Jump to content

Attacher .NET

bioshock
 Share

Recommended Posts

Titulo do Projecto: Attacher .NET

Última Versão: 1.0

Líder do Projecto: bioshock

Descrição do Projecto: É um pequeno utilitário que tem como fim facilitar o zippar do dia-a-dia, juntando todos os arquivos, facilmente e eficazmente, num só ficheiro, sem o uso do Ctrl + c & Ctrl + v.

Screenshot:

http://img685.imageshack.us/img685/8977/attachernet.jpg

Como funciona: Basta clicar em Add e de seguida em Files ou Folders. Podemos adicionar vários ficheiros ao mesmo tempo. Depois apenas tem que se clicar em Compress All e escolher o directório do ficheiro .Zip a guardar.

Download executável: http://www.mediafire.com/?3da9ds08jg62p5v

Observações: Ainda gostava de implementar duas opções que não estão disponíveis, tais como a opção de adicionar pastas (Folders) e uma pequena progressbar enquanto os ficheiros estão a ser zippados. A primeira opção é fácil, já a segunda até agora só consegui quando o ficheiro .Zip já está criado.

Espero já trazer implementado estas opções e/ou mais numa futura versão.

Vai dando progressos. Uma sugestão que faço é dares a possibilidade de arrastar os ficheiros e largá-los na janela para adicionar ao arquivo. Também poderia ser útil uns gráficos para comparar tamanhos de antes e depois,e  ver a percentagem esperada de compressão.

A finalidade é só mesmo comprimir os ficheiros num arquivo, ou é visualizar arquivos também?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Esse painel com os botões "Add" e "Remove" é algum controlo personalizado?

Interessante era poder ter vários "perfis", em que sempre que iniciavas a aplicação, escolhias o perfil a comprimir, e ele criava automaticamente um ficheiro .zip com os ficheiros definidos nesse perfil. 🙂

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Vai dando progressos. Uma sugestão que faço é dares a possibilidade de arrastar os ficheiros e largá-los na janela para adicionar ao arquivo. Também poderia ser útil uns gráficos para comparar tamanhos de antes e depois,e  ver a percentagem esperada de compressão.

A finalidade é só mesmo comprimir os ficheiros num arquivo, ou é visualizar arquivos também?

Viva,

Em relação ao arrastar, não será semelhante ao Multi Select?

Quanto ao saber "Antes" & "Depois", é uma boa dica que vou ter em consideração para a próxima versão.

Inicialmente e se tudo ficar pronto como desejo, será só comprimir. Se tudo correr bem, a funcionalidade de visualização poderá ser adoptada.

Esse painel com os botões "Add" e "Remove" é algum controlo personalizado?

Interessante era poder ter vários "perfis", em que sempre que iniciavas a aplicação, escolhias o perfil a comprimir, e ele criava automaticamente um ficheiro .zip com os ficheiros definidos nesse perfil. 🙂

O painel é um simples MenuStrip.

Um perfil..mas que género de perfil? Que informações conteria esse perfil?

Por exemplo, eu guardava um perfil chamado Projecto XPTO, e adicionava uma pasta com um projecto que estava a desenvolver, mais uns x ficheiros. Depois, apenas carregava em Comprimir Perfil, e ele comprimia-me esse perfil. Assim eu tinha conjuntos predefinidos de ficheiros que queria comprimir num único. 🙂

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Por exemplo, eu guardava um perfil chamado Projecto XPTO, e adicionava uma pasta com um projecto que estava a desenvolver, mais uns x ficheiros. Depois, apenas carregava em Comprimir Perfil, e ele comprimia-me esse perfil. Assim eu tinha conjuntos predefinidos de ficheiros que queria comprimir num único. 🙂

Assim de repente, o que me ocorre seria, para ser mais leve, guardar esses tais perfis ou nos Settings ou em ficheiros .txt...

Edit: Download adicionado.

