Rui Carlos Posted July 25, 2006 at 11:11 PM Report #40286 Posted July 25, 2006 at 11:11 PM Introdução O Haskell é uma linguagem de programação funcional, baseada no lambda-calculus, que surgiu nos anos 80. Esta linguagem possui algumas das mais recentes características das linguagens funcionais como lazy evaluation, pattern matching e modularidade. Trata-se de uma linguagem pouco eficiente e como tal ainda não muito usado em empresas. Apesar de tudo é uma das linguagem mais populares no meio académico e muito usada em investigação. Os programas tanto podem ser compilados (usando um compilador como o GHC) ou interpretados (usando o GHCi ou o HUGS, por exemplo). Para fazer o download basta irem a http://www.haskell.org/haskellwiki/Implementations Ao longo deste texto vou utilizar como compilador/interpretador o GHC. Algumas noções preliminares Um programa em Haskell deve começar com a linha module Nome_Mod where, onde 'Nome_Mod' é o nome deste módulo, que tem que começar por letra maiúscula. O nome do ficheiro deverá ser Nome_Mod.hs, embora não seja obrigatório, será necessário caso queiramos importar este módulo noutro programa. Para definir um comentário de uma linha usamos os caracteres -- e para comentários de mais do que uma linhas usamos {- (e -}). Os tipos em Haskell começam por letras maiúsculas sendo os básicos Int, Integer, Float, Double, Char e Bool. O primeiro programa module PrimeiroProg where funcao :: Int -> Int funcao x = x^2 Talvez estivessem à espera que colocasse aqui o famoso Hello, World!, no entanto definir uma função que imprime uma mensagem no ecrã é um pouco complexo (obriga-nos a utilizar monads), como tal fica um exemplo da função f(x)=x2. Para testar o programa basta guardar o ficheiro (PrimeiroProg.hs) e, depois de instalado o GHC, executar o comando ghci PrimeiroProg.hs (em Windows normalmente até podemos clicar duas vezes sobre o ícone, que o GHC abre-se automaticamente). Para testar a função fazem funcao n onde n é um inteiro qualquer e deverão obter como resultado n2. De referir que a 3ª linha (a assinatura da função) não é obrigatória, o Haskell possui um mecanismo de inferência de tipos que lhe permite determinar o tipo das funções. Como podem ver é muito simples definir funções matemáticas em Haskell. Deixo-vos mais alguns exemplos: f1 :: Float -> Float -> Bool f1 x y = x * y > 0 divInt :: Int -> Int -> Int divInt a b = if b == 0 then a else div a b resto :: Int -> Int -> Int resto a b = if b /= 0 then a `mod` b else 0 soma x y = (+) x y -- verifica se um caracter é uma vogal vogal :: Char -> Bool vogal a = if a=='a' || a=='e' || a=='i' || a=='o' || a=='u' then True else False f2 :: (Float,Float,Float) -> Float -> Bool f2 (a,b,c) d = sin ((a * b) / c) > d Aqui podemos ver exemplo de funções com if's (que ao contrário de muitas linguagens, precisam sempre do else) e os operadores prefixos div e mod. Na função resto podemos ver como "transformar" um operador prefixo (neste caso o mod) num infixo, basta envolvê-lo por acentos graves (e não plicas). Também operadores infixos podem passar a prefixo envolvendo-os com parêntesis (tal como acontece na função soma). Reparem que na função vogal o then passa para a linha seguinte, podemos fazê-lo desde de que a linha esteja indentada (bastava ser um caracter). Por último podemos ver a utilização de tuplos. Neste exemplo todos os elementos são do tipo Float, mas podiam ser de tipos diferentes. Para simplificar as coisas, podemos considerar que uma função do tipo Int->Int->Int é uma função que recebe dois inteiros e devolve um inteiro. No entanto isso não é totalmente verdade, mas isto são pormenores um pouco mais avançados da linguagem. Podem agora testar as funções fazendo, por exemplo, resto 14 3, vogal 'b', f2 (1,2,3) 0... Recursividade Em Haskell não há ciclos, como tal a maior parte dos problemas resolvem-se com recursividade. factorial n = if n == 0 then 1 else n * factorial (n-1) quadrado n = if n == 0 then 0 else quadrado (n-1) + 2 * n - 1 Mais à frente serão apresentados exemplos mais complexos... Outras formas de exprimir condicionais As seguintes funções são todas equivalentes. Tratam-se de funções que verificam se um valor é 0 ou não. isZero a = if a == 0 then True else False isZero a | a == 0 = True | a /= 0 = False isZero a | a == 0 = True | otherwise = False isZero a = case a of 0 -> True x -> False isZero a = case a of 0 -> True _ -> False isZero 0 = True isZero _ = False Acho que é relativamente fácil perceber os exemplos. Talvez os mais complicados sejam os 3 últimos onde é usado pattern matching. Basicamente aqui o programa tenta encaixar os argumento em padrões (este caso verificar se coincide com 0). O caracter _ significa "qualquer coisa", ou seja, tudo encaixa no _. De referir ainda que no último exemplo não podíamos trocar a ordem das linhas, caso contrário daria sempre False, pois o programa executa a primeira "versão" que encaixe no padrão. Nestes exemplos apenas temos dois casos, mas se fossem mais o código seria semelhante. Listas e strings O Haskell suporta também um tipo de dados muito útil, as listas. Ao contrário dos tuplos, os elementos de uma lista têm que ser todos do mesmo tipo. Vejamos alguns exemplos. comprimento l = length l vazia [] = True vazia _ = False primeiro :: [Int] -> Int primeiro lista = head lista cauda [] = [] cauda lista = tail lista junta :: [Int] -> [Int] -> [Int] junta lista1 lista2 = lista1 ++ lista2 adiciona :: Int -> [Int] -> [Int] adiciona x l = x : l somatorio [] = 0 somatorio (x : xs) = x + (somatorio xs) Aqui foram utilizadas as função head (devolve o primeiro elemento da lista), tail (devolve a "cauda" da lista), ++ (junta duas listas) e : (adiciona um elemento no início). A última função calcula o somatório de uma lista de números. Quando recebe uma lista vazia ([]) devolve 0, se não for vazia, então a lista encaixa no padrão x : xs, ou seja, é um primeiro elemento (x) mais uma cauda (xs), cauda essa que pode ser uma lista vazia. As strings em Haskell não são mais do que listas de caracteres. juntaLetra :: Char -> String -> [Char] juntaLetra l str = l : str juntaNoFim l str = str ++ [l] -- a função 'take' selecciona os n primeiro elementos de uma lista dezLetras str = take 10 str comprimento str = length str De seguida mostram-se algumas formas de definir listas -- lista dos inteiros de 1 a 100 [1..100] -- lista dos números pares maiores do que zero e menores do que 100 [2,4..100] -- lista dos quadrados dos numeros inteiros de 1 a 20 [n^2 | n <- [1..20]] -- lista [(1,0),(2,1),(3,0),...] [(n,ispar) | n <- [1..20] , ispar <- [0,1] , ((mod n 2==0 && ispar==1) || (odd n && ispar==0))] -- lista de tadas as combinações de elementos de [1,2,3] e de [4,5,6] [(x,y) | x <- [1,2,3] , y <- [4,5,6]] -- lista de TODOS os números inteiros maiores do que 0 [1..] Um pormenor interessante, derivado do facto do Haskell ser lazy, e que alguns de vocês devem ter achado estranho, é que podemos ter listas infinitas, como no último exemplo. Quando tiverem a consola do GHCi aberta digitem [1..] e verão o interpretador a tentar mostrar todos os número (até que você digitem Ctrl+C). Existem algumas funções interessantes sobre listas, como por exemplo map, filter e foldl. Ficam aqui alguns exemplos. vezes2 n = n * 2 -- aplica a função 'vezes2' a todos o elementos de uma lista duplica :: [Int] -> [Int] duplica l = map vezes2 l -- ou alternativamente duplica l = map (* 2) l -- filtra todos os elementos diferentes de 0 (usa a função 'isZero' definida anteriormente) naoZeros l = filter (not . isZero) l Podemos ver também a aplicação da composição de funções (.