Jump to content

Recommended Posts

Posted

Tem algum Pentium 2, 3, ou qualquer pc velho lá em casa e não sabem o que fazer com ele? E torná-lo numa máquina capaz de ver Vídeos, ler mp3, e todo o tipo de actividades multimédia?

O GeeXboX tem duas particularidades: é um LiveCD e é um sistema GNU/Linux

LiveCD: Sistema operativo que é instalado na RAM e ao reinicar o pc, desaparece. Óptimo para quem quer experimentar sistemas sem ter que os instalar (não modifica nem apaga nada no disco rigido, visto que nem toca nele);

GNU/Linux: Sistema operativo livre (pode ser modificado, copiado e distribuido gratuitamente (legalmente)), altamente personalizável, óptimo para pc's velhos, servidores e para quem quer um sistema gratuito no computador. Conhecido pela sua estabilidade, segurança, e rapidez (não é o que se espera de um sistema?);

Com o GeeXboX, isso é possivel

Actualmente suporta:

• Filmes MPEG 1/2 (MPG files, VCDs, DVDs ...)
  • Filmes MPEG 4 (DivX, XviD, H.264 ...)
  • Filmes RealMedia e Windows Media
  • Streams OggMedia
  • Streams Matroska stream
  • Streams áudio tais como: MP3, Ogg/Vorbis, WAV (AudioCD), AC3, MusePack (MPC), FLAC ...
  • Streams na rede: WebRadio e WebTV através de SHOUTcast
  • Ver TV analógica
  • Ouvir streams de rádio analógica
  • Gravar streams da TV e pausa ao vivo

(Chega?  xD)

E tudo isto com apenas estes requisitos mínimos:

• Pentium 2 ou melhor
  • Uma placa gráfica compatível com VISA 2.0 (maior parte são)
  • Uma placa de som compatível com ALSA (maior parte são)
  • Pelo menos 64 MB de RAM
  • Uma drive CD-ROM ou DVD-ROM
  • Teclado, Joystick ou Comando (daqueles que já vêm com o PC)

O sistema ronda os 6,3MB (sim, isso), e é uma imagem .iso para ser gravada num CD ou DVD, com o Nero, alchool ou semelhante.

Download pode ser feito AQUI

Nota pessoal: Adoro isto, simplesmente adoro! com isto consigo ver Elfen lied num pentium 3 que anda aos chutos no meu quarto há anos! Isto ao contrário do windows, não gasta quase nenhums recursos!  😛

Posted

Tive de experimentar!

5 estrelas é o que eu posso dizer! 6 megas e pouco e corre filmes na boa! qual windows media e download de codecs! com esta cena é sempre a bombar!

obrigado Ghetto_Smurf pela dica!

Posted

Já conhecia à uns tempos valentes e sim isso rulla nas horas 👍

E a vantagem disso é que guarda os recursos todos para o que realmente interessa 😄

Eu usaria isso se não tivesse a Xbox que faz um trabalho melhor que isto por incrivel que pareça 😄

Mas quem quer dar nova vida aos pc's velhos que tem lá para casa basta montar o Pc na sala, com isto instalado, um disco de bom espaço e um comando 👍 Têm um media center bem porreiro a custo quase 0 😄

• 9 months later...
Posted

Um P a 350 com uns 192 RAM correr isso bem?

Sim, deve correr.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

• 8 months later...
  • 2 months later...
Posted

5 Estrelas! 😄 Não custa nada 😛

Agora em relação á parte:

* Streams na rede: WebRadio e WebTV através de SHOUTcast

Como é que eu configuro isto?

Eu pelo que vi tenho de aceder a determinado file para configurar os canais que quero, certo? Mas como é que eu acedo?

Já agora, não era suposto eu poder entrar por ssh para mexer nessas coisas todas?

edit:

AAAA,.. já agora, acabei por meter isto não no P2 350, mas num Celeron 633 com alguns 400 e tal de RAM, ficou com dualboot com o XP, usei um disco só para isto, 1 giga e tal,,... não chega a 2 gigas) Mas isto é a maneira! 🙂 Vai-me logo buscar os MP3 e os filmes que tenho numa pasta partilhada no meu pc 'normal' 🙂

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Posted

Para acederes por telnet (porque acho que eles tão têm nenhum sshd) tens de activar essa opção no do ISO. Anyway, o acesso às rádios SHOUTcast não tem nada a ver com o meteres lá os links, ele vai buscar automaticamente ao shoutcast.com (se tiveres a opção activa no ISO, claro).

Mas podes sempre criar um .m3u com o link para o rádio e meteres ou na tua windows share do PC normal ou então pôr uma subdir do /mnt da máquina do GeexBox (um .m3u é nada mais nada menos que:

endereco_para_o_primeiro_item.extensao

endereco_para_o_segundo_item.extensao

endereco_para_o_terceiro_item.extensao 😄 ).

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

A consola é pretty useless, já não me lembro se têm o echo sequer 😄

Se tiverem, echo "mms://195.245.168.21/antena3" > /mnt/radio/Antena3.m3u

Posted

Apaguei agora o post pq já nem eu estava a preceber o que lá tinha escrito.

Tão é assim:

Eu já criei o tal .m3u na minha pasta partilhada e tal... chego lá e é sempre a bombar. Até ai tudo bem.

Mas agora cria deixar os files no proprio pc para nao precisar de vir á partilha, mas acontece que eu crio a pasta (mkdir e tal..) copio os files (com o cp bla bla bla) mas depois reeinicio o pc e já lá não tá nada...:S é normal?!

EDIT:

"nheda-se..." ainda por cima não consigo escrever os dois pontos : .... ?

cool stuffs to check.

Posted

Estás a correr de LiveCD? Se for esse o caso, é normal que não fique... 😄

Posted

Não, mas é precisamente como se estive-se.

Pelo que percebi 'o gajo' ao instalar o que vai fazer é carregar o cd no disco e ao arrancar o pc vai fazer a mesma coisa que faz com o cd. Ou seja,.. está instalado, mas o sistema é como se fosse live CD.

Já tentei resolver a coisa, entrando no /mnt/disk 1 e gravar lá os files,.. mas 'o gajo' não está a querer a palha... não me deixa gravar cenas no disco....

cool stuffs to check.

Posted

Não, não é como se estivesse, pelo menos é o que me quer parecer.

Instala o GeexBox no disco como eu indico na revista PROGRAMAR, e depois disso, escreve lá o m3u.