Jump to content

Combinações de inteiros sem repetição

wolfbuda
 Share

Recommended Posts

Bom dia,

Ando à procura da melhor forma de fazer um algoritmo que devolva todas as combinações possíveis, sem repetição, dado um conjunto de valores.

Por ex: dado o conjunto de três inteiros 1, 2, 3, devolver:

1 2 3

1 3 2

2 1 3

2 3 1

3 1 2

3 2 1

Obrigado.

Isso não são combinações, são permutações.

O algoritmo mais "clássico" é o de trocas sucessivas, ficando as permutações listadas por ordem lexicográfica:

Dado um vector com a primeira permutação (isto é, com os elementos ordenados do menor para o maior), executar sucessivamente os seguintes passos:

1. Seja i o maior índice do vector onde v[ i ] < v[ i + 1 ] - se este índice não existir (isto é, a situação não ocorre no vector), estamos na última permutação, estando o vector com os elementos ordenados do maior para o menor;

2. Trocar os elementos nas posições v[ i ] e v[ i + 1 ];

3. Inverter os elementos nas posições superiores a i (o último passa para i + 1, o penúltimo para i + 2 e por aí fora);

4. Neste momento, temos a permutação seguinte à que começámos - imprimir, guardar, whatever e recomeçar estes passos.

Há outros algoritmos, incluindo alguns mais rápidos, mas acho que este é o mais simples de entender.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Eu faria por recursividade, caso fosse o conjunto tivesse um número variável de inteiros, e com loops caso tivesse um número conhecido.

Basicamente, a função recursiva chama-se a si própria para cada elemento do set, passando a si própria um set com um elemento a menos e o set dos elementos "chamados". Quando o set estiver vazio, imprime os números percorridos. Esta técnica é uma variante de DFS.

Concordo com o Cynary, eu faria por recursividade também.

Terias dois vectores, um para o conjunto permutado e outro para guardar os elementos que já estão utilizados. A cada chamada recursiva (dentro de um loop) verificavas se o elemento actual já foi usado, se sim então metes no vector se não continuas sem faz nada.

here since 2009