Jump to content

Raíz real de um número positivo

Tomas
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal ainda sou um noob no que toca à programação e tenho aqui um problema a resolver, ora aqui vai:

Considere o problema de calcular uma aproximação da raiz real de um número positivo n e os seguintes algoritmos:

Algoritmo Guess&Check : Calcular a raiz inteira de n, i.e., o maior numero inteiro cujo quadrado não ultrapassa n. Seja x esse valor. Considerar o intervalo [min,max] com min=x e max=x+1. Verificar se min é uma aproximação suficientemente boa da raiz de n (i.e., se |min-n/min|< epsilon*min ). Se sim, está encontrado o valor. Senão, verificar se ((max+min)/2)2 < n . Em caso positivo repetir o processo agora para o intervalo [(max+min)/2,max] e, caso contrário, com o intervalo [min,(max+min)/2].

Algoritmo de Newton : Considere a sucessão definida por: t0=n, ti+1=1/2 * (ti+n/ti). Calcular os elementos da sucessão t0, t1, t2... enquanto |ti -n/ti |> epsilon*ti . Parar quando se encontra o primeiro elemento que não satisfaz esta condição.

Implemente cada um destes algoritmos numa classe Java e teste-os com diferentes valores de n e epsilon. Inclua em cada algoritmo um contador que conte o número de iterações executadas por cada algoritmo.

Todas as ajudas são bem vindas uma vez que estou completamente à deriva com isto ...

Pessoal tive a fazer o código para o primeiro algoritmo e deu-me algo do género, é mais do que provavél que estejam muitas coisas mal, conto convosco para me ajudar  🙂 .

//implementacao do algoritmo guess&check

public static void main raiz inteira de n(String[] args) {

int n, int y, int min, int max, int contador;

int n=10 ;
    int min=x ;
    int max=x+1 ;
    int contador = 0 ;

If (|min-n/min|< int y*min){
        int contador=contador+1
        System.out.println ("o valor da raiz inteira de "+ x)
        }

Else ((max+min)/2)^2 < n){
            int contador=contador+1
            }

For ((max+min)/2)^2 > n;[(max+min)/2,max]); x++ ) { 
          int contador=contador+1
          } 

Else [min,(max+min)/2; x++] {      
           int contador=contador+1

}

}

Estou a usar o NetBeans no Windows para fazer os códigos.

Eu sei que tem erros, eu próprio admiti no meu 1º post que era um noob.

Gostava era que me ajudassem a fazer os ciclos, porque isso das maiusculas e minusculas corrige-se com facilidade ao correr o código no terminal do ubuntu.

Já agora porque é que convem ficar só main no nome do código ?