Overrun™ Posted June 6, 2005 at 03:40 PM Report #383 Posted June 6, 2005 at 03:40 PM Boas ppl. ha algum tempo que quero aprender C mas como sou um ganda noob e só la vou devagarinho saquei uma data de compiladores e tuturials sem sequer saber o que precisava e para que precisava, exacto para que precisava pois eu tenho aqui umas dúvidas e axei que alguem me podia ajudar. Bem aqui vão: 1º Qual a diferença entre C e C++ e C# (é que li já n sei onde que C e C++ eram o mesmo agora o C# foi só por perguntar) ?; 2º O que preciso para programar nestas linguágens Compiladores, Editores de janelas, Tuturials etc. ?; 3º mais ou menos quanto tempo axam necessário para aprender uma ou todas (dependendo da 1ª resposta) estas linguágens ? NOTA: tenho conhecimentos de Pascal apenas e mesmo assim não são os melhores mas lá me vou safando, o que sei fazer melhor é alterar Códigos e não tenho lá muito jeito para programá-los de inicio :roll: , bem mas como tudo se aprende espero que alguem me possa ajudar. PS: aprendi Pascal na escola portanto é meio marado :twisted: NOTA 2: sem contar com programação até me safo +/- bem nos PC's portanto se eu tiver alguma dúvida é porque nesse conteúdo não tenho lá muito conhecimento. Quem me quiser ajudar pode por aqui resposta na Thread ou pode falar comigo no #IRC no canal #O2 [peço desculpa pela Publicidade]. Cumps. Magic-Hacker
Ricardo Posted June 6, 2005 at 04:14 PM Report #384 Posted June 6, 2005 at 04:14 PM Boas Em relação á primeira pergunta: C: http://en.wikipedia.org/wiki/C_programming_language C++: http://en.wikipedia.org/wiki/C_Plus_Plus C#: http://en.wikipedia.org/wiki/C_sharp Em relação á tua segunda pergunta: Depende principalmente que OS usas, pois como podes imaginar os compiladores e editores são diferentes para cada um deles. Por exemplo, eu nunca programei C em Windows, sempre em Linux, há-de haver quem tenha tido a experiência contrária. Em Linux: ➔ Editor -> Emacs ➔ Compilador -> gcc (isto é o que eu uso, há uma 'carrada' de outros...) A terceira é a mais dificil de responder, depende de pessoa para pessoa, não ha nada a fazer...umas demoram pouco, outras demoram tanto que desistem. Está tambem relacionado com a experiencia que já tens a programar. Espero que tenhas ficado 'um pouquito' mais esclarecido...;) Abraços!
deathseeker25 Posted June 6, 2005 at 04:14 PM Report #385 Posted June 6, 2005 at 04:14 PM Boas MagicHacker, Vou tentar responder-te ás dúvidas da forma mais sucinta possível até porque neste momento estou envolvido em lagum trabalho... Ok, 1º O C é considerada a linguagem-mãe, porque todas as outras linguagens mais utilizadas na actualidade (Java,PHP, C++,C#) têm pozinhos do C, ou seja, contem instruções bastante parecidas com as do C. O C++ é, digamos, o C avançado. Depois de aprenderes C é que deves aprender C++, porque esta linguagem tem funções que são continuação das funções do C, logo as intruções são diferentes... O C++ é então considerada uma linguagem mais "complicada" que o C.... O C# é a linguagem C com vertente Web, ou seja, consiste numa combinação de instruções de C++ com Java e PHP á mistura e é uma das linguagens mais utilizadas pelos programadores da actualidade.... 2º Para aprenderes C, precisas, de facto, de um compilador e de alguns tutoriais (ou um bom livro...) O compilador que eu conheço e que me adapto melhor é o DevC++ da Bloodshed...Procura no Google por DevC++ e encontrarás logo o site da bloodshed onde é só fazer download de seguida... 3º O tempo necessário para aprenderes C, falando com base na minha experiencia pessoal, rege-se entre os 8 meses e um ano (isto para dominares a linguagem a 100%, com os conteúdos todos sabidinhos). É lógico que se "saíres" do C com os conteudos todos sabidinhos e com alguns programas no currículo, ser-te-á muito mais fácil aprenderes C++ e C#, ou seja, demorarás mais cerca de 6 meses a um ano a aprender essas duas linguagens de seguida.... No entanto, antes de entrares no C, dá mais uma ou duas semanitas a rever Pascal e a praticar com programas mais elaborados (aconselho-te tambem é testares velocidades de código, etc...). Ora, desculpa lá a pressa na resposta mas tenho mesmo de continuar aquilo que estava a fazer.... Cumps e qualquer duvida, já sabes....P@P está aqui para te ajudar.... 😄
