Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas ppl,

tenho andado a ler uns quantos tópicos aí por uns Foruns sobre Assembler ou Assembly não sei o nome ao certo, isto porque secalhar até são linguágens diferentes mas são as consideradas linguágens de baixo nível.

Esta(s) linguagem(s) pelo que sei são bastantes complicadas e não estão muito mensionadas aqui no Forum.

Se alguem souber ao certo do que se trata, poste aqui umas info'sitas e detalhem mais este topico, pois pode ser que realmente seja necessária uma categoria aqui no Forum para esta complexa linguagem.

Cumps. Overrun

PS: vou continuar a procurar informações e vou Postar aqui ;) .

Posted

O assembly é uma notação para o codigo máquina... é constituido por 0's e 1's! O processador só reconheçe isso mm, portanto qq programa feito (Windows, etc...) tem de ser traduzido para binário!

Assembler — a computer program to translate between lower-level representations of computer programs

😄

Posted

epah se pesquisarem por ai bem ha para ai um programa que vos permite ver as instruçoes em ASM que um pequeno programa envia para o processador.

se encontrar eu arranjo vos..

sei isso porque já dei em arquitectura de computadores e microprocessadores..

• 8 months later...
Posted

Existe um assembler no pacote GCC, que compila código assembly de vários sabores. Isto é, para vários processadores. E é aqui que se torna complicado: cada processador tem o seu próprio assembly. O próprio GCC tem um debugger, chamado insight, que permite correr os programas criados pelo GCC, chamado insight. Tudo isto vem incluído em qualquer distribuição de Linux (pelo menos, todas as que experimentei), e também nos pacotes GCC do Cygwin.

Já agora, existe também o OllyDbg, um debugger para windows que achei simplesmente fantástico!

Estive a ver o IDA Pro... e devo dizer que fiquei impressionado pelas capacidades do programa. No entanto, gosto de software grátis, e é por isso que continuo a gostar mais do OllyDbg 😄

Desaparecido.

Posted

se compilarem programas em C com a switch -s o gcc irá criar um ficheiro com a extensão .asm se n estou em erro ou apenas .s, n me lembro bem, com todas as instruções em assembly que representa tal e qual o nosso código em C mas de forma que o processador entenda. Eu comecei a dar isso este ano, só que não fui as aulas teoricas, por isso ainda não pesco nada de assembly, mas po ano vou pescar lol 😛

• 3 years later...
Posted

Estou a ver que percebem de assembly, estive á pouco a exprimentar o ollydbg.exe, mas tenho um pequeno problema, o assembly que conheço só vai ate aos processador de 16bit.

Já procurei mas nao encontrei, uma lista de opcodes para inserir ou acrescentar..

Alguem tem alguma sugestão?

Luis Lourenço