Jump to content

VBA - Livros e formação ajuda PF (Resolvido)

Recommended Posts

Bom dia a todos

Programo em VBA há alguns meses (quase um ano) já desenvolvi várias aplicações e queria expandir os meus conhecimentos na matéria.

Por isso, pedia a vossa ajuda, através da resposta a 2 perguntas:

- primeiro queria um livro de VBA avançado: pesquisei e vi estes dois, que acham?

http://www.amazon.co.uk/Excel-Power-Programming-Spreadsheets-Bookshelf/dp/0470475358/ref=wl_it_dp_o?ie=UTF8&coliid=I24ALNPZDK4SMR&colid=2TTJHM95QJ96Q

http://www.amazon.co.uk/VBA-Macros-Microsoft-MrExcel-Library/dp/B003VPWVWG/ref=wl_it_dp_o?ie=UTF8&coliid=I1VJ9YEYSVZICR&colid=2TTJHM95QJ96Q

- Formação avançada em VBA na cidade de Lisboa, alguém conhece?

Obrigado desde já.

Bom dia,

Se realmente é apenas Visual Basic for Aplications, que pretende aprofundar, aconselho o primeiro livro que indicou. Se for caso de pretender aprofundar os conhecimentos para outros niveis, aconselharia algum dos muitos livros portugueses sobre Visual Basic .net 2010, pois já existe à muito integração entre o excell e o Visual Basic, e seria sempre uma mais-valia em termos de aprendizagem.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Olá,

Tudo depende dos conhecimentos que tenhas em VBA, pois desenvolver aplicações nem sempre é sinónimo de desenvolver bem (acho que entendes o que quero dizer).  Tens bons conhecimentos de VB ou simplesmente fazes umas macros e adaptas código?

Eu vou dar uma acção de formação de VBA agora em Dezembro, mas é para começar mesmo do zero, falando das bases de programação em VB e depois a integração no Excel - http://www.formacao.com.pt/formacao.php?ver=680. Não sei se ainda há vagas, mas era uma questão de confirmar se estiveres interessado.

Mas se queres formação MESMO avançada, e se já dominares o VB, então eu e a Ciclo estamos a preparar uma formação avançada (também não encontro acções de formação avançada na internet) para o final de Janeiro/ Fevereiro. Ai, já não se fala de VB, mas sim de UDF's, Add-Ins, Userforms, personalização, dicas de performance, etc, etc.

Sobre os livros, e como já tens alguns conhecimentos, acho que o segundo é uma melhor opção (embora não conheça).

O primeiro parece-me demasiado extenso e parece-me mais um livro de referência/consulta. Além disso os livros do MrExcel costumam ser muito bons.

Boa tarde

Em primeiro lugar quero agradecer aos dois pelas respostas.

No que toca aos meus conhecimentos de VBA, bem, creio que sou um utilizador médio. Faço bem mais que gravar macros (para ser sincero, nem uso muito o gravador), mas médio porque por vezes estou algo limitado no controlo de propriedades de objectos. No entanto, ciclos, condições, variáveis, formulários etc tudo isso é-me perfeitamente familiar. Aprendi C e C++ na faculdade pelo que a lógica de algoritmia também me é familiar.

Precisava era de saber mais no  que toca ao controlo de outras aplicações, propriedades de objectos, e mesmo add-ins.

Quanto à formação: olhando para os conteúdos programáticos da formaç, penso que a segunda etapa era mais apropriada para mim - assim que estiver pronta, aparecerá no site indicado?

cumprimentos

O que queres dizer com controlo de outras aplicações? Que mais gostarias de explorar em VBA?

Sabes é que não encontro nenhuma formação de VBA Avançado para ter como referência, e o programa foi definido com base no que eu acho essencial. Mas o programa ainda não está concluido e ainda dá para incluir qualquer coisa. 🙂

O site deverá ficar disponível em breve (próximas semanas) em http://www.ciclo.pt, e terá lá (segundo o que me disseram) a informação de todos os cursos.

Por exemplo, no outro dia queria uma macro que enviasse um e-mail sempre que executada. Tive que ir pesquisar código dado que não sabia como o fazer (nem lá perto andei).

Outro exemplo: no outro dia queria uma macro que formatasse células de uma determinada forma. Tive que ir ao macro recorder aprender como se fazia.

Gostaria de saber mais sobre as propriedades das sheets e das cells (última célula não nula, como fazer delete a uma coluna ou célula, etc - que agora também já sei porque também fui pesquisar).

Basicamente, queria evitar fazer pesquisas frequentes para incluir todas as funcionalidades que pretendo.

Vou estar atento ao site então, obrigado

Atenção que muitas dessas coisas ninguém te ensina em formação, seja que linguagem for, pois são coisas muito especificas e coisas que aprendes com a experiência.

Eu trabalho à vários anos com VBA e se me perguntares como se envia um email, eu digo-te logo que não faço a minima ideia como se faz. O importante é saberes bem as bases, saber que recursos tens à tua disposição e que podes criar (add-ins, udf, userforms, classes COM Interop, etc) e que podes utilizar objectos COM e API's do Windows.

Ou seja, não há nenhum curso que te ensine que métodos cada objecto tem, mas sim a saber explorar o que tens disponível. Eu uso com muita frequência o Help e com muita frequência as macros para ver como fazer (até porque muitas coisas só se utiliza uma ou outra vez).

Mas lá está, há muitos pequenos truques que fazem toda a diferença 😞

PS: Já agora quantas formas conheces para te referires à célula A1 (por exemplo)?

Por exemplo

Worksheets("nomeDaSheet").cells(1,1)

ou Worksheets("nomeDaSheet").range("A1").select

ou seleccionar a célula e referir-me a ela como ActiveCell

Também vejo o curso como oportunidade de sistematizar as minhas pesquisas e alargar o leque de fontes de informação...na internet até há bastante info, mas gostaria de ser mais autónomo ou pelo menos mais organizado nas minhas pesquisas, com sites de referência, etc  🙂

Também vejo o curso como oportunidade de sistematizar as minhas pesquisas e alargar o leque de fontes de informação...na internet até há bastante info, mas gostaria de ser mais autónomo ou pelo menos mais organizado nas minhas pesquisas, com sites de referência, etc  🙂

Isso é verdade!

Sabes que participando em fórums, por exemplo o p@p ou outros lá fora, também ajuda bastante pois aparecem sempre problemas diferentes que nos colocam à prova. É muito valioso e eu aprendi e aprendo bastante.

PS: Já agora quantas formas conheces para te referires à célula A1 (por exemplo)?

Era só uma brincadeira para ver que formas conhecias, até porque nem todos usam/conhecem o Cells(), mas existem mais, por exemplo Cells(1,"a") ou [a1] 🙂