Jump to content

Recommended Posts

Posted

Alguém aqui já usou o birt? Alguém grama aquilo?

Não existem ferramentas de reporting para Java melhores? (Pelo menos ao nível da documentação...)

Posted

Não utilizei nenhum mas podes testar estes, se não os conheces já.

http://java-source.net/open-source/charting-and-reporting

Depois tens sempre o bom, ou não, Crystal Reports for Java, http://www.businessobjects.com/products/crystal/default.asp?intcmp=hp_products_crystal

E tens também o IntelliVIEW, http://www.synaptris.com/products/reporting-analytics/reporting/java.html

Quando andei à procura encontrei o link para as ferramentas open-source e alguns colegas recomendaram-me os Crystal Reports e o IntelliVIEW, mas não cheguei a testar nenhum dos programas e por isso não sei se servem para o que queres.

Espero ter ajudado. Peace.

• 2 weeks later...
Posted

Obrigado. Eu também tive a fazer uma pesquisa, e gostei mt do Jasper. O Crystal Reports eu já trabalhei com ele. Não sei é se eles têm JARs para chamar relatórios em Java. (Mais concretamente J2EE). But thanks!

Entretanto, já estive a fazer cenas com o BIRT e a minha ideia até agora, é que aquilo ainda tem muito que melhorar. É um sistema que no futuro poderá ser referencia em reporting, mas actualmente, não aconcelho a ninguém. O maior cancro do BIRT é que o data source é definido ao nivel do relatório. Ainda vou tentar descobrir, como é que eu em runtime, dou as definições do datasource do servidor que está a correr.

Uma coisa que aconselho às pessoas que algum dia teram a infelicidade de trabalhar com esta ferramenta, é ter duas instancias do eclipse. Uma para programar a aplicação, outra só para fazer relatórios. O plugin do birt designer é altamente instavel. E já fui obrigado a fazer reboot á máquina, por o eclipse me encravar. Genero... estar a fazer 1 relatório, e com o relatório aberto, abrir ficheiros Java. Muito má ideia....

Dúvido que alquem aqui use o BIRT (visto que é 1 ferramente de reporting um bocado recente), mas se alquem tiver 1 questão... entao fiquem com medo! A documentação desta ferramenta é simples de mais, e escassa! Problemas mais complexos e exemplos mais complexos são muito poucos, se não forem nulos.

Em última analise desta minha experiencia com esta ferramenta, é que isto tem 2 pontos muito importantes a  melhorar. Uma, é a definição do datasource ao nivel do report. Haver esta definição ao nivel do engine (como acontece com o crystal reports). Outra é a integração do viewer dentro das próprias aplicações. Documentação sobre esta integração é escassa, e faz-me pensar se eu não rebusquei um bocado para ter o viewer dentro da minha aplicação.

Basicamente... daqui a 3 ou 4 anos, o BIRT já seja uma ferramenta de confiança. Actualmente... é muito mau para aplicações de médio e alto porte.