Jump to content

Preg_match - expressoes regulares

kof20012
 Share

Recommended Posts

boa noite,

Estou neste momento a tentar estudar esta função, mas não consigo entender algumas coisas.

Acima de tudo vou só explicar o que já entendi:

Código:

if(!preg_match('/[00-23]{1}:[00-59]{1}/', '00:00')){

Vou fazer uma validação de hora, em primeiro lugar deve-se colocar uma '/' no inicio e no fim (li que vinha do pearl). de a string tem que ser do formato de 00 a 23 - 00 a 59 onde só pode encontra uma vez  '{1}', correcto?

Neste momento ele está a verificar bem as horas, caso coloque um simbolo antes como por exemplo '-00:00' ou '00:00-' ele aceita. A minha duvida é não aceitar simbolos nem antes nem depois (já sei que para a negação será [^...], (... é expressao)

Abraços

Eh lá, se isso está a funcionar bem... não devia, que a expressão regular está errada!

O que estás a fazer com, por exemplo, [00-23]{1}, é aceitar um e só um dígito que seja 0 ou entre 0 e 2 ou o 3. De forma análoga para os minutos...

O que tens de fazer é (([01][0-9])|(2[0-3])):[0-5][0-9]. A explicação correspondente é: um dígito 0 ou 1 e um dígito de 0 a 9 ou o dígito 2 e um dígito de 0 a 9, dois pontos, um dígito de 0 a 5 e um dígito de 0 a 9.

Depois, para garantires que não apanhas mais nada sem ser a data, podes colocar âncoras de início e de fim (os símbolos ^ e $, respectivamente), o que obriga a que o match seja à string inteira:

if (preg_match('/^(([01][0-9])|(2[0-3])):[0-5][0-9]$/', '00:00')) {

Finalmente, e só como esclarecimento, o símbolo / é o delimitador, mas podes usar outro, se te der mais jeito (por exemplo, se tiveres que fazer matches com muitos / é mais fácil mudar o delimitador do que escapar cada um dos símbolos depois).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.