David Pintassilgo Posted June 6, 2005 at 07:31 PM Report #397 Posted June 6, 2005 at 07:31 PM .... o que sei fazer melhor é alterar Códigos e não tenho lá muito jeito para programá-los de inicio... Boas! não sei ao certo que conhecimentos/facilidade tens em relação á programação, mas pelo que eu precebi do teu post, julgo na minha opinião que em 1º lugar devias ter bem claro as noções de Algoritemia que isso ai é que é realmente importante. Partindo dai torna-se tudo MUITO mais facil. (não sei se dominas bem essa parte, ou se tens dificuldades nisso, só comentei pq foi a sensação com que fiquei) 😄 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Overrun™ Posted June 6, 2005 at 08:07 PM Author Report #400 Posted June 6, 2005 at 08:07 PM hello again bem desde já obrigado pela ajuda, depois a questão do Dev C++ eu já o tenho só que até com códigos fontes que tenho aqui em C++ (penso eu, são do emule) dá erro na compilação isto com códigos já feitos, ou sou eu que não entendo bem o funcionamento do programa ou então há algum problema. Depois como já devem ter percebido eu uso Windows (XP SP2) brevemente 64 bits (quando formatar) bem mas não é essa a questão, é assim eu tenho cá uns tuturials meio marados do tipo aprender C e C++ em 14 dias e em 5 Horas etc, eu não acreditei muito mas pelo menos para saber as bases deve dar, depois com o tempo aprendo totalmente o funcionamento. Tenho também aqui o Visual Studio .NET 2003 mas não sei como compilar, neste momento estou a sacar o Borland Builder C++ 6.0 logo se verá o que sairá daqui. perguntaram-me se eu tinha noção de algoritmos, bem o que é certo é que a minha professora deste ano (felizmente já bazei) era uma má stora e no pascal começou a falar de algoritmia etc mas n nos explicou o que era eu aprendi abocado ( :oops: ) num TUTURIAL em PT, para alem disso a minha stora deixou o Label, o Const, o Type, o Procedure e o Functions, ou seja até ao final do 3º período a stora tava a começar a dar os Arrays e a acabar o for to do. Bem mas isso não interessa porque o Pascal entende-se rápido apartir do momento em que se tem as bases. já agora o último pedido que vos fazia era se me poderiam aconcelhar um Bom Livro para aprender C++, mas falo mesmo de um Livro e não um simples tuturial ou eBook, isto porquê? O que é certo é que eu não posso ler no PC porque sou logo tentado a começar a fazer, logo levo mais tempo e não aprendo como deve ser, daí o meu pedido de o nome de um bom livro para eu ler quando estiver na Praia por exemplo já que tamos no tempo dela. Cumps. Magic-Hacker Keep up the good Work
David Pintassilgo Posted June 6, 2005 at 08:19 PM Report #401 Posted June 6, 2005 at 08:19 PM Em relação ao que te estava a falar sobre algoritmia, o que eu digo que é importante não é propriamente a parte teorica toda bonita que os gajus enssinam, com aqueles simbolos manhos etc,..NAO, não é preciso isso (a meu ver) é preciso sim preceber BEM o conteudo, o verdadeiro fundo da coisa, tou-me a fazer entender? :? o encadear das coisas umas com as outras.... mas se consegues fazer um programa do inicio ao fim em Pascal é pq tás lá! 