Jump to content
paulosemblano

Proteção código VBA não funciona

Recommended Posts

paulosemblano

Tenho uma planilha feita no Excel 2003.

Apesar de não ter macros, protegi o VBA com senha (Alt+F11  -  Propriedades de VBAProject/Proteção), pois há uma planilha oculta como:

2 - xlSheetVeryHidden

Por isso protegi o VBA, para que o usuário não torne a planilha oculta.

Repito: não há módulos, formulários, macros, nada.

Ao abrir no Excel 2007 em modo de compatibilidade, para minha surpresa o VBA está ativo, pois a senha sumiu.

No Excel 2003 continua protegido, mas no Excel 2007 não.

FreiNando

O Excel 2007 só carrega o Projecto VBA se pelo menos um procedimento for criado (Sub ou Function).

A password de proteção fica guardada no projecto VBA, por isso se você quer que a proteção funcione no 2007 tem de criar um procedimento, mesmo que não tenha código nenhum dentro.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

paulosemblano

Fiz alguns testes com o Excel 2007.

Criei um módulo no VBA e salvei o arquivo com extensão para macro.

Depois em Salvar como salvei como arquivo sem macro. Após responder positivamente à pergunta o arquivo é salvo.

As macros são excluídas, mas o projeto VBA fica em aberto.

Resultado: planilha onde tenho guardado coisas importantes, como senha por exemplo, e que ocultei pelo VBA podem ficar visíveis. Ou até para rodar uma macro que desprotege as planilhas visíveis.

Em minha opinião a Microsoft fez caca.

No Excel 2003 não acontecia isso.

👎 😡 🤔

Nuno2020

Boa noite, eu tenho a mesma duvida,

Fiz tudo de acordo com o descrito neste site abaixo, pois o meu objetivo era precisamente ocultar uma folha do excel de forma permanente (sem ser possivel visualizar com o "unhide")

http://www.tomasvasquez.com.br/artigos/excel_planilhas.htm

mas quando chego à parte de criar uma senha no Visual Basic para que qualquer pessoa que aceda à janela do VB nao encontre a pasta, a mesma nao funciona. Abri de novo o documento (depois de ter salvo) e o VB nao pede senha, as alteraçoes que fiz ficam visiveis para quem quiser ver.

Não sei se entendi muito bem o que foi explicado aqui, é possivel se eu fizer mais alguma alteraçao?...

Alguem poderia ajudar a esclarecer?

Agradeço desde já

(tenho Office Plus10)

Rhysand

Bom dia,

É complicado ter verdadeira protecção, pois é muito fácil com simples códigos numa pasta de trabalho a parte, desbloquear praticamente qualquer VBProject Excel e aceder as macros nos módulos/userforms etc... pois o nível de encriptação do office é quase o mesmo desde a sua criação.

Tenho vários VBProjects e tal como eu, podes inserir muitas e diversas modificações de forma a tentar proteger a pasta de trabalho de Excel. 

O VBProject deve ser protegido com uma password;

Todas as folhas de excel que se queira manter como ocultas, também podes criar um código para tal, o excel exige que uma folha deve ficar sempre visivel;

Podes criar uma linha com uma formula para obter os dados da linha  da mesma folha de excel onde tens os códigos, (exemplo: códigos na linha 2 e a linha com as formulas ser a linha 3),

após isso, podes escrever no módulo da folha de excel código para ocultar a linha (2), e ocultar as formulas da linha (3) da barra de formulas, como também criar uma mascara para ocultar os dados (formulas) da linha (3), isto tudo bloqueando a folha de excel também.

isto são alguns exemplos, posso colocar alguns códigos caso precises.(uso o office 2013 32)

Nuno2020
2 horas atrás, Rhysand disse:

Bom dia,

É complicado ter verdadeira protecção, pois é muito fácil com simples códigos numa pasta de trabalho a parte, desbloquear praticamente qualquer VBProject Excel e aceder as macros nos módulos/userforms etc... pois o nível de encriptação do office é quase o mesmo desde a sua criação.

