Jump to content

Shell

Alvess
 Share

Recommended Posts

#include "myshell.h"

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#include <string.h>

void type_prompt(void) {

printf("\nComando: ");

}

void read_command(char *cmd, char *params[]) {

char linha[256];

if(gets(linha) != NULL) {

printf("%s", linha);

strcpy(cmd, "/bin/ls");

strcpy(params[0], "/bin/ls");

strcpy(params[1], "-l");

params[2] = (char *) 0;

}

Olá Pessoal tenho este problema,não sei como desenvolver aquilo.Por favor ajude-me a resolver.

Muito Obrigado.

Guest user14912

A problema é para criar uma shell em C,e que o utlizador um comando e depois espera por o processo parametros,e depois de introduzido devolve o parametro.

Do que disses-te nada tem sentido, mas presumo que queiras criar um pequena Shell em C.

Muito bem, quais os passos a seguir.

Poderás construir um algoritmo da seguinte maneira:

• O programa rodar em torno de um bloco iterativo
  • Pedir ao utilizador o comando, executa-lo e voltar ao bloco iterativo, esperando por um novo comando

Muito bem, simples de perceber, é só isto que tínhamos de pensar primeiramente.

Como fazer então isto?

Fácil, repara:

PS:[Vou fazer com os parâmetros argv e argc do main, assim temos a vantagem de executar o programa externamente pela linha de comando do SO, tal como acontece com o shell]

//funcao main com os parametros

int main(int argc, char *argv[]){

//ciclo infinito ate'..
    while(1){

//sair da shell, aqui podias implementar uma função e passar o vector de apontadores argv
            if(strcmp(argv[1],"sair")==0)
                break;                                        

}

printf("byebye, obrigado por visitar a nossa shell");
return 0;    
}

E pronto, tens aí um pequeno prototipo da shell.

Inicialmente temos no main o argc e o argv, em que:

argc-> é o número de string para qual o vector de apontadores argv aponta.

argv-> é um vector de apontadores, cada posição do vector aponta para um bloco de strings.

Por exemplo, na linha de comandos fazias:

:> programa ls -l

Então neste caso, argc==3 e o argv[0]==programa,argv[1]==ls,argv[2]==-l.

Não sei se fui muito claro, mas penso que já deves ter percebido como começar a sua implementação.

Qualquer dúvida diz, good work  😁

Eu já tinha perguntado há uns dias atrás (dia 29) noutro tópico aqui (com o nome de Shell também).

O problema é este. Temos de implementar mais comandos no parsecmd.c (é o nome do ficheiro. o alvess deve ser da minha escola).

Precisamos de um if ou um switch para executar vários comandos. O que queremos é : aparece a prompt "Command:" e depois inserir ls. Depois disso ele pede o parametro e inserimos -l e a shell executa o ls -l.

Agora ele faz automaticamente bastando carregar no enter ou outro caracter.

Vai ver o meu tópico sobre a Shell. Estão lá os ficheiros todos menos o makefile.

Abraço.

Guest user14912

Sempre podes ser mais criativo na shell e fazer operações do género system("ls -ls"); mas programadas por ti 🙂

Por exemplo a biblioteca <dirent.h> permite-te abrir um directório e colocar  numa estrutura o nome dos ficheiros, depois podes brincar um bocadinho 🙂

Quem diz esta biblioteca diz outras, porque não trabalhar um bocadinho mais em "baixo nível"  😁

Desculpe, a pergunta é assim;

Pretende-se com este trabalho implementar uma shell em Linguagem C para o sistema operativo UNIX/LINUX.

Assim, esta deverá apresentar uma prompt ao utilizador e aguardar que sejam introduzidos comandos. Após a introdução de um comando (e eventuais parâmetros) a shell deverá coloca-lo em execução e apresentar novamente a prompt ao utilizador quando a execução terminar.

Por favor ajude me a resolver o meu problema.

Guest user14912

Tão o teu problema já foi mais que resolvido 🙂

Em cima deixei-te um pequeno prototipico, já com um comando (sair) e como podes ir buscar o comando ao vector de apontadores, agora é fazeres o mesmo para os outros comandos.

A segunda hipótese que te dei foi, ou fazes isso com chamadas ao sistema do tipo system("ls -l"); ou constrois tu essas próprias funções.

PS: Se o fizeres com a primeira hipotese "chamadas ao sistema" o trabalho não tem um grau de dificuldade tão elevado (para ser sincero, não tem qualquer dificuldade), agora depende do que o teu professor queira e de como queira que façam 😉