😞 (not . isZero) n é equivalente a not (isZero n). Sinónimos de tipos e novos tipos de dados Em Haskell podemos definir sinónimos de tipos. Por exemplo, podemos associar ao nome Par o tipo (Int,Int). Para tal usamos a declaração type. type Par = (Int,Int) Desta forma escrever Par ou (Int,Int) é a mesma coisa. No próximo exemplo as funções f1 e f2 são exactamente a mesma coisa. f1 :: (Int,Int) -> Int f1 (x,y) = x + y f2 :: Par -> Int f2 (x,y) = x + y Como já foi referido, strings em Haskell são lista de caracteres, ou seja, foram declaradas da seguinte forma: type String = [Char]. Mas podemos fazer muito mais do que definir sinónimos em Haskell. Podemos definir novos tipos através da declaração data. Por exemplo, quando fazemos a divisão de dois números o denominador não pode ser zero, caso isso aconteça é um erro. Então vamos definir um tipo de dados que permite representar um inteiro e situações de erro e algumas funções que usam esse tipo. data ResDiv = Erro | Res Int divisao :: Int -> Int -> ResDiv divisao _ 0 = Erro divisao n d = Res (div n d) mult :: ResDiv -> ResDiv -> ResDiv mult Erro _ = Erro mult _ Erro = Erro mult (Res x) (Res y) = x * y -- converte um valor do tipo ResDiv para Int. -- o valor erro é considerado 0 res2int :: ResDiv -> Int res2int Erro = 0 res2int (Res x) = x Neste caso o tipo ResDiv só servia quando estivéssemos a trabalhar com inteiros. Mas podemos generalizá-lo para qualquer tipo de dados. data ResDiv a = Erro | Res a divisao :: Int -> Int -> ResDiv Int divisao _ 0 = Erro divisao n d = Res (div n d) mult :: ResDiv Float -> ResDiv Float -> ResDiv Float mult Erro _ = Erro mult _ Erro = Erro mult (Res x) (Res y) = x * y -- converte um valor do tipo ResDiv para Int. -- o valor erro é considerado 0 res2int :: ResDiv Double -> Double res2int Erro = 0 res2int (Res x) = x No entanto nem era preciso definir-mos este tipo de dados. Já tínhamos o tipo Maybe a que faz exactamente a mesma coisa. A sua definição é a seguinte: data Maybe a = Just a | Nothing A única diferença em relação ao tipo por nós definido são mesmo os nomes. Mas também podemos ter tipos recursivos. Vejamos como definir expressões matemáticas e uma função que as avalia. data Exp a = Val a -- um numero | Neg (Exp a) -- o simetrico de uma expressao | Add (Exp a) (Exp a) -- a soma de duas expressoes | Sub (Exp a) (Exp a) -- subtraccao de duas expressoes | Mul (Exp a) (Exp a) -- multiplicacao ... | Div (Exp a) (Exp a) -- divisao ... avalia (Val x) = x avalia (Neg exp) = - (avalia exp) avalia (Add exp1 exp2) = (avalia exp1) + (avalia exp2) avalia (Sub exp1 exp2) = (avalia exp1) - (avalia exp2) avalia (Mul exp1 exp2) = (avalia exp1) * (avalia exp2) avalia (Div exp1 exp2) = (avalia exp1) / (avalia exp2) Aqui têm um pequeno tutorial de Haskell. Para terminar mostrava apenas um exemplo da função Hello, World! (a sua explicação fica para outra altura...). main :: IO () main = do putStrLn "Hello World" Rui Carlos Gonçalves
Heirophant Posted July 26, 2006 at 02:03 AM Report #40306 Posted July 26, 2006 at 02:03 AM Muito bom e completo! Parabens!
