Jump to content

Listas

leorsilva
 Share

Recommended Posts

Estou aprendendo haskell e me deparei com um problema em relação a listas... como faço para saber, se é que é possível, em qual índice de uma lista estou... tipo, tendo uma lista [8,1,3,7] quero ter uma lista que contenha apenas os dígidos em índicies ímpares, o que daria [8,3].

Usar o !! é bastante ineficiente.

Uma forma fácil era percorreres a lista consumindo 2 elementos de cada vez.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

2 questões: 1 - como se faz essa verredura de mais de um valor? 2 - se eu percorrer de 2 em 2 ñ estarei pegando os índices pares? o que gostaria e de ter os valores de índices ímpares... como coloquei no exemplo... se entro com a lista [2,4,6,8] a resposta sair [2,6]

o exércício que estou tentando resolver é o seguinte:

"Um número é dito careta, se a soma de seus dígitos ímpares é igual à soma de seus dígitos em posições ímpares. Crie uma função que fornecido um número diga se ele é careta."

tenho o seguinte feito até o momento:

careta :: Int -> String

careta x = if sum(listaImpar(x)) == sum(listaPImpar(x))

then "Careta"

else "Nao e careta"

listaImpar 0 = []

listaImpar x = if(mod (mod x 10) 2) /= 0

then listaImpar(div x 10) ++ [mod x 10]

else listaImpar(div x 10)

ou seja... peguei o número digitado e tranformei em uma lista de Int somente com os dígitos ímpares e somei esta lista... Agora ñ tenho idéia como fazer para que com esse número eu gere uma lista apenas com os números que estão nas posições ímpares para depois somar essa lista e ver se é igual a primeira lista que criei.

só para dar uma clareada em cima do enunciado do problema que postei... um número que seria chamado de careta pelo enunciado é o núemro 8137... pois a soma de seus dígitos ímpares (1 ,3 ,7) é 11 e a soma de seus dígitos e posições ímpares (8, 3) tb é 11