Jump to content

Duvida - termo da funcão

biXtre
 Share

Recommended Posts

Isto faz parte de um trabalho na minha cadeira de Programação no meu curso de Eng do Ambiente.

Já consegui fazer o projecto todo excepto este passo que não sei como escrever.

FUNÇÃO:

Considere a seguinte sucessão de números naturais:

an = 3n + 1, se n é par

ou

an = n^2, se n é impar

para todos os valores de n naturais positivos.

9 - É termo?

Escreve no ecrã SIM, se n (o número introduzido na opção 1) é um termo da sucessão, ou seja, se existe algum natural i para o qual ai = n  ou escreve NAO, no caso contrário.

Sugeriram-me para fazer isto através da inversa, mas não sei como aplicar isso.

Sqrt  é a raiz quadrada.

@lesiano16

podes explicar como chegas-te ao "i = (n-1) /3" e ao "sqrt(n)".

o meu projecto de programação tbm é muito parecido com esse e por acaso tbm estou 'encalhado' nessa mesma parte.

mas prefiro primeiro perceber como se chega a esse pseudocódigo, antes de programa-lo.

Fazer pela inversa é muito mais rapido e directo, outra forma seria criares a lista de sucessão para numeros naturais pares e inpares ate ao teu n e dps verificar se este existe dentro da lista. Agora imagina para um n = 1902302103021, ias demorar muito tempo a criar a lista quando comparado com fazer 2 operações aritméticas que é o caso da inversa.

Sqrt  é a raiz quadrada.

@lesiano16

o meu projecto de programação tbm é muito parecido com esse e por acaso tbm estou 'encalhado' nessa mesma parte.

mas prefiro primeiro perceber como se chega a esse pseudocódigo, antes de programa-lo.

Fez a inversa.

A inversa de (n^2) é raiz de n. E a inversa de (3n+1) é (n-1)/3

Sqrt  é a raiz quadrada.

@lesiano16

tu tens

1)ai = 3i+1 para i pares e

2)ai = i^2 para i impares,

queres saber dado um n se existe um i que atraves de 1) ou 2) csg obter n.

entao é o mesmo que dizer n = 3i+1 ou n = i^2 , queres saber se existe i entao fazes as 1) e 2) em ordem a i, ou seja,

a) i = (n-1)/3 ou b)i = sqrt(n) , para alem disto tens que verificar se o i para a) é par ou se o i para 😉 é impar

if (i=(n-1 && i%2==0))

printf("SIM");

else if (sqrt(n && i%2!=0))

return printf("SIM");

else

return printf("NAO");

mas assim está separado o par do impar logo pode-se usar && ou não?

if (i=(n-1 && i%2==0))  isso ta mal nao podes fazer igualdades i= , o if esta espera de uma condição que tenha o valor true or false,

ou seja if (((n-1)/3) % 2) == 0) assim ja podes.

if (sqrt(n && i%2!=0)) tmb ta mal o que queres dizer é iif((sqrt (n) % 2) != 0)  tas garantir que ele nao é par, mas nao te esquecas que tens que agora verificar se ele é um numero natural, ou seja ,if((sqrt (n) % 2) != 0) && sqrt (n)  é um numero natural)