Jump to content

Projecto com Google Maps

rexmage
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal estou com ideias sobre um projecto já algum tempo e queria saber se alguém sabe como usar o google maps, para colocar a nossa própria base de dados de utilizadores.

Ou seja através do google localizar amigos que nós definimos os pontos onde eles estão. Tal e qual como o google faz mas através da nossa própria BD.

Isto é possível porque existe um site que eu descobri aqui há dias chamado http://wikimapia.org/

Fikei fascinado e pensei em fazer algo que fosse só com os meus amigos que eu escolher através de um registo na admin.

Alguém sabe como fazer ou conhece algum tutorial?

Cumpz

<?PHP echo "Bo0m"; ?>

Secção errada - a integração com o Google Maps faz-se ao nível do Javascript, e não do PHP.

Anyway, a documentação da API está aqui. É muito simples de usar - por acaso ainda não trabalhei com esta versão 3 da API, mas se vier na mesma linha das duas versões anteriores, é trivial e croquetes.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

mjamado, a API do Google Maps permite colocar "objectos" por cima do WMS do Google Maps.

Estes "objectos" pode ser qualquer coisa com informação geográfica e podes ter essa informação na tua própria base de dados. O javascript servirá apenas para "colar" os objectos no mapa.

rexmage, sim é possivel colocares a tua informação sobre o Google Maps.

Melhor do que o google maps, o Google Earth. Dá uma ollhada neste link:

http://kml-samples.googlecode.com/svn/trunk/interactive/index.html

Exemplo: guarda a tua informação na base de dados com informação geográfica (ex. coordenadas). Com uma linguagem do servidor gera KML. Passa o KML para o Javascript e cola usando a API do Google Earth  😞

rexmage, o teu projecto é interessante... algo que também já pensei fazer... quando tiveres isso a funcionar diz-me 😉

Cumps,

Marco

mjamado, a API do Google Maps permite colocar "objectos" por cima do WMS do Google Maps.

Estes "objectos" pode ser qualquer coisa com informação geográfica e podes ter essa informação na tua própria base de dados. O javascript servirá apenas para "colar" os objectos no mapa.

Não percebi esta tua tirada... Onde é que eu disse o contrário?

Melhor do que o google maps, o Google Earth. Dá uma ollhada neste link:

http://kml-samples.googlecode.com/svn/trunk/interactive/index.html

Exemplo: guarda a tua informação na base de dados com informação geográfica (ex. coordenadas). Com uma linguagem do servidor gera KML. Passa o KML para o Javascript e cola usando a API do Google Earth  😞

Cuidado com o Google Earth - pede para instalar um plugin específico, algo que as pessoas podem fazer ou não - se não o fizerem e se o projecto assentar em exclusivo nele, puff. Mais vale assentar no Maps, e depois dar a opção de mudar para o Earth, algo que é feito de forma integrada.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Boas pessoal, sim é mesmo isso também analisei isso da API e queria avançar com o projecto. Vou analisar melhor essa ideia e sempre que houver novidades vou por aqui.

P.S: desculpem lá a minha falta de "compreensão" sobre o local onde colocar isto mas ia jurar que o php estava ligado atraves do javascript de forma a combinar com o php com o xml pra chegar á sql...

Anyway, tou com uma dúvida, que linguagens/tecnologias uso para chegar akilo que quero? Já percebi que uso javascript mas eu não quero instalar plugins.

Quero chegar lá ao site e marcar os meus locais por exemplo no mapa. Existe alguma ideia de como chegamos a isto ?

Ponto de situação

• Linguagens: Javascript;
  • Tecnologias: Google Maps [API];

Cumpz

<?PHP echo "Bo0m"; ?>

Ah, bom - nem sequer sabes por onde começar...  😞

Então, sim, talvez estejas no sítio correcto porque, como é lógico, toda a lógica da aplicação tem que ser feita numa linguagem server-side como, por exemplo, PHP.

Basicamente tens de pensar numa estrutura de dados primeiro, criar toda a lógica aplicacional em PHP, possivelmente incluindo um back-office, e depois o front-end em (x)HTML e Javascript, usando a API do Google Maps.

Começa pela estrutura de dados: utilizadores, conjuntos de pontos desses utilizadores, cada ponto, fotos e textos associados and so on.

Secção errada - a integração com o Google Maps faz-se ao nível do Javascript, e não do PHP.

Penso que o rexmage colocou a questão na secção certa uma vez que a integração do google maps no projecto dele necessitará de uma linguagem no servidor onde PHP serve o propósito para criar KML com os dados da BD. É claro que também poderia colocar a questão noutra secção... mas colocar a questão aqui não me parece que esteja errado.