😄 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Overrun™ Posted June 6, 2005 at 08:33 PM Author Report #402 Posted June 6, 2005 at 08:33 PM a minha professora deste ano (felizmente já bazei) era uma má stora e no pascal começou a falar de algoritmia etc mas n nos explicou o que era quando eu falei aqui era a isso que me estava a referir, ou seja a minhsa stora começou por falar em algoritmia e em programação e não nos mostrou sequer um exemplo ao inicio para nós percebermos +/- o que estávamos a dar no fundo o que a stora fez no início foi dar palha k ela tinha no manual dela, tudo escrito sem sequer dar exemplos ou seja frases do tipo: "o comando Var serve para indicár as Variáveis", isto sem nós sequer sabermos de que variáveis estava a mulher a falar, bem mas isso também já não interessa. mas se consegues fazer um programa do inicio ao fim em Pascal é pq tás lá! é assim fazer o programa eu faço mas tenho dificuldades em associar o programa que irei fazer ao problema que tenho, ou seja tendo um problema matemático por exemplo tenho dificuldade em descubrir o programa que irei fazer para o resolver. mas como eu disse no início tudo se aprende. ha e quando eu falei em modificar códigos Fontes quero dizer que sem sequer perceber nada de C++ já alterei alguns .ini como por exemplo as Stats de IRC do evoL, o que relativamente é fácil mas nem todos o fazem. desculpem lá as frases longas mas perfiro tirar as dúvidas todas duma vez. não se esqueçam de me dar o nome de um bom livro. :roll:
redhat Posted June 6, 2005 at 08:34 PM Report #403 Posted June 6, 2005 at 08:34 PM o conceito base eh partires o teu problema em problemas mais pequenos! Vai por mim, resulta!! Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
David Pintassilgo Posted June 6, 2005 at 08:59 PM Report #406 Posted June 6, 2005 at 08:59 PM o conceito base eh partires o teu problema em problemas mais pequenos!Vai por mim, resulta!! Áa! é isso! Tens de ir por partes... cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Ricardo Posted June 7, 2005 at 05:41 AM Report #442 Posted June 7, 2005 at 05:41 AM Boas Magic-Hacker, em relação ao livro já foram mencionados alguns em cima.... Para começares realmente a aprender as bases de C arranja este: ➔ The C Programming Language. Este foi o livro que definiu a estrutura e sintaxe da linguagem C. Também para uma aprendizagem básica da estrutura/sintaxe, e em português, tens este: ➔ Linguagem C Agora vem o melhor... Quando realmente já dominares bem a linguagem, podes dar uma vista de olhos neste: ➔ Algorithms in C Para mim dos melhores livros de C!! Este não te vai ensinar nada da sintaxe, é sobre algoritmos e estruturas de dados implementadas em C (este é apenas para interessados 😄 ), além disso ensina-te também bons metodos de programação, etc... Abraços!! ;)
[PT]Devilishly Posted June 7, 2005 at 09:23 AM Report #447 Posted June 7, 2005 at 09:23 AM 1º Qual a diferença entre C e C++ e C# (é que li já n sei onde que C e C++ eram o mesmo agora o C# foi só por perguntar) ?;Podes programar C++, como se estivesses a programar em C e podes programar C como se estivesses a programar C++, no entanto a filosofia de ambas é completamente diferenteO C é uma linguagem relacional, enquanto o C++ e C# são linguagens Orientadas a Objectos. Por ultimo, o C# é uma reação da M$ ao Java(da SUN)... Possui uma VM como o Java, no entanto essa é apenas para windows. Existe o projecto mono q da suporte ao C# para linux, mas nao é completamente operacional 2º O que preciso para programar nestas linguágens Compiladores, Editores de janelas, Tuturials etc. ?;Um bom livro, um compilador, as bibliotecas e o Notepad(ou um IDE q nao faça tudo por ti) 😄3º mais ou menos quanto tempo axam necessário para aprender uma ou todas (dependendo da 1ª resposta) estas linguágens ?Demoras um ano para apreender todos os conceitos de uma linguagem e estrutura das suas bibliotecas. No entanto se ja souberes outras linguagens de paradigmas identicos(OO), apenas tens de te preocupar em "saber" usar as suas bibliotecas...