M6 Posted July 26, 2006 at 10:06 AM Report #40341 Posted July 26, 2006 at 10:06 AM Muito porreiro! 👍 Só uma curosidade, qual a razão do Haskell ser pouco eficiente? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
PaLobo Posted July 26, 2006 at 11:41 AM Report #40374 Posted July 26, 2006 at 11:41 AM Isto vai dar muito jeito para uma cadeira que vou ter em breve. 👍 Muito obrigado por esta excelente intro! http://s4.bitefight.com.pt/c.php?uid=20666
Rui Carlos Posted July 26, 2006 at 01:29 PM Author Report #40392 Posted July 26, 2006 at 01:29 PM Em 26/07/2006 às 12:06, M6 disse: Muito porreiro! 👍 Só uma curosidade, qual a razão do Haskell ser pouco eficiente? Tendo em conta alguns post teus que já vi, penso que sabes o que é o lambda-calculus (que é a base do Haskell, como já referi). O Haskell não é eficiente pela forma como a funções são executadas, não sei exactamente como funciona o GHC, mas o HUGS penso que calcula os resultados através de reduções dos lambda-termos, que normalmente é algo não muito eficiente, para além de que para calcular o resultado de uma simples função são necessárias várias reduções (por exemplo para fazer soma 2 4, o HUGS faz 29 reduções, coisa que em Assembly se faz com meia dúzia de instruções, algo muito mais rápido do que fazer um redução). Mas as afirmações que fiz foram sobretudo baseadas na teoria do lambda-calculus, e na forma como calculamos o resultado das funções manualmente, não sei exactamente como funcionam os compiladores. Rui Carlos Gonçalves
M6 Posted July 26, 2006 at 01:34 PM Report #40398 Posted July 26, 2006 at 01:34 PM Muito porreiro! 👍 Só uma curosidade, qual a razão do Haskell ser pouco eficiente? tendo em conta alguns post teus que já vi, penso que sabes o que é o lambda-calculos (que é a base do Haskell, como já referi). o Haskell não é eficiente pela forma como a funções são executadas, não sei exactamente como funciona o GHC, mas o HUGS penso que calcula os resultados através de reduções dos lambda-termos, que normalmente é algo não muito eficiente, para além de que para calcular o resultado de uma simples função são necessárias várias reduções (por exemplo para fazer soma 2 4, o HUGS faz 29 reduções, coisa que em Assembly se faz com meia dúzia de instruções, algo muito mais rápido do que fazer um redução). mas afirmações que fiz foram sobretudo baseadas na teoria do lambda-calculus, e na forma como calculamos o resultado das funções manualmente, não sei exactamente como funcionam os compiladores. Percebo. Não conheço o Haskell mas isso não será um falso problema, ou seja, isso não será apenas uma questão de optimização da implementação do próprio interpretador/compilador? Não faltam casos de sucesso de empresas que usaram, por exemplo, Lisp, por isso é que fiquei curioso em saber porque não é eficiente. 1 Report 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Rui Carlos Posted July 26, 2006 at 02:00 PM Author Report #40402 Posted July 26, 2006 at 02:00 PM Penso que o Lisp (que eu nunca usei) não é uma linguagem "funcional pura", como o Haskell, e como tal usa outras estratégias mais eficientes para executar os programas. Provavelmente poderiam ser criados compiladores de Haskell mais eficientes, mas visto que se trata de uma linguagem "académica", interessa mais os conceitos que ela permite estudar do que a eficiência. Rui Carlos Gonçalves
M6 Posted July 26, 2006 at 02:02 PM Report #40403 Posted July 26, 2006 at 02:02 PM Sim, compreendo. A finalidade é fazer a prova de conceito e não ser (mais) uma linguagem empresarial. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Rui Carlos Posted September 15, 2006 at 08:04 PM Author Report #50817 Posted September 15, 2006 at 08:04 PM Adicionada secção "Sinónimos de tipos e novos tipos de dados". Rui Carlos Gonçalves
