Jump to content

Imprimir Form ou SQL

jviana
 Share

Recommended Posts

• Replies 56
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Boa tarde,

Esmiúça isso um bocadito, queres fazer um dicionário de francês? mas que tipo de dicionário? Dicionário com a palavra em francês e a respectiva tradução em português? Se for isso tens de fazer um par de tabelas em SQL, e depois usas querys para obter a tradução de uma determinada palavra, que podes imprimir.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Boa tarde,

Esmiúça isso um bocadito, queres fazer um dicionário de francês? mas que tipo de dicionário? Dicionário com a palavra em francês e a respectiva tradução em português? Se for isso tens de fazer um par de tabelas em SQL, e depois usas querys para obter a tradução de uma determinada palavra, que podes imprimir.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Eu queria que sei lá... Tenho uma form adicionar

Ponho a palavra numa textox e a tradução na outra, vai ficar mais ou menos assim:

+-----------------------------------------------------------------------+

|                                                                                          |

|            Palavra:                    Tradução:                            |

|                                                                                          |

|            +--------------+              +--------------+                  |

|            +--------------+              +--------------+                  |

+-----------------------------------------------------------------------+

E adicionava a uma Tabela de SQL

Depois abria o programa e pesquisava por uma palavra qualquer e aparecia numa textbox.

Portugues - Francês

Francês - Protuguês

Depois tinha um botão imprimir e imprimia tudo mais ou menos assim:

Português  -    Francês

Oui                  -        Sim

No                  -        Não

Je                    -        Eu

Élève              -      Aluno

Numéro          -      numero

un                  -      um

école              -      escola

Só isto...

É muito díficil de fazer?

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Boa tarde,

Nesse caso usa duas tabelas, uma com as palavras em PT e outra com as palavras em FR, usa um campo "auto-number" como campo-chave (Key) em cada tabela, isto tendo em conta que vais lidar apenas com traduções literais, e não com as situações em que uma mesma palavra em francês pode ter múltiplos significados em português, as coisas ficam mais simples.

Crias uma combo-box que é abastecida pela tabela com as palavras em FR, e quando for seleccionada uma palavra, ela faz um select e coloca numa textbox por exemplo a palavra "sinonima" em português.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Boa tarde,

Nesse caso usa duas tabelas, uma com as palavras em PT e outra com as palavras em FR, usa um campo "auto-number" como campo-chave (Key) em cada tabela, isto tendo em conta que vais lidar apenas com traduções literais, e não com as situações em que uma mesma palavra em francês pode ter múltiplos significados em português, as coisas ficam mais simples.

Crias uma combo-box que é abastecida pela tabela com as palavras em FR, e quando for seleccionada uma palavra, ela faz um select e coloca numa textbox por exemplo a palavra "sinonima" em português.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Tabelas de que tipo?

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Boa tarde,

Duas tabelas em SQL-Server ou em Access, no SGBD com que te sentires mais confortável a trabalhar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Duas tabelas??

Uma tabela com 2 campos PT e FR, não dava?

Boa tarde,

Dar dava, mas não ficava "tão correcto", pois como pode existir uma palavra com mais do que um significado, se usares duas tabelas a qualquer momento podes implementar a situação de uma palavra com múltiplos significados.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Boa tarde,

Dar dava, mas não ficava "tão correcto", pois como pode existir uma palavra com mais do que um significado, se usares duas tabelas a qualquer momento podes implementar a situação de uma palavra com múltiplos significados.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Obrigado pelo esclarecimento 👍

Tenho uma ideia  😄

Tenho duas radiobox:

• Português → Francês
  • Francês → Portugues

Carregando numa bloqueia uns botões e umas text's. Pronto...

Agora é preciso uma espece de controlo de pesquisa em... SQl

Não sei como se faz...

PS:

Sou podre mas podre de iniciado  :baby:

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Boa tarde,

O código seria algo parecido com isto:

Dim conn As New MySqlConnection
    Dim myCommand As New MySqlCommand
    Dim conn As MySqlConnection

conn = New MySqlConnection
        conn.ConnectionString = "server=127.0.0.1;user id=root;password=seila;database=dicionário"
        myCommand.CommandText = "select palavrapt, from palavraspt where palavra = '" + comboboxpt.text' 

Tendo em conta que a base de dados seja Mysql. Se pesquisares no google encontras exemplos para SQL-Server e outros motores de bd.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

I have two question!!!

Tenho a BD e uma DataGridView, e tenho duas tabelas (português, francês) e guardo lá

Quando o form está fechar gravava tudo como se faz??

Quero que quando adicionar um item na datagridview automaticamente fique por ordem alfabética.

Isso é possível?