Tenho vários VBProjects e tal como eu, podes inserir muitas e diversas modificações de forma a tentar proteger a pasta de trabalho de Excel. 

O VBProject deve ser protegido com uma password;

Todas as folhas de excel que se queira manter como ocultas, também podes criar um código para tal, o excel exige que uma folha deve ficar sempre visivel;

Podes criar uma linha com uma formula para obter os dados da linha  da mesma folha de excel onde tens os códigos, (exemplo: códigos na linha 2 e a linha com as formulas ser a linha 3),

após isso, podes escrever no módulo da folha de excel código para ocultar a linha (2), e ocultar as formulas da linha (3) da barra de formulas, como também criar uma mascara para ocultar os dados (formulas) da linha (3), isto tudo bloqueando a folha de excel também.

isto são alguns exemplos, posso colocar alguns códigos caso precises.(uso o office 2013 32)

Boas,

Agradeço pela resposta desde já, eu nao entendo de programaçao nem se trata de proteger algo muito importante. A unica coisa que pretendia mesmo era eliminar o caminho para aceder à pasta tal qual eles fizeram nesse link que coloquei acima, para mim isso era o ideal.

As folhas (onde estao as formulas que criei )  e que pretendia ocultar estao ocultas na folha excel, (as celulas estao tambem bloqueadas),  mas queria ainda assim que as "sheets" nao ficassem sequer visiveis, pois quem souber de VB, abre a janela e vê as "sheets" todas  lá, a partir daí pode torna-las visiveis no excel como explicam nesse link. E a password resolveria  isso

Mas nao existe entao possibilidade, neste Excel mais recente,  de colocar uma password para que essa pasta nao se abra dentro do VB  e revele todas as "sheets"?

Obrigado

Edited by Nuno2020

Rhysand

Boa tarde,

Sabes adicionar o modo programador ao friso do Excel ?

-> Mostrar o separador Programador no friso do Excel: (O separador programador não é apresentado por predefinição, mas pode adicioná-lo)

_ Clicar com botão direito do rato sobre o friso (abre janela de dialogo) ; seleccionar: personalizar friso... (abre nova janela com opções)

_ na caixa das opções, do lado direito: seleccionar a caixa de modo programador, e sair dessa janela

... irá ficar com a opção modo programador sempre visível no friso

A SEGUINTE DESCRIÇÃO É PARA OCULTAR TODAS AS FOLHAS DE EXCEL EXCEPTO UMA (é obrigatório ficar uma visível sempre)

Agora com o separador modo programador, abrindo o mesmo, o primeiro ícone do lado esquerdo, de nome ( visual basic )

Clicando nele, acede ao modo de programador VBA

Do lado Esquerdo da janela, irá ter em cascata algo como: VBProject( nome da sua paste de trabalho aqui) ; Microsoft Excel Objects ; Este livro ; ... nomes das suas folhas de excel

Clique sobre: Este livro ( a janela que ocupa a parte central do ecrã deverá aparecer toda em branco) mas se quiser ter a certeza que esta na opção certa, por cima dessa janela em cascata, estão 3 ícones ( o da direita é uma pasta amarela..) , clicar sobre o primeiro ícone a esquerda

Na janela em branco que esta no centro da janela do ecrã escrever o seguinte procedimento:

Private Sub Workbook_Open()

ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = True

Application.ScreenUpdating = True

Application.Visible = True

Dim ws As Worksheet

For Each ws In Application.ThisWorkbook.Worksheets
    If ws.Name <> "Folha1" Then ' trocar Folha1 pelo nome da folha de Excel que irá ficar sempre visível
      ws.Visible = xlSheetVeryHidden
    End If
Next ws

Folha1.Select ' trocar Folha1 pelo nome da folha de Excel que irá ficar sempre visível e irá ser aberta
End Sub

A SEGUINTE DESCRIÇÃO É PARA OCULTAR UMA OU MAIS FOLHAS DE EXCEL

Executar os passo acima descritos e colocar o seguinte procedimento: 

Private Sub Workbook_Open()

ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = True

Application.ScreenUpdating = True

Application.Visible = True

Dim ws As Worksheet

For Each ws In Application.ThisWorkbook.Worksheets
    If ws.Name = "Folha1" Then ' trocar Folha1 pelo nome da folha de Excel que irá ficar OCULTA
      ws.Visible = xlSheetVeryHidden
    End If
Next ws

Folha4.Select ' trocar Folha4 pelo nome da folha de Excel que irá ficar sempre visível e irá ser aberta em primeiro plano
End Sub

EM VEZ DESTES PROCEDIMENTO TAMBÉM PODE NO MODO PROGRAMADOR :

Caso do lado esquerdo do janela onde  está a referida parte da janela em cascata, por baixo dessa não estar outra com o nome: Propriedades deste Livro, No separador de modo programador, clicar em View (ver) e Seleccionar Janela de propriedades, (por defeito deverá aparecer por baixo da outra janela, mas pode aparecer noutro lado do ecrã)

A partir daí basta clicar sobre a ou as folhas de Excel que queremos ter como Ocultas e na janela de propriedades, na última opção (visivel) selecionar opção 2 ( muito oculta) 

Para voltar a ver folha de excel é só aceder ao modo programador e colocar como visível, mas com este procedimento se fechar a pasta de trabalho ela ficará visível ... nas descrições acima referidas com código já não, estarão sempre invisíveis cada vez que abrir a pasta de trabalho

IMPORTANTE: no separador de modo programador deve seleccionar  Tools ( ferramentas) ; em seguida Propriedades de VBProject (abre nova janela) ; selecionar protecção, validar caixa de protecção e inserir password e confirmar password ... Isto para ninguém aceder ao modo programador sem introduzir password

:)  

Nuno2020
4 horas atrás, Rhysand disse:

IMPORTANTE: no separador de modo programador deve seleccionar  Tools ( ferramentas) ; em seguida Propriedades de VBProject (abre nova janela) ; selecionar protecção, validar caixa de protecção e inserir password e confirmar password ... Isto para ninguém aceder ao modo programador sem introduzir password

boa tarde,

A minha questao é só esse ultimo paragrafo

Conforme expliquei desde o inicio, e pelo que percebi  essa era tambem a duvida de quem iniciou o topico, a proteçao com password nao funciona, o resto eu já tinha feito tudo.

A duvida é apenas essa, colocando password e gravando , quando volto a abrir o excel, o caminho para a pasta continua visivel na janela do VB sem precisar colocar a password (nao pede password sequer), conforme explicam aqui no final:

Edited by Nuno2020

Rhysand
18 horas atrás, Nuno2020 disse:

boa tarde,

A minha questao é só esse ultimo paragrafo

Conforme expliquei desde o inicio, e pelo que percebi  essa era tambem a duvida de quem iniciou o topico, a proteçao com password nao funciona, o resto eu já tinha feito tudo.

A duvida é apenas essa, colocando password e gravando , quando volto a abrir o excel, o caminho para a pasta continua visivel na janela do VB sem precisar colocar a password (nao pede password sequer), conforme explicam aqui no final:

Boa tarde,

O VBA tem de ser marcado como fidedigno , caso contrário não irá funcionar e para além disso há  Objectos, funcionalidades,declarações ... entre outras situações no VBA que têm Referências correspondentes a cada situação e que também precisam de ser activadas.

Centro de fidedignidade:

https://support.office.com/pt-pt/article/ativar-ou-desativar-macros-em-ficheiros-do-office-12b036fd-d140-4e74-b45e-16fed1a7e5c6

Referências:

http://www.pauloacosta.com/2013/04/problema-no-excel-erro-de-compilao-impossvel-localizar-o-projeto-ou-a-biblioteca/

Confirme se tem as seguintes activas:

Visual Basic For Applications
Microsoft Excel 15.0 Object Library
OLE Automation
Microsoft Office 15.0 Object library
Microsoft Forms 2.0 Object Library
Microsoft Scripting Runtime
Microsoft VisualBasic for Apllications Extensibility 5.3

:) no Office 2013 está tudo a funcionar , espero que consiga resolver