Acho que ficheiros .txt são suficiente. Basta cada perfil ter um ficheiro .txt, e cada linha ser um ficheiro/pasta para comprimir. 🙂

Parece-me uma boa ideia. Mas primeiramente ainda gostava de implementar outras funcionalidades e resolver alguns aspectos que ainda não gosto na totalidade.

Mas fica a sugestão, obrigado!

Experimentei a tua aplicação.

Tentei zipar o ficheiro de setup da tua aplicação, e correu tudo sem problemas. Depois, tentei comprimir algumas imagens que tinha aqui, e ao clicar em "compress" ocorreu a seguinte excepção:

Consulte o fim desta mensagem para obter detalhes sobre como invocar a depuração 
JIT (just-in-time) em vez desta caixa de diálogo.

************** Texto da excepção **************
System.ArgumentException: O URI da parte não é válido segundo as regras definidas na especificação Open Packaging Conventions.
   em System.IO.Packaging.PackUriHelper.ValidatePartUri(Uri partUri)
   em System.IO.Packaging.Package.CreatePart(Uri partUri, String contentType, CompressionOption compressionOption)
   em WindowsApplication2.Form1.AddToArchive(Package zip, String fileToAdd)
   em WindowsApplication2.Form1.ZipFiles()
   em WindowsApplication2.Form1.Button13_Click(Object sender, EventArgs e)
   em System.Windows.Forms.Control.OnClick(EventArgs e)
   em System.Windows.Forms.Button.OnClick(EventArgs e)
   em System.Windows.Forms.Button.OnMouseUp(MouseEventArgs mevent)
   em System.Windows.Forms.Control.WmMouseUp(Message& m, MouseButtons button, Int32 clicks)
   em System.Windows.Forms.Control.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.ButtonBase.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.Button.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.OnMessage(Message& m)
   em System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.NativeWindow.Callback(IntPtr hWnd, Int32 msg, IntPtr wparam, IntPtr lparam)

Se calhar foi dos nomes dos ficheiros, foram os seguintes:

Inverno.jpg, Nenúfares.jpg, Pôr do sol.jpg, Trás-os-Montes.jpg

(familiar? 🙂 )

Deixo umas sugestões/notas:

* Vi que a opção de pastas está planeada. Vai ser precisa, visto que não posso adicionar 2 ficheiros com o mesmo nome (é normal, mas limita um pouco a funcionalidade)

* Dar algum feedback ao utilizador quando a aplicação está a comprimir (uma barra de progresso, por exemplo)

* Permitir que o instalador coloque um atalho no desktop e/ou menu iniciar

* Adicionar uma entrada ao menu de contexto do Windows (os menus quando se clica no botão direito do rato num ficheiro) e à semelhança do winrar/winzip, permitir comprimir os ficheiros rapidamente, e criar o zip naquela pasta.

Em relação ao arrastar, não será semelhante ao Multi Select?

Depende da pasta onde estejas. Por exemplo, supõe que eu quero comprimir os ficheiros da seguinte pasta:

c:\users\André\documentos\que\seca\de\caminho\tenho\de\carregar\em\tantas\pastas\para\la\chegar\ufa\cheguei\

e eu já a tenho aberta, porque estou lá a trabalhar. Era mais fácil a tua aplicação permitir que eu os arrastasse directamente para lá, em vez de percorrer todo esse caminho. Ou então, em alternativa, também podes usar a sugestão dos menus de contexto.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Experimentei a tua aplicação.

Tentei zipar o ficheiro de setup da tua aplicação, e correu tudo sem problemas. Depois, tentei comprimir algumas imagens que tinha aqui, e ao clicar em "compress" ocorreu a seguinte excepção:

Consulte o fim desta mensagem para obter detalhes sobre como invocar a depuração 
JIT (just-in-time) em vez desta caixa de diálogo.

