Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Estou a construir um sistema de gestão de bibliotecas ( ou a tentar), e vai ter uma base de dados em access que já fiz, onde vão ser registados, os livros, os utentes da biblioteca, os funcionários, as requisições e as devoluções. fiz este esquema.

http://img142.imageshack.us/img142/7227/accessob3.png

Foi feito muito á pressa se não conseguirem perceber digam. A minha ideia é a seguinte cada funcionário faz o seu registo no formulário indicado para tal, com um username e uma password, que ficam gravados na tabela func, para utilizar no login. vai haver uma tabela de requisições e outra de devoluções, para efeitos de relatórios ao fim do mÊs e para uma melhor gestão da biblioteca deve ficar tudo registado, uma tabela utentes, onde se cria um registo de cada utilizador da biblioteca com um número próprio, e uma tabela livros para registar todos os livros.

O que acham?

Agora como se liga a bd ao programa?

Pedia que me mudassem o tópico para a secção de dúvidas, postei muito á pressa e nem vi onde!

Posted

Boas!!

Para ligares a base de dados tens k criar uma OleDb.OleDbConnection

Eu costumo usar um modulo para isso visto n teres d estares sp a declarar a mesma coisa

Module BD
    Public Con As OleDb.OleDbConnection = New OleDb.OleDbConnection("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=(caminho se necessario\)BasedeDados.mdb;User Id=admin;Password=;")
End Module

depois disto interages com a base de dados atravez de comandos

Dim sql As String
        Try
'Este exemplo usa uma base de dados k nada tema ver com a tua, por isso teras k adaptar as instruções de SQL

sql = "INSERT INTO FILMES (TITULO_ORIGINAL,TITULO_PORTUGUES,PONTOS_IMDB,REALIZADOR,ACTORES,ANO,CLASSIFICA,DURACAO,GENEROS,LINK_IMDB,SINOPSE,URL_IMAGEM) VALUES ('" & Título_OriginalTextBox.Text & "','" & Título_PortuguêsTextBox.Text & "','" & Pontuação_IMDBTextBox.Text & "','" & RealizadorTextBox.Text & "','" & ActoresTextBox.Text & "','" & AnoTextBox.Text & "','" & ClassificaçãoTextBox.Text & "','" & DuraçãoTextBox.Text & "','" & GénerosTextBox.Text & "','" & LinkLabel1.Text & "','" & SinopseTextBox.Text & "','" & URL_ImagemTextBox.Text & "')"

Dim com As New OleDbCommand(sql, Con) ' Criar o comando SQL em k s indica a instrução SQL e a conecção

Con.Open() 'Abrir a conecção

com.ExecuteNonQuery() 'Comandos diferentes de Selects

sql = "SELECT MAX(ID) FROM FILMES"
            com = New OleDbCommand(sql, Con)
            Dim num As Integer = com.ExecuteScalar() 'Comandos k nos devolvem um so numero

sql = "SELECT * FROM FILMES"
            com = New OleDbCommand(sql, Con)
            com.ExecuteReader() 'Comandos normais de Select

Con.Close()

Catch ex As Exception
            Con.Close() ' Fechar a conecção em caso de erro
            MessageBox.Show(ex.Message) 'Mostra o erro
        End Try

Espero k isto seja exclarecedor!!!

Kk coisa ja sabes... pergunta!!!

Fikem Bem!!!Miguel Duarte - (SoulOnFire)O meu BLOG - XAML E WPF - http://wpfpt.wordpress.com/