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Boa madrugada,

Ter calma parece-me sempre uma boa ajuda. Eu não tive sequer tempo para ligar o computador, são neste momento 01:12 dia 14 de Novembro. Como deves calcular não tive a tarde inteira para estar no computador, nem sequer tive tempo para usar um terminal que não os afectos ao serviço. Como eu todos temos vida, por isso pressionar para que te ajudem não vai fazer com que sejamos mais rápidos, apenas com que as pessoas fiquem aborrecidas por serem pressionadas. Esclarecido isto, agora respondo-te à questão.

Tenho a BD e uma DataGridView, e tenho duas tabelas (português, francês) e guardo lá

Para esta questão, preciso de saber que base de dados estás a usar: SQL-Express, MySQL, Access, qual? Tirando isso tens varias maneiras de atingir este objectivo, das quais te descrevo brevemente duas, que devem ser as mais simples: 1ª utilizas as ferramentas gráficas do VB que são bem simples de usar, basicamente tens um wizard que te guia passo a passo para criares a datasource. Segundo, fazes isso mesmo mas escreves no codigo a connection string, e as instruções SQL.

Aqui fica um link para leres sobre como fazer, e depois colocares as tuas duvidas http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

Quero que quando adicionar um item na datagridview automaticamente fique por ordem alfabética.

Bem esta é bem simples, aprendes SQL, e fazes isso "com uma perna às costas" 🙂 Novamente duas hipoteses, primeira limpas o conteudo da datagrid e fazes o "re-fill" com uma instrução SQL onde incluas um Order by

selet * from pt order by palavra

no evento UserAddedRow do datagrid.

Segunda hipótese, fazes a coisa da maneira mais dificil re-ordenar as linhas, isto partindo do principio que estejas a usar bindindatasource.

DataView view = new DataView(Portugues) 
view.Sort = "palavra ASC"
dataGridView.DataSource = view

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

P.S. A paciência é uma virtude, um "futuro" programador tem de ser paciente e perseverante.

Para esta questão, preciso de saber que base de dados estás a usar: SQL-Express, MySQL, Access, qual? Tirando isso tens varias maneiras de atingir este objectivo, das quais te descrevo brevemente duas, que devem ser as mais simples: 1ª utilizas as ferramentas gráficas do VB que são bem simples de usar, basicamente tens um wizard que te guia passo a passo para criares a datasource. Segundo, fazes isso mesmo mas escreves no codigo a connection string, e as instruções SQL.

Aqui fica um link para leres sobre como fazer, e depois colocares as tuas duvidas http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

Estou a usar SQL Server, vou já ver o blog

Bem esta é bem simples, aprendes SQL, e fazes isso "com uma perna às costas" 😉 Novamente duas hipoteses, primeira limpas o conteudo da datagrid e fazes o "re-fill" com uma instrução SQL onde incluas um Order by

selet * from pt order by palavra

no evento UserAddedRow do datagrid.

Não estou a perceber como é que eu adiciono um Order num evento UserAddedRow?

Segunda hipótese, fazes a coisa da maneira mais dificil re-ordenar as linhas, isto partindo do principio que estejas a usar bindindatasource.

DataView view = new DataView(Portugues) 
view.Sort = "palavra ASC"
dataGridView.DataSource = view

Não está a dar

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

P.S. A paciência é uma virtude, um "futuro" programador tem de ser paciente e perseverante.

Obrigado:

PS: Eu pensava que o meu tópico  já tivesse passado pelo filtro de toda a gente  🙂

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Boa noite,

Aqui fica o codigo exemplo para resolveres a questão da ordenação. Espero que ajude.

Private Sub DataGridView1_RowStateChanged(ByVal sender As Object, ByVal e As DataGridViewRowStateChangedEventArgs) _
         Handles DataGridView1.RowStateChanged ' utilizo o evento "RowStateChanged" que ocorre cada vez que mudas o estado de uma celula de um datagrid. 
        DataGridView1.Sort(DataGridView1.Columns(1), System.ComponentModel.ListSortDirection.Ascending) ' indico que a ordenação passa a ser feita pela 2ª coluna pois o índice começa no zero.
    End Sub

Não respondi antes, pois devido ao mau tempo, tive um fim de semana complicado, dado que além da actividade profissional no ramo da informática, exerço paralelamente uma actividade voluntariamente que me ocupa muito tempo. Mas não ficou esquecido. Por vezes é bom relembrar o tópico, mas de uma forma mais "educada" 🙂

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Boa noite,

Mostra o teu código. O exemplo que te dei, foi apenas para exemplo, não para "copy-past". Mostra o codigo, que vê-se onde dá erro.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos