(a)=13) or (ord(a)=28) or (ord(a)=0);
                        {fim de teste} 

Já tentar mudar a variável c para string, mas depois ai da erro...

Vinícius... se poder pode-me explicar um pouco do procedure, em que consiste e como utilizar...

Obrigado desde ja...

nunopicado

NEMESISaka:

Há ali uma coisa que não estou a perceber...

Estás a ler a variável 'C', mas no último until estás a testar a variável 'A'?

Ou falta aí algum bocado de código, ou eu estou a ver mal.

De qualquer maneira, depois do 1º until eu tiraria o if e punha antes um case. Ficaria algo do género:

Program trab2 (input,output);

uses
    crt;

const
     Npessoas = 15;

type
    dados = array[1..Npessoas] of record
        peso, altura: real;
        olhos, cabelo: string;
    end;

var
   pessoa: dados;
   cont, pes5060, alt, med_idade, azul: integer;
   medtotal, azulper: real;
   c, a: char;
   aceitar:set of chr(0)..chr(255);

savedx, { Guarda a posição do horizontal do cursor quando é preciso dar o aviso, para depois voltar à posição inicial }
   idade, { Guarda temporariamente a idade durante a conversão para inteiro - Não é obrigatório, pode-se inserir no val() directamente o pessoa.idade. Simplesmente gosto mais do código assim }
   errcode:integer; { Guarda o código devolvido pelo val() 
   s:string; { Guarda o conjunto de teclas aceites lidas, para no final fazer a conversão para inteiro }

begin
     clrscr;
     writeln('Bem-Vindo');
     writeln('Este programa ir  fazer alguns calculos para si, ');
     write('no entanto ser  preciso a informação de '+npessoas+' pessoas,');
     writeln('em que ‚ necessario a idade, o peso, a altura, a cor dos olhos e do cabelo');
     cont:=1;  { Alterei para 1 pois passei o inc(cont) para o fim do loop, de modo a que, apenas se o valor da idade for válido ele passa a pedir a idade da pessoa seguinte }
     while cont<=npessoas do
        begin
             writeln(cont,'º Pessoa, por favor intruduza:');
             writeln('Idade');

s:='';
             repeat
                   case c of
                        '0'..'9':begin    { Se a tecla for numerica, escreve-a no ecran e soma-a à variavel s, para guardar o valor total }
                                      write(c);     
                                      s:=s+c;
                                 end;
                        #8:begin   { Se for pressionado o backspace, volta um caracter atrás, limpa-o, e fica na posição inicial }
                                gotoxy(wherex-1,wherey);
                                clreol;   { Limpa a linha desde a posição do cursor até ao fim }
                           end;
                        #13:writeln;  { Se for pressionado o enter, muda de linha }
                   else begin   { se a tecla pressionada não for aceitável, guarda a posição do cursor, escreve a mensagem de erro, e ao fim de dois segundos, apaga-a e deixa o curos na posição inicial }
                             savedx:=wherex;
                             write('  Só são aceites caracteres numéricos. . .');
                             delay(2000);
                             gotoxy(savedx,wherey);
                             clreol;
                        end;
                   end;
             until c=#13;   { Se a tecla for enter, termina o ciclo de entrada de um valor }
             val(s,idade,errcode);   { converte o valor em s para inteiro }
             if errcode=0 then begin    { se a conversão for bem sucedida, guarda o valor no registo e incrementa o contador }
                                    pessoa[cont].idade:=idade;
                                    inc(cont);
                               end;
        end;

end.

Espero que ajude...

De qualquer maneira, qq coisa é só dizer!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

NEMESISaka

Obrigado desde de já pela a ajuda...

Então, o "c" era para testar o carácter e o "a" era para quando se pressiona o enter...

Mas estou quase com um problema que tinha anteriormente, quando pressiono o enter, ele não aceita o primeiro valor, só aceita a 2ª idade inserida...

Mas amanha vou batalhar mais um pouco com o pascal, rever as linhas de código e ver se consigo alguma coisa...

Outra coisa que reparei agora, quando se introduz um numero e depois clica-se no backspace, o "traço" volta para traz mas os números não desaparecem...

Bem, mas isso é uma coisa que eu acho que consigo resolver amanha, desde de já, muito mas mesmo muito obrigado pelo post e por teres metido o significado das coisas no código^^

nunopicado

Então, o "c" era para testar o carácter e o "a" era para quando se pressiona o enter...

Não é necessário. A variável a ler é sempre a mesma, pelo que basta o 'c'. Depois é só testar essa para ver se tem os valores aceitáveis (no caso, 0 a 9, enter e backspace);

Mas estou quase com um problema que tinha anteriormente, quando pressiono o enter, ele não aceita o primeiro valor, só aceita a 2ª idade inserida...

hmmmm Experimenta rodar a minha versão, esse problema não existe lá. pode haver alguma variável não/mal inicializada que cause isso.

Outra coisa que reparei agora, quando se introduz um numero e depois clica-se no backspace, o "traço" volta para traz mas os números não desaparecem...

Depois de voltar atrás, usa um clreol; para limpar a linha até ao final. assim o cursor fica na posição correcta e o caracter que lá estiver desaparece.

Bem, mas isso é uma coisa que eu acho que consigo resolver amanha, desde de já, muito mas mesmo muito obrigado pelo post e por teres metido o significado das coisas no código^^

;) Sempre às ordens... :) Os comentários são uma boa prática para qualquer programador.

Mesmo quando o código só será lido por nós, o que lembramos perfeitamente agora, poderá estar esquecido amanhã, e é aó que os comentários entram no paraíso :D :D

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

NEMESISaka

Já testei...

E o código funciona, mas faltava uma coisa...

Pois quando um utilizador pressionava o enter  sem escrever la nada ele aceitava na mesma...

Mas no until eu adicionei mais uma condição, e então ficou "until (c=#13) and (s<>'');"

Agora já trabalha...

Muito obrigado por tudo^^

Topic solved...

Edit: adicionei também mais uma condição:

if s='' then
writeln('Por favor introduza um valor');
until (c=#13) and (s<>'');

nunopicado

Isso mesmo!  ;)

E se quiseres, nesse ultimo if, podes incluir o código do else, de modo a que o cursor, apos a mensagem de erro, fique no mesmo lugar, mantendo a estrutura "visual" do programa.

Ficaria assim:

if s='' then begin
                     SavedX:=WhereX;
                     Write(' Por favor introduza um valor. . .');
                     delay(2000);
                     GotoXY(SavedX,WhereY);
                     ClrEOL;
                  end
         else Writeln;

São mais umas linhas, mas acho que vale a pena...  :D

Neste caso, não ficaria no fim do loop, mas na opção #13 do case, de modo a que, se o utilizador só der <enter>, o programa não chega a mudar de linha, dando a mensagem de erro na linha onde estava a fazer a pergunta, e mantendo-se lá...

Já agora, corrigindo o meu proprio esquecimento, na opção #8 do case, levaria mais um if:

#8: if WhereX>1 then begin
                                         gotoxy(wherex-1,wherey);
                                         clreol;
                                   end;

Assim, se o cursor já estiver na primeira posição, não tenta voltar mais ainda, pois não faria sentido e provavelmente (não testei) daria erro...