Jump to content

Exercícios C# Iniciado


Xpirito
 Share

Recommended Posts

Aqui ficam uns exercícios de C# para quem está a começar a familiarizar-se com C#. São da minha autoria e não terei problema nenhum em ajudar na resolução de alguns.

Não deixem aqui as resoluções dos exercícios.

Para quem está a aprender com a ajuda dos tutoriais, parecem-me exercícios fáceis. Uma forma de pôr em prática o que se aprendeu.

1- Crie um programa que ao clicar num botão abra uma nova janela. A janela deve chamar-se Nova janela e deverá conter apenas a frase Portugal a programar.

2- Crie um programa que leia um texto escrito numa caixa de texto e ao clicar num botão altere o nome do programa para o texto inserido na caia de texto.

3- Crie um programa que leia texto de duas caixas de texto e apresente esse texto junto num rótulo.

4- Crie um programa que faça de calculadora simples ( + - * / )

5- Crie um programa igual ao exercício 4, mas que use virgula flutuante.

6- Crie um programa com duas caixas de texto. Na primeira caixa de texto será inserido um valor. Na segunda será inserido outro valor. Ao clicar num botão, deverá aparecer um rótulo com o resultado. Nota: O valor inserido na segunda caixa de texto é um valor de percentagem e deve ser somado ao valor da primeira caixa de texto ( exemplo: 1a caixa de texto: 100 2a Caixa de texto: 20 rotulo:resultado=120 (100 + 20%)

7- crie uma janela com um menu de topo. Esse menu deverá apenas ter a opção Ficheiro -> Sair e Ficheiro -> Janela2. Sair deve sair do programa. Janela2 deve existir também e deverá abrir ao carregar. Neste menu devemos poder usar a tecla Alt

8- crie um programa com uma caixa de texto e um botão. Ao carregar no botão deverá abrir uma janela de aviso informando o que foi escrito na caixa de texto.

9- Criar um programa que apresente uma janela com um botão, e que o seu texto seja alterado a indicar o número de clicks que foi efectuado.

10- Criar um programa que tenha uma Lista, com os valores António, João, Sousa, Martinho, Bernardo e um botão. Ao clicar no botão, aparece uma mensagem com o conteúdo seleccionado.

11- Criar um programa que tenha uma Lista, uma caixa de texto e um botão. Ao clicar no botão, adicionar para a Lista o valor contido na caixa de texto.

12- Criar um programa com uma caixa de texto e um botão ao clicar no botão seja exibida uma janela com o numero de vezes que aparece a letra 'a'

13- Crie um programa idêntico ao exercício 12, mas com mais uma caixa de texto onde se poderá escrever a letra desejada e aparecerá o número de vezes que foi escrita.

14- Crie um programa que leia um numero inteiro e nos dê o seu respectivo valor em ASCII

15- Crie um programa com um botão e um rotulo. Sempre que carregar no botão, deve actualizar as horas que aparecerão no rótulo

16- Crie um programa com uma caixa de texto ou caixa de texto rico e um botão. AO carregar no botão deve guardar o trabalho numa directoria à escolha do utilizador.

17- Crie um programa idêntico ao exercício 16, só que o programa deverá abrir o texto guardado na caixa de texto. Deverá poder-se adicionar mais texto.

18- Crie um programa que codifica um numero inserido numa caixa de texto. O programa deve saber descodificar o texto inserido. A codificação pode ser feita a seu bem entender.

19- Crie um programa que desenhe um circulo de fundo preto com 50px de diâmetro.

20- Crie um programa que leia um dado texto de uma caixa de texto e mostre o seu equivalente em binário numa caixa de mensagem.

21- Crie uma função que mostre uma conversão para hexadecimal de um valor introduzido.

22- crie uma classe denominada Pessoa. atribua-lhe três variáveis (Nome, Idade, Dinheiro). O seu programa deverá conseguir adicionar mais 'pessoas'. O calculo da idade deverá ser feito usando a data actual. e o dinheiro no bolso deverá poder somar-se ou subtrair-se.

23- Crie um programa que contenha duas richtextbox, uma caixa texto e um botão. O utilizador deverá inserir números (certifique-se que só são inseridos números). Se os números inseridos forem pares, deverão ir para a richtextbox dos pares, os impares deverão ir para a richtextbox dos impares. Se o utilizador inserir o zero, deverá ser avisado do erro através do errorprovider.

  • Vote 1

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

Link to comment
Share on other sites

    Boa tarde,

    Seria bom rectificar o erro do exercício 5. De resto parece interessante, seria melhor se lhe fosse acrescentado algum how-to de iniciação ao C#.

5- Crie um programa igual ao exercício 5, mas que use virgula flutuante.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Link to comment
Share on other sites

Boas Xpirito!

Antes de mais obrigado por colocares este exercícios de C#, pois estão a ser uma grande ajuda para mim que comecei aprender agora C#.

De momento estou a tentar fazer o Exercíco nº5, a Calculador de virgula flutuante, mas não estou a conseguir fazer.

Se me pudesses dar uma ajuda sff. Pois não se é necessário alguma função outro tipo de comando por causa da virgula nos numeros...

Cumprimentos e Obrigado! 😁

Link to comment
Share on other sites

Desculpem o tempo fora, mas realmente estas mudanças matam-me. De momento estou um pouco enferrujado da programação, pois já lá vão 10 longos meses, sem programar.

Ghaleon quanto à tua dúvida, se é que ainda não resolveste. Acrescentas um contador de incremento ( tipo contador ++) de cada vez que clicas no botão e depois button1.text = contador;

Acho que se percebe agora. 🙂

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

Link to comment
Share on other sites

De nada. É sempre bom ajudar a comunidade. Também fiz exercícios em C, infelizmente o moderador não quis fixar o meu post como inamovível.

Espero que tenhas conseguido resolver os exercícios sem dificuldades ed maior. Qualquer dúvida, apita.

Abraço

Para perguntas idiotas, respostas estúpidas!

Link to comment
Share on other sites

12- Criar um programa com uma caixa de texto e um botão ao clicar no botão seja exibida uma janela com o numero de vezes que aparece a letra 'a'

Bom dia,

Estou com dificuldade de contar quantas vezes a letra 'a' aparece no meu textbox. Por favor alguém poderia me ajudar?

Eu consegui verificar se a letra 'a' existe no conteúdo digitado no textbox, mas não contar quantas vezes ela aparece...

Poderiam me mostrar opções de código para fazer o que o código abaixo faz?

Trecho de código que verifica se possui a letra 'a'

//Verifica se tem "a"
		if (textBox1.Text.IndexOf("a") >= 0)
		{


			MessageBox.Show("Your word CONTAINS a");
		}
		else
		{
			MessageBox.Show("Your word DOESN'T contain a");
		}
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.