Jump to content

Objecto por cima de outro?

Rodrigo Graça
 Share

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou a desenvolver um jogo em que consiste em preencher varias textbox e acertar nas palavras. Para quem ainda estuda é como nos testes em que se tem uma frase com traços e temos de completar a frase com palavras nos traços.

Só que no visual basic comecei por tentar meter uma line e uma textbox na frente mas com fundo transparente para que ficasse o efeito de estar a escrever numa linha. Mas não deu para por fundo transparente então meti a cor do fundo da textbox igual à cor do fundo do form e ficou melhor mas acontece que a line fica atrás da textbox e quando executo a line não se vê e eu gostaria de saber como eu meto o objecto line por cima da textbox

Se alguém tiver outra ideia para fazer o efeito referido acima de escrever numa linha (como nos testes) me digam possíveis propostas.

Sem outro assunto os meus cordiais cumprimentos, Rodrigo Graça.

O mais simples é desenhares a linha directamente na textbox:

Dim g As Graphics = TextBox1.CreateGraphics
g.DrawLine(Pens.Black, 0, TextBox1.Height - 5, TextBox1.Width, TextBox1.Height - 5)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

O sucesso desse método depende muito do sítio onde o estás a disparar.

Se o colocares, sei lá, no textchanged, já o vais ver a partir do momento em que alteres o texto

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Coloquei no load para que quando inicia-se o programa a linha aparece-se. Mas dizes que se mudar o texto ela desaparece? Eu quero que a linha fique sempre por cima.

É que é sempre a mesma ..... umas linguagens dão para uma coisa e outras não! Se utilizares html mais concretamente css á um apropriedade que é o z-index que mesmo que tenhas 100milhoes de coisas se mandares alguma coisa para por exemplo z-index: 2000; essa coisa vai aparecer na frente de tudo! Era isso que queria fazer com a linha....

É que é sempre a mesma ..... umas linguagens dão para uma coisa e outras não! Se utilizares html mais concretamente css á um apropriedade que é o z-index que mesmo que tenhas 100milhoes de coisas se mandares alguma coisa para por exemplo z-index: 2000; essa coisa vai aparecer na frente de tudo! Era isso que queria fazer com a linha....

É como comparar a noite com o dia 👍

Curioso. A textBox não dispara o evento Paint, e se o forçarmos, o texto não é auto-redesenhado.

Enquanto não encontro um workaround para isto (até porque agora não posso), podes utilizar o evento TextChanged ou o Click, ou ambos para pintar a linha, que já safa qualquer coisa.

Alternativamente podes criar uma classe, herdar da textbox e colocar o código num override ao evento.

Sérgio Ribeiro

Já aprendei mais alguma coisa XD

Mas não serviu porque aparece uma linha mas ao escrever ela desaparece. E o efeito que quero a linha tem de estar sempre visível para fazer o tal efeito de se estar a escrever na linha e não numa textbox.

Bioshock se este "http://stuffpinho.wordpress.com/" é o teu blog parabéns gostei dos conteúdos.

Bem..mas sabes que isto é uma "manha"..however, o que tens a fazer, é inserir uma Textbox no Form, clicar do lado direito e depois em "Send to back". Após isto, coloca um panel no Form, define o size-height do mesmo para 1 e define nas propriedades do panel o borderstyle como FixedSingle.

Obrigado a todos os que cooperaram consegui o que queria. Fiz como o nosso amigo Bioshock explica acima, embora não seja muito "programador friendly" XD. Não fecharei já o tópico porque sei que me vão surgir mais duvidas. (Surgem sempre) E porque no fim gostaria de postar aqui o link para baixarem o projecto final do que estou a desenvolver.

Ok. Se eu abri-se um tópico por cada duvida dentro desta cabeça só eu enchia o fórum.... sem exagerar.

Esta noite fico até tarde e já devo acabar o projecto depois coloco onde disseste. Parece-me um lugar interessante visto que ando a juntar os meu projectos. Para quando precisar de ideias ou ver como fiz alguma coisa. Depois leio por lá alguns projectos.