magician Posted September 15, 2006 at 08:13 PM Report #50820 Posted September 15, 2006 at 08:13 PM Xii aos anos que nao via isto (coisa de 2 anos LOL) depois disso foi java e deixei logo haskell para trás mas aconselho a quem entra no mundo da programação pois é uma linguagem que ajuda a puxar pela cabeça e a idializar o programa mentarmente. Se quizerem penso que tenho para aqui as minhas aulas de Programção I bem como o trabalho final da cadeira. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Triton Posted September 15, 2006 at 08:15 PM Report #50821 Posted September 15, 2006 at 08:15 PM Ainda não conhecia este tutorial mas já o estive a ler e está muito fixe! 👍 <3 life
Rui Carlos Posted September 15, 2006 at 08:24 PM Author Report #50825 Posted September 15, 2006 at 08:24 PM Em 15/09/2006 às 22:15, Triton disse: Ainda não conhecia este tutorial mas já o estive a ler e está muito fixe! 👍 O Haskell foi uma das linguagens que influenciou o Python, aliás o Python também permite programação funcional (embora não seja uma linguagem de programação funcional pura, como o Haskell). Rui Carlos Gonçalves
Triton Posted September 15, 2006 at 08:26 PM Report #50827 Posted September 15, 2006 at 08:26 PM Sim, Python permite reduces, lambdas, entre outras cenas. <3 life
M6 Posted September 16, 2006 at 06:18 PM Report #51014 Posted September 16, 2006 at 06:18 PM Sim, Python permite reduces, lambdas, entre outras cenas. 😁 Sim, podem ver os artigos que escrevi sobre isso aqui: - Lambda - Map, Reduce e Filter 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Guest Marine Posted November 5, 2006 at 05:11 PM Report #62238 Posted November 5, 2006 at 05:11 PM Sempre me disseram que é uma linguagem fácil de aprender!!!
Keps Posted November 14, 2006 at 05:09 PM Report #64331 Posted November 14, 2006 at 05:09 PM Rui podes-me explicar como é que metes os then e os else p o hugs os correr? é q já tentei por em várias ocasioes mas dá sempe erro: "Syntax error in declaration (unexpected keyword "then")"
Rui Carlos Posted November 14, 2006 at 05:17 PM Author Report #64333 Posted November 14, 2006 at 05:17 PM Rui podes-me explicar como é que metes os then e os else p o hugs os correr? é q já tentei por em várias ocasioes mas dá sempe erro: "Syntax error in declaration (unexpected keyword "then")" exemplo de uma função que verifica se um número é zero iszero::Int->Bool iszero x=if x==0 then True else False Rui Carlos Gonçalves
Keps Posted November 14, 2006 at 05:20 PM Report #64334 Posted November 14, 2006 at 05:20 PM axo q já tou a ver o meu erro. Eu estava a usar isso mas com as guardas |
Rui Carlos Posted November 14, 2006 at 05:22 PM Author Report #64336 Posted November 14, 2006 at 05:22 PM Em 14/11/2006 às 18:20, Keps disse: axo q já tou a ver o meu erro. Eu estava a usar isso mas com as guardas | Cria um novo tópico com essa dúvida e coloca lá o código em que tens problemas. Este tópico devia ser apenas para discutir o tutorial. Rui Carlos Gonçalves
AmadeuAndrade Posted December 4, 2008 at 11:53 AM Report #230446 Posted December 4, 2008 at 11:53 AM exemplo de uma função que verifica se um número é zero iszero::Int->Bool iszero x=if x==0 then True else False axo q já tou a ver o meu erro. Eu estava a usar isso mas com as guardas | Com guardas: iszero::Int->Bool iszero x | x==0 = True | otherwise = False On Topic: o tutorial parece interessante, vou analisar com mais detalhe.
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