Cuidado com o Google Earth - pede para instalar um plugin específico, algo que as pessoas podem fazer ou não - se não o fizerem e se o projecto assentar em exclusivo nele, puff. Mais vale assentar no Maps, e depois dar a opção de mudar para o Earth, algo que é feito de forma integrada.

Instalar plugins... eu compreendo os web standards... mas também compreendo que os standards evoluem e devem evoluir, para não ficarem agarrados à "idade da pedra"...

A experiência que tenho e que observo no dia-a-dia dão-me indicadores de que, se o utilizador quer acima de tudo, utilizar um determinado produto e se nos requerimentos desse produto estiverem lá os extras A, B, C, o utilizador acaba por satisfazer esses requerimentos para obter o produto final. Existem outras tecnologias por aí, flash, silverlight, etc... e para o utilizador final todas elas acabam por ser instaladas.

rexmage, dá uma vista de olhos no GeoTwitter http://geotwitter.org/

Penso que é este tipo de projecto que pretendes...

Cumps,

Marco

Não me passou pela cabeça que quem faz uma pergunta destas tivesse dúvidas ao nível da raiz... Até porque a estrutura de dados necessária é muito simples: utilizadores (que até pode nem ser o caso) -> grupo de pontos (que pode não existir, mas é melhor para se poderem fazer conjuntos) -> pontos (com a informação geográfica, textos, imagens).

São três modelos muito simples... Duma forma extremamente simplista, até podia ser só um modelo (o dos pontos). E não é preciso gerar KML, a API do Maps aceita os pontos duma forma OO mais intuitiva.

Quanto ao Earth, sério, melhor não usar mesmo num contexto web. O plugin que é necessário instalar não tem qualquer comparação com o Flash Player (que alguns browsers até trazem integrado). É possível dar a opção de activar o Earth a partir do Maps, e o utilizador que o fizer tem depois a opção de continuar ou não - mas forçar essa situação é afastar utilizadores.

A minha dúvida, foi mais por razão de falta de tempo. Só agora é que consegui vir aqui para responder-vos. Bom realmente depois de analisar o gmaps API encontrei algumas funcionalidades que me parecem ser bastante interessantes no uso do meu projecto.

A estrutura da administração é fácil a única parte que penso complexa e mais trabalhosa é o "helo" de ligação gmaps+ o meu gestor.

Sim mjamado quero evitar trabalhar com funções que obriguem a instalação de plugins isto para ser "user friendly".

Gostei do exemplo geotwitter muito engraçado e, o meu é semelhante mas a diferença é que quero colocar apenas " a minha bd " e não externos.

<?PHP echo "Bo0m"; ?>

Ok mjamado... não quero discutir a questão do local onde se colocou o post... só achei um pouco agressiva a 1º linha da tua 1ª resposta sem saber a profundidade da questão... mas tudo bem 😉

Também gostei do uso da API do Google Maps no site dourohistorico.pt 😄

A estrutura da administração é fácil a única parte que penso complexa e mais trabalhosa é o "helo" de ligação gmaps+ o meu gestor.

Provavelmente vais precisar carregar os dados que tens na BD para o browser por AJAX...

Uma forma de fazer seria usares uma framework JS para lidar com as chamadas AJAX. Devolvias os "response" em JSON e criavas "markers" do google com JSON.

Algo do tipo...

Mapa:

var map;

function initialize() {
    var latlng = new google.maps.LatLng(-34.397, 150.644);
    var myOptions = {
      zoom: 8,
      center: latlng,
      mapTypeId: google.maps.MapTypeId.ROADMAP
    };
    map = new google.maps.Map(document.getElementById("map_canvas"),
        myOptions);
  }

Carregar os pontos por AJAX usando Prototype.

new Ajax.Request('/some_url', { method:'get',
  onSuccess: function(transport, json){
      var ponto1 =  new google.maps.Marker({position: new google.maps.LatLng(json.lat, json.lon),  map: map});
    }
  });

Se devolveres uma matriz no json, terás que criar um ciclo em javascript...

No lado do servidor, em PHP, terias algo do tipo:

$ponto = array('lon' => longitude, 'lat' => latitude);

header('Content-type: application/json');
echo json_encode($ponto);

Consulta:

http://www.prototypejs.org/learn/introduction-to-ajax

http://code.google.com/apis/maps/documentation/javascript/reference.html#MarkerOptions

Espero ter ajudado...