Overrun™ Posted June 7, 2005 at 11:30 AM Author Report #460 Posted June 7, 2005 at 11:30 AM Bem Bem olha no que umas simples (pensava eu) perguntas vieram dar. desde já obrigado pelas respostas. de seguida quero-vos perguntar outra coisa :oops: o [PT]Devilishly disse-me que a filosofia do C e do C++ era diferente porque o C era uma linguágem relacional e o C++ uma linguágem orientada a objectos, o que é certo é que eu já ouvi falar em relacional e já ouvi falar em orientado a objectos mas neste contexto não consigo entender o que significa isso do relacional e objectos. Se alguem me pudesse explicar ou no minimo me dizer se vem escrito em algum dos livros... 😄 para alem de que eu também já ouvi falar das bibliotecas mas também não sei para que servem, mas o que me deu a entender nas respostas foi que só iria aprender depois de aprender o C e/ou o C++, entretanto sobre o C# esqueçam porque já não estou interessado era só para saber sobre de que se tratava. Pelos vistos realmente é melhor estudar mais um pouquinho de Pascal e depois mais tarde logo começo a dar-lhe no C, mas já agora deixem-me perguntar uma ultima coisa sendo que não há nenhuma linguágem inicial obrigatória e sabendo que o Pascal é mais aconcelhada, mesmo assim eu posso tentar começar pelo C isto tendo um bom livro que me explique os conceitos claro. é que eu já tenho umas basesitas de Pascal da escola, mas não tenho gosto nenhum em tar a aprender Pascal (é uma linguágem que não tenho vontade de aprender, isto porque eu sou um bocado ambicioso, e então gosto de começar pelas coisas mais avançadas.) mas no caso de ser mesmo aconcelhavel (quase obrigatório) o pascal para início é como diz o outro: "se não percebo nada de me*** como é que quero perceber de internet" não é este o contexto mas aplicasse. Cumps. Magic-Hacker Be Cool
SLider3 Posted June 7, 2005 at 11:49 AM Report #462 Posted June 7, 2005 at 11:49 AM Pelos vistos realmente é melhor estudar mais um pouquinho de Pascal e depois mais tarde logo começo a dar-lhe no C, mas já agora deixem-me perguntar uma ultima coisa sendo que não há nenhuma linguágem inicial obrigatória e sabendo que o Pascal é mais aconcelhada, mesmo assim eu posso tentar começar pelo C isto tendo um bom livro que me explique os conceitos claro. é que eu já tenho umas basesitas de Pascal da escola, mas não tenho gosto nenhum em tar a aprender Pascal (é uma linguágem que não tenho vontade de aprender, isto porque eu sou um bocado ambicioso, e então gosto de começar pelas coisas mais avançadas.) mas no caso de ser mesmo aconcelhavel (quase obrigatório) o pascal para início é como diz o outro: É assim, eu não sou muito da ideia de que se deve começar pelo Pascal... Eu comecei pelo pascal e achei perda de tempo. Os conceitos de programação que normalmente são ensinados em pascal para aqueles que se iniciam nesta linguagem podem perfeitamente ser ensinados usando C já que são linguagens do mesmo paradigma. E eu não acho que a sintaxe do C dificulte esta aprendizagem... Quando alguem se inicia programação deve aprender certos conceitos e metodos de fazer as coisas, e isso é que realmente importa. Bem, mas isto é a minha opinião ... cada um tem a sua. 😄
Overrun™ Posted June 7, 2005 at 04:49 PM Author Report #471 Posted June 7, 2005 at 04:49 PM tanks SLider3 sempre pensei que o pessoal tivesse começado todo pelo Pascal, bem afinal sempre tenho uma última duvida, os Programas em C e/ou C++ são em 'DOS' ou em ambiente gráfico ?? é que vi aqui um exemplo noutro Topico compilei e era em DOS e eu sempre pensei que C fosse em ambiente gráfico. Se por acaso der para fazer das duas formas digam sff. Cumps. Magic-Hacker
deathseeker25 Posted June 7, 2005 at 04:55 PM Report #473 Posted June 7, 2005 at 04:55 PM tanks SLider3 sempre pensei que o pessoal tivesse começado todo pelo Pascal, bem afinal sempre tenho uma última duvida, os Programas em C e/ou C++ são em 'DOS' ou em ambiente gráfico ??é que vi aqui um exemplo noutro Topico compilei e era em DOS e eu sempre pensei que C fosse em ambiente gráfico. Se por acaso der para fazer das duas formas digam sff. Cumps. Magic-Hacker Podes fazer em DOS ou em ambiente gráfico....em DOS precisas de um ou dois ficheiros diferentes no máximo....Em ambiente gráfico precisas de mais alguns interligados.... No entanto, ao inicio é quase tudo em DOS.... Cumps
SLider3 Posted June 7, 2005 at 08:58 PM Report #497 Posted June 7, 2005 at 08:58 PM tanks SLider3 sempre pensei que o pessoal tivesse começado todo pelo Pascal, bem afinal sempre tenho uma última duvida, os Programas em C e/ou C++ são em 'DOS' ou em ambiente gráfico ??é que vi aqui um exemplo noutro Topico compilei e era em DOS e eu sempre pensei que C fosse em ambiente gráfico. Se por acaso der para fazer das duas formas digam sff. Cumps. Magic-Hacker É assim, em qualquer linguagem input/output simples é por linha de comandos!! Não se vai começar logo a fazer interface gráfica quando se está a aprender uma linguagem, até mm porque em algumas linguagens isto é bastante complicado ou trabalhoso. Para fazer interface gráfica em C podes fazê-lo de várias maneiras: ou usar as bibliotecas do C, ou no caso de estares a programar em win usando as apis do win ou então usando um toolkit tipo GTK ou wxWidgets, etc. O que te aconselho é a não te preocupares com interface gráfica enquanto não dominares a linguagem.