************** Texto da excepção **************
System.ArgumentException: O URI da parte não é válido segundo as regras definidas na especificação Open Packaging Conventions.
   em System.IO.Packaging.PackUriHelper.ValidatePartUri(Uri partUri)
   em System.IO.Packaging.Package.CreatePart(Uri partUri, String contentType, CompressionOption compressionOption)
   em WindowsApplication2.Form1.AddToArchive(Package zip, String fileToAdd)
   em WindowsApplication2.Form1.ZipFiles()
   em WindowsApplication2.Form1.Button13_Click(Object sender, EventArgs e)
   em System.Windows.Forms.Control.OnClick(EventArgs e)
   em System.Windows.Forms.Button.OnClick(EventArgs e)
   em System.Windows.Forms.Button.OnMouseUp(MouseEventArgs mevent)
   em System.Windows.Forms.Control.WmMouseUp(Message& m, MouseButtons button, Int32 clicks)
   em System.Windows.Forms.Control.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.ButtonBase.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.Button.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.OnMessage(Message& m)
   em System.Windows.Forms.Control.ControlNativeWindow.WndProc(Message& m)
   em System.Windows.Forms.NativeWindow.Callback(IntPtr hWnd, Int32 msg, IntPtr wparam, IntPtr lparam)

Se calhar foi dos nomes dos ficheiros, foram os seguintes:

Inverno.jpg, Nenúfares.jpg, Pôr do sol.jpg, Trás-os-Montes.jpg

(familiar? 😛 )

O URI serve para ficheiros que contenham espaços (ex: Deamon Tools) ficar como: Daemon_Tools..

Vou ter de arranjar um método para os acentos.

Deixo umas sugestões/notas:

* Vi que a opção de pastas está planeada. Vai ser precisa, visto que não posso adicionar 2 ficheiros com o mesmo nome (é normal, mas limita um pouco a funcionalidade)

* Dar algum feedback ao utilizador quando a aplicação está a comprimir (uma barra de progresso, por exemplo)

* Permitir que o instalador coloque um atalho no desktop e/ou menu iniciar

* Adicionar uma entrada ao menu de contexto do Windows (os menus quando se clica no botão direito do rato num ficheiro) e à semelhança do winrar/winzip, permitir comprimir os ficheiros rapidamente, e criar o zip naquela pasta.

1. Pode limitar, mas também creio que seja fácil de resolver. À frente do ficheiro adiciona (1), (2) por aí fora;

2. Pois, isso eu sei que há um problema e não sei se notaste mas eu referi a barra de progresso no 1º post, nas observações. Um problema que surge é que a janela faz um "Freeze" enquanto está a comprimir e mesmo que eu queira por uma progressbar em "andamento" ela não me vai funcionar.. 🙂 ;

3. Parece-me bem;

4. Mas quando o utilizador clicar em "Comprimir Attacher .NET" automaticamente tem de abrir a pasta com o devido ficheiro, é isso que estás a querer dizer?

Depende da pasta onde estejas. Por exemplo, supõe que eu quero comprimir os ficheiros da seguinte pasta:

c:\users\André\documentos\que\seca\de\caminho\tenho\de\carregar\em\tantas\pastas\para\la\chegar\ufa\cheguei\

e eu já a tenho aberta, porque estou lá a trabalhar. Era mais fácil a tua aplicação permitir que eu os arrastasse directamente para lá, em vez de percorrer todo esse caminho. Ou então, em alternativa, também podes usar a sugestão dos menus de contexto.

Também me parece bem. Nada que uma procura no google não resolva  😄

2. Pois, isso eu sei que há um problema e não sei se notaste mas eu referi a barra de progresso no 1º post, nas observações. Um problema que surge é que a janela faz um "Freeze" enquanto está a comprimir e mesmo que eu queira por uma progressbar em "andamento" ela não me vai funcionar.. 🙂 ;

Desculpa, escapou-me, realmente já tinhas falado nisso. Vais ter de usar threads para isso, ou simplesmente um backgroundworker

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:backgroundworkers

4. Mas quando o utilizador clicar em "Comprimir Attacher .NET" automaticamente tem de abrir a pasta com o devido ficheiro, é isso que estás a querer dizer?

Tanto faz. A ideia é automatizar a tarefa de escolher os ficheiros. Um caso de uso:

Tenho dois ficheiros no meu desktop e quero colocá-los num arquivo zip. Selecciono ambos os ficheiros e faço clique com o botão direito. Algures nesse menu de contexto, aparece-me uma opção "Zip with Attacher .Net" ou semelhante.

A partir daí, podes escolher se o programa adiciona logo os ficheiros e cria logo o zip, ou se só adiciona os ficheiros à lista de espera e depois aguarda que o utilizador inicie a operação de arquivo.

Boas, experimentei agora a tua aplicação e nota-se que ainda é muito básica, mas como já disseram tens muita coisa que podias adicionar para melhorar a aplicação, e certamente que o vais fazer.  😄

deixo também umas sugestões...dentro dos ficheiros zip fica um ficheiro chamado [Content_Types].xml, acho que não faz la falta  😛

No tamanho total dos ficheiros tem X,XXMB's, podias determinar automaticamente se o tamanho total era KB, MB ou GB.

Outra coisinha é que o tamanho dos ficheiros comprimidos ficou maior do tamanho dos ficheiros normais...  ?

cumps e bom trabalho  🙂

Desculpa, escapou-me, realmente já tinhas falado nisso. Vais ter de usar threads para isso, ou simplesmente um backgroundworker

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:backgroundworkers

Estou a trabalhar com threads e já tenho algo +/- a funcionar (em relação às progressbars)

Tanto faz. A ideia é automatizar a tarefa de escolher os ficheiros. Um caso de uso:

Tenho dois ficheiros no meu desktop e quero colocá-los num arquivo zip. Selecciono ambos os ficheiros e faço clique com o botão direito. Algures nesse menu de contexto, aparece-me uma opção "Zip with Attacher .Net" ou semelhante.

A partir daí, podes escolher se o programa adiciona logo os ficheiros e cria logo o zip, ou se só adiciona os ficheiros à lista de espera e depois aguarda que o utilizador inicie a operação de arquivo.

Concordo. Quando terminar a aplicação no essencial passo para esses pormenores importantes.  🙂

Boas, experimentei agora a tua aplicação e nota-se que ainda é muito básica, mas como já disseram tens muita coisa que podias adicionar para melhorar a aplicação, e certamente que o vais fazer.  🙂

deixo também umas sugestões...dentro dos ficheiros zip fica um ficheiro chamado [Content_Types].xml, acho que não faz la falta  😄

Viva,

Sim, já estou a fazer umas alterações.

Em relação ao [Content_Types].xml infelizmente não é possível contornar esse problema com os códigos que eu estava a usar. No entanto, já optei por outros métodos e parece-me que ele deixou de aparecer.

No tamanho total dos ficheiros tem X,XXMB's, podias determinar automaticamente se o tamanho total era KB, MB ou GB.

Parece-me bem. Um siples Select Case resolveria isso.

Outra coisinha é que o tamanho dos ficheiros comprimidos ficou maior do tamanho dos ficheiros normais...  ?

Tenho de ver melhor.

Obrigado a ambos  😛

Actualização: Última Versão: 1.1

Alterações:

[*]Opção "Add Folder" disponível;

[*]Disponível adicionar pastas e ficheiros ao mesmo tempo;

[*]Barras de progresso enquanto os ficheiros são zippados;

[*]Eliminado o ficheiro [Content_xml] que era auto-imposto pela aplicação ao zippar;

[*]Determina o tamanho total do ficheiro (KBs, MBs, GBs);

[*]About actualizado.

Download: http://www.mediafire.com/?fcag0d19tv187ls

Screenshot:

http://img337.imageshack.us/img337/7989/semttulogd.jpg

🙂

"My bad" Não conhecia esse método. 😛

LoL realmente esse método é mesmo "bad"  😄

Já experimentei a nova versão e já deu para ver várias melhorias, principalmente na parte da compressão.

sugestão: quando se adiciona pastas, na coluna Nome ficava melhor aparecer só o nome da pasta e não o seu caminho completo.