Jump to content
JoinMe

Implementação do compareTo()

Recommended Posts

JoinMe

Boas, é o seguinte:

Tenho uma ED do tipo

SortedMap <Long,Product> x =  new TreeMap<Long,Product>();

E tenho um método que devolve um iterador assim:

return x.values().iterator();

O objecto Product tem várias variáveis, e o que eu quero é ordenar este iterador duma certa forma tendo em conta 3 dessas variáveis. Mas não sei como ordenar. Penso que se reprogamar o compareTo dos Products, quando criar o iterador ele vai automaticamente ordenar usando o compareTo() que fiz, ou estarei errado? Digo isto porque li o seguinte no javadoc do .iterator():

There are no guarantees concerning the order in which the elements are returned (unless this collection is an instance of some class that provides a guarantee).

O problema é que já implementei de 1001 maneiras o compareTo() e a ordem nunca altera (eu nem pedia ficar bem, mas não altera mesmo, o que dá a ideia que ele não está a usar o método.)

Agradecia ajuda  :P

useware

Acho que a ordenação é feita nas keys e não nos valores. Da documentação:

TreeMap

public TreeMap(Comparator<? super K> comparator)

Constructs a new, empty tree map, ordered according to the given comparator. All keys inserted into the map must be mutually comparable by the given comparator: comparator.compare(k1, k2) must not throw a ClassCastException for any keys k1 and k2 in the map. If the user attempts to put a key into the map that violates this constraint, the put(Object key, Object value) call will throw a ClassCastException.

Parameters:

comparator - the comparator that will be used to order this map. If null, the natural ordering of the keys will be used.

JoinMe

Sim, sim, eu sei que a ordenação é feita a partir das keys, mas isso é para a TreeMap. Mas eu estou a falar de ordenar o iterator que criei.

useware

Estive agora a ver o javadoc da interface Iterator e não vejo lá essa quote. De qualquer forma repara que na quote fala em Collection, essa sim é que deve estar ordenada segundo o que pretendes. Não sei porque estás a usar um Map mas se usares um Set podes ordenar os elementos da lista com o compareTo.

EDIT: Em vez de Set tinha posto List que também dava mas assim é mais correcto.

Baderous

O que deves fazer é ordenar o resultado do método values() e depois sim, criar um iterador sobre a colecção já ordenada.

daj

Olá,

Não conheço essa funcionalidade que pedes. Sim, http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/Collection.html#iterator() tem essa afirmação, mas deverá referir-se à implementação dos iteradores: alguns poderão dar garantias de alguma ordem, o que não é a mesma coisa de permitirem que o utilizador controle essa ordem, que é o que tu querias. Um exemplo de uma Collection cujo iterador dá garantias de ordem é o iterador devolvido para a colecção de valores de um TreeMap, que é o que estás a usar. Em http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/TreeMap.html#values() diz-se:

Returns a Collection view of the values contained in this map. The collection's iterator returns the values in ascending order of the corresponding keys.

Não sei se existirá algum iterador que delegue a ordenação para o utilizador. É um pouco estranho, porque mistura o conceito de iteração com o de ordenação.

alexd16

Boas, parece me que andas a estudar na fct da nova ou estou enganado? :D

Não é possível ordenares o iterador, a ordenação já tem que estar efectuada na estrutura para o iterador devolver na ordem que queres.

Para isso a única forma e passar o produto como chave assim ele vai ordenar tudo na árvore usando o compare To do produto

Se quieres para não estares a ter uma estrutura tipo SortedMap<Produto,Produto> podes usar usar um SortedSet<Produto> que também faz aquilo que pretendes.

cumps;)