Overrun™ Posted June 7, 2005 at 11:46 PM Author Report #519 Posted June 7, 2005 at 11:46 PM obrigadão pessoal as minhas dúvidas tão praticamente resolvidas, excepto aquelas dos Conceitos de orientado a objectos etc mas isso depois quem me respondeu poder-me-á explicar melhor mais tarde, sendo assim vou comprar o tal livro linguágem C de luíz damas e estudar aquilo bem e como por enquanto não faço mais nada pode ser que aprenda aquilo rápido, já agora leio primeiro o livro todo e depois passo á acção ou dentro do livro está escrito quando devo experimentar ? eu sei que é uma pergunta estupida mas eu ás x também sou meio duh... se me poderem responder agradeço. NOTA: esta Thread até valeu a pena para o ppl novato chegar e ler e se tiver mais dúvidas polas aqui, não acham? Cumps. Magic-Hacker
redhat Posted June 7, 2005 at 11:52 PM Report #520 Posted June 7, 2005 at 11:52 PM nao engulas conhecimento e so dp experimentes! Ao longo do livro tem varias cenas para experimentares!! Faz-te bem ver como e porque que funciona daquela maneira! Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
[PT]Devilishly Posted June 13, 2005 at 08:59 AM Report #782 Posted June 13, 2005 at 08:59 AM obrigadão pessoal as minhas dúvidas tão praticamente resolvidas, excepto aquelas dos Conceitos de orientado a objectos etc mas isso depois quem me respondeu poder-me-á explicar melhor mais tarde, sendo assim vou comprar o tal livro linguágem C de luíz damas e estudar aquilo bem e como por enquanto não faço mais nada pode ser que aprenda aquilo rápido, já agora leio primeiro o livro todo e depois passo á acção ou dentro do livro está escrito quando devo experimentar ? eu sei que é uma pergunta estupida mas eu ás x também sou meio duh... se me poderem responder agradeço. Em relação parte da diferença entre OO e linguagens baseadas em procedimentos e funçoes, vou apenas te dar um simples exemplo e coloco-te um link para se quiseres saber mais:A programação Orientada a Objectos, baseia-se em interacções directas com os objectos. Ou seja, defines um objecto c todas as suas propriedades e dp podes aplicar transformações sobre ele, sabendo q esse objecto continua sempre a obedecer a determinada estrutura pre-definida. Supondo q em determinada posicao do teu programa queres desenhar um carro no monitor e depois move-lo. Se fosse em *POO, o mais normal era criares um Objecto Carro e definires nesse objecto todas as caracteristicas de um carro(tais como numero de rodas e outros...) e adiciona-lo tua tela. Sempre q o quisesses desenhar, apenas aplicavas um metodo por exemplo redrawCar() e ele redesenhava o carro na tela, como o previsto. Uma aplicação tipo de nao OO, seria em vez de se pensar como um Objecto carro, simplesmente considerar "desenhar um carro" como simplesmente um conjunto de metodos e funcoes q desenham um carro no monitor. Isto apesar de em algumas linguagens parecer mais "rapido" e fácil, acaba por nao o ser, pois por exemplo, se quisesses aplicar uma transformação ao carro, terias de alterar as tuas funções por forma a estarem correctas... Isto foi assim um exemplo meio fraquito, mas se tiveres mais duvidas... :roll: Aqui tens um pdf q te explica isso: http://www.dei.isep.ipp.pt/~lpinho/disciplinas/cprg/POO.pdf * - Programação orientada a objectos
Overrun™ Posted June 13, 2005 at 05:10 PM Author Report #795 Posted June 13, 2005 at 05:10 PM bem ajudasteme a perceber +/- o que eu precisava de saber. Já não tenho mais dúvidas, já agora já comprei o livro eheh XD. PS: podiam era ter avisado que o livro era tão grande Cumps. and Tnx. Overrun
Recommended Posts