Jump to content

Duvidas de newbie.

ClaudioxPT
 Share

Recommended Posts

Eu sei algumas bases de Visual Basic mas ainda sou muito iniciante e como tal tenho varios problemas que me estão a fazer deitar fumo de tanto tentar.

Tenho um projecto que contem uma listbox.

E queria que ela guardasse os seus dados quando desligado o programa.

Simples até ai. Faz-se o programa importar dados de um .txt

Mas eu não queria um segundo ficheiro, queria que os dados estivessem dentro do programa e pelo que consegui entender isto é solucionavel com uma database ou até mesmo múltiplas.

1º Não sei trabalhar com elas

2º Não sei como importar/exportar info de um lado para o outro.

Em segundo lugar quero fazer uma espécie de uma verificação de updates que funcionará de forma muito simples apenas fazendo um redireccionamento para um site de download quando se encontrar desactualizado mas preciso de sugestões para o fazer.

O que eu já pensei é fazer o programa apanhar no form1.load o source code de uma pagina oculta de site/blog e se detectar no source code uma diferença daquilo que devia "arrasta" o user para o site não deixando o programa arrancar sem estar em ultimo update mas pareceu-me demasiado "invenção" e alem disso iria atrasar o arranque do programa uns 5/8 segundos ou até mais.

O ideal seria por exemplo arranjar forma de ter um servidor home made e cravar um updater no programa mas num faço menor ideia de como o fazer.

Boas,

Não percebi muito bem qual é a tua dúvida...

de qualquer modo, até um txt pode ser usado como base de dados, embora para coisas mais simples hoje em dia a slução passe por XML.

Depois, se quiseres começar a mexer em SGBD's podes começar pelo Access ou ate mesmo pelo SQLExpress.

Podes encontrar exemplos de interecação com base de dados aqui:

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html

Depois é só ajustares os objectos de acordo com o SGBDS's que estiveres a usar.. por exemplo, estes que te enviei sao para SQLServer...

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!