Jump to content

Includes

tipocool
 Share

Recommended Posts

Boas,

Preciso de uma ajuda que creio ser basica e até vergonhoso pedi-la o que é certo é que não sei como fazer.

Tou a construir um site, e como qualquer site, dentro do site tem ligações para outras partes do site.

Para cada "sub-pagina" fiz um ficheiro html novo, só que agora deparo-me com um problema, as partes comum de cada pagina, tipo o cabeçalho, a lateral etc, sempre que as altero, tenho de alterar uma a uma... Existe forma automatizada de o fazer nao existe? Tipo construir o site, a parte comum de cada pagina e estabelecer que aquilo é comum, depois ir so mudando o que muda em cada pagina.

Assim imaginemos que queria escrever tipocool e me enganei e escrevi tipocol. Teria de alterar tantas vezes quantas paginas o meu site tem para corrigir, precisava de saber como fixar a parte comum de cada uma das sub-paginas.

Olá,

Se estás a fazer um site em puro HTML então precisas de utilizar ficheiros com a extensão shtml, que permitem Server Side Include.

No entanto sugiro uma solução que robusta, como uma linguagem de programação que corra do lado do servidor, como ASP.Net ou PHP, por exemplo.  🙂

Já agora, aqui vai um exemplo:

http://webmaster.iu.edu/tool_guide_info/ssi.shtml

Só mais uma coisa: não saber não é vergonhoso. Ninguém nasce ensinado. Vergonhoso é não querer aprender 🙂

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

O que recomendo é o uso de PHP.

No entanto, além dessa opção e do uso de SSI, tens outras opções:

Usar javascript e AJAX, para retirar a informação de outro ficheiro e dar instruções ao browser para mudar a página, de acordo com essa informação (provavelmente a opção menos preferível para este caso, visto que alguns browsers podem dar problemas).

Uso de iframes/frames, assim podes dividir a página em várias, mantendo a parte comum numa das páginas, e o resto nas outras.

Olá,

Usar javascript e AJAX, para retirar a informação de outro ficheiro e dar instruções ao browser para mudar a página, de acordo com essa informação...

Concordo contigo, não me lembrei dessa alternativa 🙂

... (provavelmente a opção menos preferível para este caso, visto que alguns browsers podem dar problemas).

Aqui já não concordo tanto. Para tal recomendo jQuery, é cross-browser e é muito fácil de utilizar Ajax.

Uso de iframes/frames, assim podes dividir a página em várias, mantendo a parte comum numa das páginas, e o resto nas outras.

Também é uma hipótese, mas não eu não iria por aí.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa