Jump to content

Listas

leorsilva
 Share

Recommended Posts

Estou aprendendo haskell e me deparei com um problema em relação a listas... como faço para saber, se é que é possível, em qual índice de uma lista estou... tipo, tendo uma lista [8,1,3,7] quero ter uma lista que contenha apenas os dígidos em índicies ímpares, o que daria [8,3].

Usar o !! é bastante ineficiente.

Uma forma fácil era percorreres a lista consumindo 2 elementos de cada vez.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

2 questões: 1 - como se faz essa verredura de mais de um valor? 2 - se eu percorrer de 2 em 2 ñ estarei pegando os índices pares? o que gostaria e de ter os valores de índices ímpares... como coloquei no exemplo... se entro com a lista [2,4,6,8] a resposta sair [2,6]

o exércício que estou tentando resolver é o seguinte:

"Um número é dito careta, se a soma de seus dígitos ímpares é igual à soma de seus dígitos em posições ímpares. Crie uma função que fornecido um número diga se ele é careta."

tenho o seguinte feito até o momento:

careta :: Int -> String

careta x = if sum(listaImpar(x)) == sum(listaPImpar(x))

then "Careta"

else "Nao e careta"

listaImpar 0 = []

listaImpar x = if(mod (mod x 10) 2) /= 0

then listaImpar(div x 10) ++ [mod x 10]

else listaImpar(div x 10)

ou seja... peguei o número digitado e tranformei em uma lista de Int somente com os dígitos ímpares e somei esta lista... Agora ñ tenho idéia como fazer para que com esse número eu gere uma lista apenas com os números que estão nas posições ímpares para depois somar essa lista e ver se é igual a primeira lista que criei.

só para dar uma clareada em cima do enunciado do problema que postei... um número que seria chamado de careta pelo enunciado é o núemro 8137... pois a soma de seus dígitos ímpares (1 ,3 ,7) é 11 e a soma de seus dígitos e posições ímpares (8, 3) tb é 11

A ideia é a mesma fazes uma funcao que :

-> Começa em n (n = 1) e vais somando este valor com a  chamada desta funcao recursivamente mas agora n+2;

-> Caso de paragem quando n > x , em que x é o valor que pretendes ver se é careta

Acho que isso não dá certo pq ñ vou buscar um valor e sim quero saber se um valor é... tenho que somar seus digistos impares e soma seus digitos em posição impares e ver se essas somas são iguais.

essa lógica não faz o que procurava não... ñ quero dar um número e ver se ele é igual a outro ñ...

consegui resolver... estou postando aqui a minha resolução.

careta :: Int -> String
careta 0 = "Nao e careta"

careta x = if sum(listaImpar(x)) == sum(listaPImpar(x))
           then "Careta"
           else "Nao e careta"

listaImpar 0 = []
listaImpar x = if(mod (mod x 10) 2) /= 0
               then listaImpar(div x 10) ++ [mod x 10]
               else listaImpar(div x 10)

listaPImpar 0 = []
listaPImpar x = if mod (length (lista(x))) 2 /= 0
                then listaPImpar(div x 10) ++ [mod x 10]
                else listaPImpar(div x 10)

lista 0 = []
lista x = lista(div x 10) ++ [mod x 10] 

exemplo: careta 8137... crio uma lista só com os dígitos impares(1,3,7) e crio uma lista só com os valores quando o length é impar, pegando o último valor, que será de índice ímpar... depois comparo a soma das 2 listas...

consegui resolver... estou postando aqui a minha resolução.

Tens várias coisas que podes melhorar aí.

Primeiro não precisas de usar o operador ( ++ ). Podes usar antes o operador ( : ). Já que a adição é comutativa. E usares o ( : ) é bem mais eficiente que o ( ++ ).

Depois para validares se um dado digito é par, podes simplesmente fazer logo mod do número pelo 2, fazeres primeiro mod por 10 é irrelevante.

Na função listaPImpar em vez de estares a cada passagem a gerar a lista para saber o índice do digito.

* Podes usar uma parâmetro extra que vai alternando entre "é impar", "é par".

* Outra é gerares primeiro a lista (apenas uma vez) e depois percorrer de forma normal.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk