Jump to content

C ou C++ Qual a Melhor Linguagem ?  

20 members have voted

1. 1. C ou C++ Qual a Melhor Linguagem ?

• C
      8
    • C++
      12

Recommended Posts

Posted

Qual a melhor destas duas linguagens na vossa modesta opinião ?  😁

Votem e apresentem as respectivas razões... para mim até agora C++, foi a que percebi só de ler o código (apesar de já ter umas bases de C, mesmo muito básico, nunca cheguei a fazer nada lol)

Hugs

PS: Com este tópico pertendo saber qual a prioridade entre estas linguagens, ou acham que da melhor à prioridade vai uma grande distância ?

Obrigado

Posted

Há cerca de um ano estive no mesmo dilema.

Queria aprender uma linguagem a sério e isso passava pela letra "C", e inclinava-me mais para o C++, mas houve quem dissesse que mais valia aprender C primeiro ou que C era melhor. Eu sabia as potencialidade do C++ e pareceu-me uma linguagem muito mais à frente, com inúmeras possibildiades principalmente no reino dos jogos pc, e que é muito mais simples do que o C, que parece gostar de complicar.

Por mim C++ rullez.

Posted

Eu sabia as potencialidade do C++ e pareceu-me uma linguagem muito mais à frente, com inúmeras possibildiades principalmente no reino dos jogos pc, e que é muito mais simples do que o C, que parece gostar de complicar.

o C complica? :dontgetit:

o C está contido no C++ e como tal o C++ é uma linguagem mais poderosa, mas obviamente é também mais complexo, isto na minha opinião. para aprenderes C++ tens que aprender C e mais a parte de OO do C++ (entre outras coisas que o C++ acrescentou ao C).

parece-me que não faz sentido comparar as duas linguagens, mas pronto.

Posted

eu axo isso tão estupido... porquê que para se aprender c++ TEM de se aprender c? a sintaxe é basicamente a mesma, muda uma palavra ou outra, as funções são todas parecidas se não iguais. em quase tudo, a maneira como ambas funcionam são iguais, com a diferença que em c++ existem muito mais possibilidades pois é mais poderosa.

se é quase tudo igual, qual a vantagem de aprender c e dps c++? para quê estarmos a aprender muito c e dps lembramo-nos de fazer algo e vi-mos a descobrir que em c não é possível mas em c++ é... porque não já ter começado por c++ e agora não estarimos com o problema de modificar o código para ser compativel com c++, embora as diferença não devam ser tão grandes, mas mesmo assim, tempo perdido.

o que se faz com c, faz-se em c++ e ainda se faz mais, porquê começar por c?

isto é tudo perguntas mais ou menos retorias, pk sinceramente n me faz diferença, qd comecei, comecei por pascal e dps c, ms n tive escolha foi no secundario, mais tarde aprendi um pouco de c++ sozinho e sinceramente, podia ter começado por c++ porque ia dar ao mesmo, para fazer tudo o que já fiz em c, tanto no secundario como na univ, podia ter feito em c++, por isso é que não percebo...

Posted

eu axo isso tão estupido... porquê que para se aprender c++ TEM de se aprender c? a sintaxe é basicamente a mesma, muda uma palavra ou outra, as funções são todas parecidas se não iguais. em quase tudo, a maneira como ambas funcionam são iguais, com a diferença que em c++ existem muito mais possibilidades pois é mais poderosa.

se é quase tudo igual, qual a vantagem de aprender c e dps c++? para quê estarmos a aprender muito c e dps lembramo-nos de fazer algo e vi-mos a descobrir que em c não é possível mas em c++ é... porque não já ter começado por c++ e agora não estarimos com o problema de modificar o código para ser compativel com c++, embora as diferença não devam ser tão grandes, mas mesmo assim, tempo perdido.

isto é tudo perguntas mais ou menos retorias, pk sinceramente n me faz diferença, qd comecei, comecei por pascal e dps c, ms n tive escolha foi no secundario, mais tarde aprendi um pouco de c++ sozinho e sinceramente, podia ter começado por c++ porque ia dar ao mesmo, para fazer tudo o que já fiz em c, tanto no secundario como na univ, podia ter feito em c++, por isso é que não percebo...

E assim o teu voto vai para C++ certo ?

Concordo com o que disseste mas ha bastante pessoas apologistas de uma começo por C em vez de C++. A syntax parece-me diferente de uma para a outra, ou melhor, é diferente mas basicamente mt parecida, mudam as palavras e talvez a forma de como "as coisas" estao "posicionadas" mas vai dar tudo ao mesmo e parece-me agora bastante simples, embora continue a achar que C++ rulla mt, mais facil de se perceber e mais simples de se "codar/escrever"

Posted

eu não digo que se tenha de aprender C para se aprender C++. mas ao aprender C++ estamos a aprender C. isto porque, como já referi, o C está contido no C++.

o que é que se faz com C++ que não se faz com C?

na pior da hipóteses dá muito mais trabalho fazer em C do que em C++.

porque razão começar por C?

porque C é muito mais simples do que C++. C++ é uma linguagem orientada aos objectos, mas muita gente ignora este facto e usa-o como se fosse apenas uma linguagem imperativa. ora se não tirarmos partido das vantagens da POO, não vale a pena usar o C++. é muito frequente vermos programas em C++ que quase só usam o C (encontramos uns 'cout's e pouco mais que não seja C...).

