Jump to content
Sign in to follow this  
portaro

Ajudem-me a iniciar o meu caminho na programação ou pelo menos tentar

Recommended Posts

portaro

Olá amigos quero uma ajuda vossa, eu quero começar a programar mas preciso de um livro bom para iniciação, as linguagens que gostava de aprender é Pascal free pascal.

OU python.

Mas queria dar com um livro em português que seja bem completo e que eu possa aceder ou via net ou comprar cá em Portugal e em português até pensei neste http://www.wook.pt/product/search/m/00/restricts/8066x5839/facetcode/temas/restrictsinc/8066x5839/facetcodeinc/temas/palavras/free%20pascal

- têm algum que recomendem?

Obrigado

IceBrain

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

portaro

obrigado :cheesygrin:

Se deves começar por uma ou outra não me pronuncio

Achas que o Pascal é o mais fácil?

À s vezes em fóruns dizem que sim, e ao certo eu já li tutos sobre pascal  python e parece-me mais fácil pelo menos a explicação de Pascal, eu sou homem de Letras gostava de começar com algo intuitivo e ao mesmo tempo que me permiti-se subir um degrau neste meu interesse e fascínio pela programação.

Por certo o livro que me recomendas-te é até mais barato que o que estava a apontar, uma coisa muito boa em tempo de crise vai ser a minha prenda de natal.

Se souberes de tutos em PT que não sejam os do fórum pois já visitei agradeço que me apontes o caminho.

Mais uma vez obrigado. :cheesygrin:

IceBrain

Eu não gosto de Pascal, mas é mais por mania :) Pessoalmente, comecei com Javascript e BASIC porque era o que tinha à mão (antes de ter PC próprio) e só aprendi essas bastante mais tarde, portanto não te sei dizer qual é a melhor para começar.

Mas se Pascal te parece mais intuitivo, força. Depois de aprenderes as bases, aprender outras é bem mais fácil.

Quanto a tutoriais, não te posso ajudar, sorry. Como referi, comecei com outras linguagens e já há uns bons anos, por isso não conheço nada. Mas digo-te que se queres aprofundar no futuro, ler Inglês é indispensável - simplesmente há muito mais e melhor conteúdo nessa língua.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

portaro

obrigadão.

I understand the english but in some cases the significance of words confuse me and block my reasonig.

EHEEH esse é o meu problema com o inglês como pratico pouco e como as palavras variam de significado e são tão diferentes das línguas mais latinas acabam por confundir-me.

é só por isso que tento ler coisas em Espanhol e Português , também entendo Françês e até era uma das boas disciplinas em que eu me dava  mas como não pratico lá se vai a teoria.

Não obstante como tenho oportunidade de contribuir como tradutor em projectos da Comunidade Livre tenho tido oportunidade de recordar e praticar línguas.

Se te disser que tenho para aí 4 GB de documentos sobre programação sertamente acreditas o dificil é saber aquele livro que te dê força e base para aprender.

é claro que já comecei a ler documentos e livros free, de C, python, gambas, Assembler, mas desistia sempre tenho-me envolvido em muitos projectos e o tempo não dá e depois sou um bocado fraco a matemática o que me limita e tenho de me esforçar, aquele documento que notei que me ia puxando mais é um que está escrito em PT sobre Pascal e que fui entendendo e até fiz um programa. Quero pelo menos aprender uma linguagem.

Agora estou decidido a pelo menos saber como ler um programa,  quero aprender mais, e preciso mesmo de dar esse passo senão é dificil saír da cepa torta ehehe

Olhe muito obrigado pelas dicas vou ê-las em conta e mais uma vez obrigado por indicar o livro.

Xpirito

Boas

Não tinha muito que fazer, então decidi fazer uma pesquisa para ti. Não sei se vale a pena ou não ( até porque não sou programador de Pascal), mas da uma vista de olhos nestes tutoriais. Parecem ser em Br, mas deve entender-se bem.

http://www.fec.unicamp.br/reenge/aulas/pascal/

Boa sorte

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

Localhost

Pascal é arcaico, dessas duas opções aconselho-te a começar por Python, no entanto, é apenas uma opinião!

É perfeitamente natural que esta primeira fase seja algo complicada, não te preocupes, keep going!

here since 2009

pedrosorio

Eu aconselhar-te-ia a começar por Python.

eu sou homem de Letras

Então deves ter mais cuidado com a expressão escrita, porque se é verdade que o pessoal das áreas mais técnicas tem fama de fazer uns disparates ao nível do português, um homem de letras não pode cometer os mesmo erros.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

portaro

Xpirito Obrigadão já andei a varrer a web à procura de tutoriais e páginas introdutórias também em Inglês ainda não tinha visto esta página obrigado. :cheesygrin:

Localhost o Pascal e o que lí dele pareceu-me mais apto à minha forma de entender - a explicação dos tutoriais e documentos que vi em Pascal foram mais simples e só por isso escolhi iniciar-me com Pascal.

pedrosorio desculpa escrevi mal, (estou envolvido em muitos fóruns e de várias línguas - ando a saltar de um para outro) não sou de Letras fica a correcção sou de Humanidades o que eu queria dizer era que matemática não é comigo hehe.

Tenho curso superior na área de Ciências Sociais e Humanas mais própriamente em Recreação Lazer e Turismo sustenta-se em Antropologia, Sociologia, Psicologia-Social.... :cheesygrin:

Porquanto, programar e iniciar-me em programação é coisa que me custa óbviamente mas vou ser tenaz.

:cheesygrin: