Jump to content

[Ajuda] Criaçao de gestor de palavra pass

wso277
 Share

Recommended Posts

Boas,

estou em aplicaçoes informaticas no 12º ano, e estou a pensar fazer como projecto para o final do periodo um gestor de palavra pass, em VB.

Ja criei os form que preciso, mas nao sei como atribuir um form a 1 botao.

Ainda estou no iniciol, e experimentei usar o seguinte comando

Form2.ShowDialog() - mas ao testar o programa ele abre o form2 numa janela aparte, deixando o form1 aberto.

O que eu queria era abrir o form 2 no lugar do form1 ao clicar no botao. Podem explicar-me como é?

Tambem alguem me pode indicar tutoriais sobre como criar e configurar bases de dados no visual studio? para poder ver como começar a fazer essa parte do codigo.

Cumps e obrigado

• Replies 43
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Quando metes Form2.ShowDialog(), metes tambem me.hide. Vai-te esconder o form1

Para acesso a base de dados tens estes dois tutoriais

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Quando metes Form2.ShowDialog(), metes tambem me.hide. Vai-te esconder o form1

Para acesso a base de dados tens estes dois tutoriais

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html

Pois é

Para mostrar o form2 (deixando o form1 bloqueado):

Form2.ShowDialog()

Para mostrar o form2 (deixando o form1 oculto):

Form2.ShowDialog()
Me.Hide()

Para fechar o form1:

Me.Close()

Para abrir a form2 :

Form2.Show

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Boa noite,

Dependendo do uso que vais dar ao form1 / form2 quando não vais utilizar mais o objecto, para o fechar seria mais correcto usar o Dispose(), pois assim libertas a memória ocupada anteriormente pela form.

Algo do tipo

Me.Dispose()

caso este código seja dentro do próprio formulário ou

Form2.dispose()

caso feches o formulário a partir de outro formulário aberto.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

boas, obrigado pela ajuda

Experimentei o codigo tanto com o me.dispose como com me.close , mas das duas maneiras acontece isto:

http://img253.imageshack.us/img253/4112/semttulozff.png

ele mantem as duas barras em baixa, mas pelo menos ja so deixa mexer no form2. Mas nao deveria fechar a outra?

quanto aos tutoriais vou ja meter maos a obra e tentar começar a trabalhar o codigo.

uma duvida eu posso testar a base de dados atraves do visual studio ou tenho que criar executavel?

cumps

ja experimentei e mantem na mesma as duas barras em baixo. Nao sei se deixara de acontecer depois de criar o executavel.

cumps e obrigado pela ajuda (depois devo precisar mais umas dicas quando começar a trabalhar as bases de dados)

EDIT: Ja resolvi o problema

Acrescentei a linha

Form1.Hide()

na private sub do form2

cumps

afinal ainda estou com problemas na questao da mudança de forms.

Acrescentei um botao para voltar para o form anterior mas quando clico dame este erro:

http://img101.imageshack.us/img101/2003/semttulodip.png

Estou a usar este codigo:

'no form3 tenho:
                                      If RadioButton1.Checked = True Then      'Isto e para o primeiro radiobutton, os outros e igual so muda o numero
            Form4.ShowDialog()
            Me.Close()
        End If

'No form4 tenho:
                                      Private Sub Form4_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Form3.Hide()                        'Para esconder o form3
    End Sub 

Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click
        Form3.ShowDialog()               'butao para mostrar o form anterior
        Me.Dispose()

End Sub

Podem dar uma ajuda em relaçao a isto? espero terme feito entender correctamente.

cumps e obrigado

Boa noite,

O erro que te dá é por estares a tentar abrir uma form já aberta. Ou a fechas ou usas a propriedade .Show()

Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click
        Form3.Show()               'butao para mostrar o form anterior
        Me.Dispose()

End Sub

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Boa noite,

Coloca como resolvido então.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Se nao fizer muita diferença, preferia deixar aberto, pois quando chegar a parte das bases de dados vou precisar de alguma ajuda, e assim escuso de abrir um topico novo.

Mas se for preciso coloco como resolvido.

cumps, wso277

Boa noite,

Por mim pode ficar aberto! Não vejo inconveniente. A parte de bases de dados serão outras duvidas, mas como disse não vejo inconveniente em deixar aberto, alias um tópico resolvido não fica trancado! 😉

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Editado por erro a digitar

Boa noite,

Sim tem razão, foi erro ao digitar, distrai-me. Bem isto prova que eu não digito sempre da mesma maneira! 😉

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

bem como tinha dito ca estao as duvidas sobre DB. (estou a usar visual studio 2010)

Isto foi o que fiz:

Criei uma base de dados no acces com os campos que preciso (site,user,pass)

Depois  configurei o acesso a esta base de dados atraves da opçao "add new data source"

De seguida criei uma dataset no form que criei para inserir dados na base de dados.

Agora nao sei o ke fazer.

podem darme exemplos, ou tutoriais de como configurar o botao para gravar os dados e como fazer para ele ler os dados das textbox?

cumps e obrigado