Jump to content
Ascensao

Videojogo - Inquérito

Recommended Posts

Ascensao

Boas Pessoal

Vou fazer um jogo para projecto de final de curso no ensino profissional, e criei um inquérito online. Preenchem-no para me ajudar a fazer o estudo de mercado.

Obrigado a Todos.

Agradeço conselhos e opiniões:

ribeiro55

Broken link?

Daqui, não chego lá.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Cynary

Eu consigo aceder.

Estive a ver e faltam os Açores nos distritos.

Outra coisa: outro jogo de estratégia de batalhas intergalácticas? xD Aliás, outro jogo de estratégia online? Acho que já há bastantes, e mesmo que encontre um tema novo, se seguir o modelo dos outros (recursos, ataques, cidades/planetas/impérios/...), vai dar ao mesmo :S. Acho que seria mais interessante seguir outro tema (um exemplo de um jogo online inovador: http://bomb.heroku.com/ , tudo com html5! -- @codebits2010).

yoda

Bomberman, inovador?

Para dizer a verdade, não há muito espaço para a criatividade nos jogos web-based, devido às preferências da maior parte do público que tende sempre para temas como guerra, futebol, build-up de vários tipos ..

Se queres mesmo fazer um jogo como projecto de curso, aconselho-te a ires por um desses caminhos, porque apesar de muito batidos, facilmente consegues aplicar funções novas a qualquer um deles e criar uma coisa com pés e cabeça.

PS : não respondi ao questionário porque envolvia perguntas descabidas sobre dinheiro.

Cynary

Bomberman, inovador?

Para dizer a verdade, não há muito espaço para a criatividade nos jogos web-based, devido às preferências da maior parte do público que tende sempre para temas como guerra, futebol, build-up de vários tipos ..

Se queres mesmo fazer um jogo como projecto de curso, aconselho-te a ires por um desses caminhos, porque apesar de muito batidos, facilmente consegues aplicar funções novas a qualquer um deles e criar uma coisa com pés e cabeça.

PS : não respondi ao questionário porque envolvia perguntas descabidas sobre dinheiro.

Bomberman por si só não é muito inovador :)

No entanto, web-based é um pouco ... e o facto de ser um MMOG também inova um pouco em relação a outros bombermans (novamente, completamente web-based, sem necessidades de plugins).

Ascensao

Boas

Bom em relação ao tema, já não o posso mudar porque já entreguei o Ante-Projecto á escola. Mas penso que o temas galáctico apesar de ser pouco inovador, é o que a maioria dos jogadores querem. Aliás é fácil inovar neste tema , aplicando uma interface mais simples e mais acessível e adicionando mais variedade e pormenores de jogo.

Em relação ás perguntas, estas são necessária para a realização do "Estudo de Mercado" do projecto e foram aconselhadas pelos professores da área.

coxosclassic

ta muito fixe o jogo!

Mas ja agora uma questao (off-topic) se desactivarmos o javaScript nao corremos sites em html5... Logo html5 precisa de um plugin (js) para correr o conteudo?

ja preenchi o questionario, agora força nisso!

cumps,

CC

Cumps,

cc

ribeiro55
Bom em relação ao tema, já não o posso mudar porque já entreguei o Ante-Projecto á escola.

Então qual é o intuito do questionário? Projecto escolar?

Bomberman, inovador?

Bomberman, não. Bomberman em HTML5, MMO já começa a ser interessante.

Descabidas porquê? Para além disso, podias simplesmente ignorar. :)
plugin (js)

Ainda que se possa desactivar a interpretação, JS não é um plug-in.

EU gostava mesmo era de ver um jogo desse género, mas que não envolvesse o assunto mais fácil e ordinário de se arranjar: guerra física.

Provavelmente até já existe algo do género, mas gostava de ver por exemplo um bom jogo de economia onde empresas detidas por jogadores, a empregar jogadores, tentavam vingar com os seus produtos num mercado virtual, variável consoante acontecimentos globais, competindo ou colaborando com empresas detidas por outros jogadores. (hmmm)

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

scorch

EU gostava mesmo era de ver um jogo desse género, mas que não envolvesse o assunto mais fácil e ordinário de se arranjar: guerra física.