A syntax parece-me diferente de uma para a outra, ou melhor, é diferente mas basicamente mt parecida, mudam as palavras e talvez a forma de como "as coisas" estao "posicionadas" mas vai dar tudo ao mesmo e parece-me agora bastante simples, embora continue a achar que C++ rulla mt, mais facil de se perceber e mais simples de se "codar/escrever"

em que é que a sintaxe do C muda no C++?

um programa em C pode ser compilado por um compilador de C++. o C++ apenas acrescenta sintaxe em relação ao C. não percebo como é que alguem que entende código C++ não entende código C. ?

aprender verdadeiramente C++ (e programação orientada aos objectos) não é assim tão simples quanto muita gente pensa.

vocês que acham o C++ simples, sabem lidar bem com a herança múltipla? já vi progamadores com alguma experiência em C++ a terem dores de cabeça para resolver certos conflitos que isto causa.

e o princípio do encapsulamente, também o têm em conta quando programam em C++?

e as excepções também as utilizam?

agora fazer um programa em C e colocar a extensão 'cpp' não custa nada...

se começar-mos logo pelo C++, numa primeira fase teriamos que aprender a parte mais básica da linguagem que é comum ao C. é claro que, se calhar, poupávamos algum tempo, por exemplo na parte de escrita/leitura de ficheiros não era preciso perder tempo com as funções do C, poderiamos usar logo streams. ou com listas e outras estruturas de dados mais complexas, que já estão definidas na STL.

mas isto também teria incovenientes. por exemplo, em Java já temos Map's definidos. em C temos que ser nós a desenvolve-los. podem dizer que só estamos a perder tempo, mas o factos de sermos nós a codificá-los permite-nos, por exemplo, saber quando é que devemos utilizar um HashMap ou quando devemos usar um TreeMap e até se outra estrutura mais simples é suficiente.

do meu ponto de vista, um bom programador deve aprender C, para se aperceber de certos pormenores da programação que por vezes nos escapam em linguagens mais avançadas. mas isto é apenas a minha opinião.

Posted

li tudo que escreveste, sou capaz de concordar com algumas coisas mas continuo na mesma com a minha opinião, sempre que alguem me perguntar por onde começar, se c ou c++, a minha escolha recai po c++. mas não vou defender o pk nem defender o que já disse anteriormente nem vou estar a contrariar o que foi dito com o qual n concordo e a provar isso porque sinceramente não me apetece nada mesmo ter esta discussão lol...

fica só o registo da minha opinião.

Posted

li tudo que escreveste, sou capaz de concordar com algumas coisas mas continuo na mesma com a minha opinião, sempre que alguem me perguntar por onde começar, se c ou c++, a minha escolha recai po c++. mas não vou defender o pk nem defender o que já disse anteriormente nem vou estar a contrariar o que foi dito com o qual n concordo e a provar isso porque sinceramente não me apetece nada mesmo ter esta discussão lol...

fica só o registo da minha opinião.

Eu estou como o Nazgulled, li tudo e acho que tens razao em certos pontos, mas o essencial de começo por C ou C++ acho que nao é assim tao importante começar no C já que C++ é uma evolução de C.

Mas como tu disseste "aprender verdadeiramente C++ (e programação orientada aos objectos) não é assim tão simples quanto muita gente pensa." e a realidade é que só olhei para linhas de código MUITO simples, por isso nao posso discutir nada quanto a esse assunto 😛

Obrigado aos 3. Espero mais opiniões, mesmo para aqueles que acham que esta discussão posso parecer desnecessária já que a 2ª linguagem mencionada é um "complemento" da 1ª 😄

Posted

Compactuo com as opiniões que aqui foram colocadas, por isso não votei.

Esta comparação não faz sentido, ambas são excelentes para certos fins.

Têm filosofias/paradigmas distintos e isso dá-lhes vantagens em certas situações/cenários.

Para desmistificar um pouco: aprendi C++ sem nunca ter trabalhado em C, aliás, hoje em dia ainda assim é. E nenhuma das duas é um bicho de 7 cabeças, impossível de aprender ou apenas acessível a "geniozinhos". São apenas linguagens de programação que, como qualquer outra, têm as suas particularidades, nada mais.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Penso que o que está mal neste thread é o título... devia ser algo do género "Que linguagem preferes?". Mas como já existe um tópico assim, e com muitas mais linguagens...

Desaparecido.

Posted

carago... que raio de pergunta...

se um gajo nao usar POO qual é a diferenca no fim?

C++ é o C duas geracoes a fente... por isso é basicamente a mesma coisa com suporte para objectos... qual a melhor? nenhuma... eh apenas uma questao de abordagem e preferencia pessoal, eu pessoalmente se nao for para usar uma estrutura de dados tipo pilha, fila, arvore, lista etc n vou tara criar outros obejctos...C.... se tiver que estruturar bem os dados numas estrutura de dados... C++ e bota-lhe a STL.

Ja agora... php, python, does it ring any bell?

para quem vai comecar agora acho que mais vale apenas uma destas, sao mais faceis e praticas, e as linguagens antigas sem gestao de memoria automatica e sem versatilidade no código vao deixar de ser usadas a pouco e pouco... se bem que as aplicacoes em C++ continuam a ser as mais rapidas...

Outra coisa... hoje em dia pode usar-se gratuitamente softwares como o mysql ou o postgres e estes podem ser embutidos nas aplicacoes depois de compiladas, mesmo sendo estas escritas em C ou C++... há vida para alem do tarbalho de escravo de gestao de armazenamento de dados.

Sucederá quem conseguir por varias tecnologias juntas e nao quem dominar a fundo apenas uma...

LAMP, AJAX... dois exemplos que sao prova disso mesmo...