Jump to content

Algumas questões


bioshock
 Share

Recommended Posts

Viva, gostava de esclarecer algumas questões e espero que me possam ajudar!

[*]Em relação ao ISS, é obrigatório estar activo? Utilizo o VS 2008 e consigo correr uma página normalmente. Ou será que o papel do ISS não é de um server-client?

[*]Possuo o SP3 Profissional - Windows XP - e quando faço os passos para activar o ISS recebo uma mensagem a pedir-me para encontrar uma pasta em específico, pelo que pude constatar com o SP3 o ISS não vem incluído, mas com o SP2 sim. Haverá algum problema em não activar o ISS?

[*]Na construção de um site, devemos escolher: "ASP.Net Web Site" ou "ASP.Net Web Application"? Qual a diferença? (Já reparei que a pasta do projecto é diferente)

[*]Todos os ficheiros da pasta criada devem ser carregados para o domínio ou basta alguns ficheiros em específico?

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Olá,

Em relação ao ISS, é obrigatório estar activo? Utilizo o VS 2008 e consigo correr uma página normalmente. Ou será que o papel do ISS não é de um server-client?

Não deve ser ISS, mas sim IIS (Internet Information Server), que é um servidor de páginas web. Ele serve para disponibilizar páginas web para ti e para as outras pessoas que acedam ao teu servidor. O Visual Studio (VS) 2008 tem um servidor, mas apenas para desenvolvimento. Ao testares as tuas páginas no servidor do VS, vai estar associada uma porta (exemplo: 12345) e o endereço que vais ver no browser vai ser algo do género: http://localhost:12345/default.aspx

Essa porta apenas está disponível para ti. Ninguém da tua rede (ou de fora 😉, lolol) consegue aceder à tua página, mesmo introduzindo o teu IP (exemplo: http://192.168.0.5:12345/default.aspx).

Se fechares o VS e acederes à tua página (novamente http://localhost:12345/default.aspx) não vai funcionar, pq o VS termina esse processo.

Conclusão: para desenvolvimento não precisas do IIS, mas recomendo que o tenhas. Se tiveres vários projecto web que comunicam entre si (exemplo: web services, etc) ou tens todos os projectos dentro de uma solution do VS ou tens várias instâncias do VS abertas apenas para que os serviços funcionem.

Possuo o SP3 Profissional - Windows XP - e quando faço os passos para activar o ISS recebo uma mensagem a pedir-me para encontrar uma pasta em específico, pelo que pude constatar com o SP3 o ISS não vem incluído, mas com o SP2 sim. Haverá algum problema em não activar o ISS?

Acho que não vem instalado por omissão no XP. Vais ao painel de controlo -> adicionar componentes do windows e está lá o IIS

Na construção de um site, devemos escolher: "ASP.Net Web Site" ou "ASP.Net Web Application"? Qual a diferença? (Já reparei que a pasta do projecto é diferente)

Há vários artigos na net sobre essa questão:

http://www.codersbarn.com/post/2008/06/ASPNET-Web-Site-versus-Web-Application-Project.aspx

http://www.c-sharpcorner.com/UploadFile/kalisk/website02232009162404PM/website.aspx

http://www.compiledthoughts.com/2008/05/web-site-vs-web-application-project.html

Pessoalmente eu prefiro usar o ASP.Net Web Site.

Todos os ficheiros da pasta criada devem ser carregados para o domínio ou basta alguns ficheiros em específico?

Se usares o ASP.Net Web Site publicas o site para uma pasta... fica tudo compiladinho e é só enviar para o servidor (pelo que percebi... a questão era essa)  😞

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Link to comment
Share on other sites

Acrescento que o IIS não é apenas um servidor web. Para além de poderes definir permissões, modo de autenticação, ordem dos ficheiros por omissão (index.html, depois index.php, por exemplo), se podes fazer Browse dos directórios ou não, gerir as webpools do site/servidor, definir qual a versão do dot net que está activa para aquele site, desactivar / activar extensões do IIS, fazer log dos pedidos, etc, etc, etc. Pronto, para além disso tudo (que não podes fazer no servidor web do VS) o IIS ainda serve permite executar a função de servidor FTP.

Fixe, né?

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Link to comment
Share on other sites

Queria dizer IIS, enganei-me (várias vezes 🙂 ), peço desculpa.

O IIS não consigo instalá-lo pois pede-me ficheiros que eu não possuo..mas adiante.

Inicialmente, não irei precisar que mais alguém da rede aceda.

Em relação aos links sobre Web Site & Web Application depois irei dar uma vista de olhos mais pormenorizada  🙂

Obrigado a ambos!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.