Provavelmente até já existe algo do género, mas gostava de ver por exemplo um bom jogo de economia onde empresas detidas por jogadores, a empregar jogadores, tentavam vingar com os seus produtos num mercado virtual, variável consoante acontecimentos globais, competindo ou colaborando com empresas detidas por outros jogadores. (hmmm)

Tipo Erepublik? :)

Também era um bom tema, embora ache que com as últimas actualizações o Erepublik ficou muito mais complicado de jogar e fazia-me perder mais tempo, pelo que deixei de jogar, pelo que um jogo desse tipo devia ser cuidadosamente pensado. :)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

ribeiro55

Epa, desconhecia isto. Muito bom :)

Sérgio Ribeiro

yoda

Descabidas porquê? Para além disso, podias simplesmente ignorar. :)

Agora que sei os motivos, faz algum sentido .. mas continua a ser um vício parvo da sociedade ver a viabilidade económica de algo antes de qualquer outra coisa.

Já tentei à uns anos, e o feedback que obtive foi a falta de guerra e troca de insultos.

Quanto ao Erepublik, muito fraquinho.

Ascensao

Agora que sei os motivos, faz algum sentido .. mas continua a ser um vício parvo da sociedade ver a viabilidade económica de algo antes de qualquer outra coisa.

Tive a pensar na parte económica e cheguei a conclusão que o jogo será totalmente grátis. Primeiro vamos ver até que ponto este projecto atinge, depois logo se pensa nas questões económicas.

O problema está quando for a apresentar o projecto ao juri, eles vão perguntar qual vai ser o meu ganha pão  :) Vou ter que dizer que vou ganhar dinheiro com as doações.

yoda

Tive a pensar na parte económica e cheguei a conclusão que o jogo será totalmente grátis. Primeiro vamos ver até que ponto este projecto atinge, depois logo se pensa nas questões económicas.

O problema está quando for a apresentar o projecto ao juri, eles vão perguntar qual vai ser o meu ganha pão  :) Vou ter que dizer que vou ganhar dinheiro com as doações.

Se isso é para uma PAP, a não ser que as regras tenham mudado, não tens de fazer um produto para venda. Na altura em que apresentei a minha foi como Opensource. Aquilo que lhes interessa é que saibas apresentar a viabilidade funcional do produto, e até o opensource é alvo de publicidade.

ribeiro55
Quanto ao Erepublik, muito fraquinho.

Epa, então vou curtir bastante o teu jogo! :cheesy:

Falar é fácil. Tens, ao menos, argumentos que suportem minimamente a tua posição?

Sérgio Ribeiro

yoda

Epa, então vou curtir bastante o teu jogo! :cheesy:

Falar é fácil. Tens, ao menos, argumentos que suportem minimamente a tua posição?

O objectivo a longo prazo do e-republik é nada mais nada menos que porrada :)

Em tempos, anos, iniciei um que era exclusivamente baseado na gestão de entidades com vista à produção de produtos e serviços, simulando uma economia o mais fiel possível (não é assim tão difícil se souberem como funciona), mas o projecto ficou na gaveta por falta de tempo. Os poucos jogos que existem do género, ou são estupidamente simplificados e descabidos em relação à realidade ou têm outros objectivos como o e-republik (quando o mesmo apresenta um modelo fraco daquilo que dizem ser a sua melhor característica).

Escusado será dizer que o projecto que tinha em mente era inviável, pelas razões que já indiquei algures (interesse do público-geral, etc), e por muita boa vontade que tivesse, para poder oferecer um serviço em condições às pessoas era necessário dispender uns trocos, e não tenho certezas quanto à viabilidade económica de um jogo que não apresenta factores batidos como guerra ou desporto, além de ser um jogo orientado a uma faixa etária mais adulta (não exclusivo, mas principalmente a). O objectivo era conseguir criar uma selecção de produtos / serviços que se coadunasse com as necessidades da população estatística de uma cidade (por exemplo), obter as melhores relações económicas com entidades externas (outros jogadores) com vista à troca de bens e serviços (tendo por base a ideia que para fazer uma folha de papel é preciso madeira e outros processos), e por fim, ter sucesso no jogo, como é óbvio (sem recorrer a violência implícita, insultos, etc). A curto prazo, o objectivo seria, mediante centenas de variáveis, compreender a economia simulada e tirar o melhor partido dela (sem implicar que um jogador que passe 8h por dia no jogo tenha mais sucesso que um jogador que passe 1h por dia). A inclusão de uma bolsa de valores também foi pensada. Falta muita informação aqui, mas acho que deu para perceber.

Se virem viabilidade / interesse no jogo, estão à vontade para tentar fazê-lo ou falar comigo.

Basicamente, no e-republik, tens de deixar o tempo passar, fazer algumas acções esporadicamente, subir níveis, assim como a habitual necessidade mascarada de gastar dinheiro no jogo regularmente para ter direito a certos benefícios. Por amor da santa, façam algo novo! :)

ribeiro55

Tenho uma ideia desse género na gaveta também.

A minha ideia implicava também uma gestão visual (ao estilo simcity) do terreno que cada "enterpreneur" possuía no seu país, ou no país onde estivesse. Desde armazéns até à produção de energia.

Também tinha em mente as árvores de produção de cada produto e a possibilidade de cada "enterpreneur" criar o seu próprio produto em função das necessidades do mercado virtual, que eram variáveis consoante um subsistema de eventos mundiais que afectavam as necessidades populações, em diferentes partes do mundo.

Até já tinha bastante lógica pronta, grande parte do servidor preparado e alguma funcionalidade ao nível do editor isométrico mas larguei por falta de tempo.

Sérgio Ribeiro

ribeiro55

Infelizmente não tenho mesmo tempo :cheesygrin:

Talvez para o ano.

Sérgio Ribeiro

Knitter

Comentários ao inquérito:

- Pergunta 5, joguei/jogo dos 3 tipos, não devia ser uma pergunta com resposta exclusiva.

- Pergunta 7.1, interessado em contribuir sim, mas as respostas possíveis limitam o que posso indicar. Sim contribuía, se determinadas condições estivessem envolvidas. Não há local para indicar quais.

- Pergunta 7.2, idem.

Como não há campo para sugestões, ficam aqui. Nenhuma das perguntas permite validar a viabilidade económica do projecto, existem muitos outros aspectos que não foram tidos em conta e que podiam ter sido questionados, tais com média de gastos em jogos, horas gastas para se saber se as respostas do questionário são de um jogador intensivo ou não, etc.

Ascensao

Comentários ao inquérito:

- Pergunta 5, joguei/jogo dos 3 tipos, não devia ser uma pergunta com resposta exclusiva.

- Pergunta 7.1, interessado em contribuir sim, mas as respostas possíveis limitam o que posso indicar. Sim contribuía, se determinadas condições estivessem envolvidas. Não há local para indicar quais.

- Pergunta 7.2, idem.

Como não há campo para sugestões, ficam aqui. Nenhuma das perguntas permite validar a viabilidade económica do projecto, existem muitos outros aspectos que não foram tidos em conta e que podiam ter sido questionados, tais com média de gastos em jogos, horas gastas para se saber se as respostas do questionário são de um jogador intensivo ou não, etc.

Aspectos bem vistos, mas agora ja não posso alterar porque o meu inquérito ja foi aprovado pelos professores, eles é que deviam me ter avisado.

taviroquai

Já respondi ao teu questionário mas penso que podia tocar em pontos mais importantes...

Deixo aqui um link com estatística sobre jogadores e jogos sociais online:

http://www.infosolutionsgroup.com/2010_PopCap_Social_Gaming_Research_Results.pdf

Não sei se este estudo é independente ou não mas o importante é que têm muitos indicadores e combinações de indicadores que te podem elucidar mais um pouco os jogos sociais online.

Os indicadores que mais me interessaram são:

Pag. 16: A maior parte do pessoal já joga a mais de 3 anos.

Pag. 17: 95% jogam todos os dias, ou pelo menos 2-3 vezes por semana.

Pag. 18: 31% têm entre 1 a 5 horas /dia para jogar!!!

Pag 19: A maior parte joga ente 16min a 2h de seguida!

Pag 25: Hmm... a maior parte são utilizadores do Facebook... (não estará isto viciado?!?)

Pag 29: A maior parte, ficaram a conhecer o jogo através de Ads, ou por indicação de um amigo

Cumps