Jump to content

Encriptação Sql Server CE 3.5

amiloM1425
 Share

Recommended Posts

Olá a todos,

Tenho estado à procura de umas informações sobre os algoritmos utilizados pelo Sql Server CE 3.5 mas não tenho conseguido encontrar grande coisa.

Sei que utiliza um algoritmo de 128 bits, no entanto, gostaria de saber exactamente qual o algoritmo. Encontrei num sitio a indicação de que seria o AES-128, mas não consigo confirmar essa informação.

Alguém sabe que algoritmo é utilizado, particularmente no modo de encriptação "Engine Mode"?

Uma outra dúvida que tenho é o seguinte. A gestão da integridade do ficheiro da base de dados é feito pelo próprio motor de base de dados, certo?

Obrigado a todos

Olá Amilo,

O mecanismo de encriptação do SQL Server Compact é usado a par da definição de uma password de acesso para limitar o acesso a um ficheiro SDF, seja tentando abri-lo por métodos 'normais', seja em modo binário. Ter no entanto em conta que por força bruta se podem tentar 'todas' as conbinações de passowrd imagináveis para comprometer a sua segurança.

A Microsoft não é muito clara sobre os algoritmos de encriptação, até porque podem depender do sistema operativo do PC/equipamento em causa, o que leva a que consoante o ambiente onde é criado o SDF, pode não ser possível abri-lo noutros ambientes (ex., o Windows Vista/7/2008 podem implementar algoritmos que o 2000, o XP/2003, o Windows CE e o Mobile) não implementam.

Sobre a integridade dos ficheiros de dados, o próprio motor encarrega-se de monitorizar o estado, podendo avisar na abertura do SDF que o mesmo se encontra corrompido, o que nalgumas situações pode ser corrigido pelo método Repair do engine. Ainda sobre o tema da integriade, ter em conta que nas últimas versões do SQL CE, as transacções são atómicas.