Jump to content

Pesquisa Avançada

Mac135
 Share

Recommended Posts

Bons dias

Estou a desenvolver para um site uma pesquisa onde podem ser seleccionados vários campos ou mesmo a introdução de texto para pesquisa. Pode surgir várias combinações de campos que uma pessoa possa pesquisar.

A minha pergunta é, qual o melhor método para fazer o código de uma pesquisa mais complexa, onde poderão existir pelo meio alguns campos em branco.

A pesquisa é para uma site de pesquisa de casas, que inclui pesquisas por area, preço, estado, tipo de imovel, localidade, etc

Se me conseguirem arranjar alguns exemplos melhor.

Mac135, tenho a certeza que existe muita gente por aqui capaz de te ajudar, mas não podes simplesmente pedir para te darem exemplos de código, ou seja, ninguém te vai dar a papinha.

Tenta ser mais especifico. Se quiseres os métodos utilizados posso-te deixar umas dicas mas não o código 😁

Mac135, isso não é pesquisa avançada, é pesquisa condicional...

Quando leio "pesquisa avançada" estou à espera de encontrar dúvidas sobre morfologia, stemmers, redes neurais...

Qual é a tua dúvida em concreto?

1. Tens os campos numa ou mais tabelas da BD?

2. Sabes quais os campos a pesquisar e sabes detectar quais têm conteúdo e quais não têm?

3. Sabes construir queries dinâmicamente?

Se a resposta for afirmativa a todas as questões, não estou a perceber a tua dificuldade...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Quando queres fazer pesquisas à base de dados em PHP crias uma string de pesquisa, que depois envias para a base de dados. Tal como todas as strings, essa pode ser construida condicionalmente antes de ser enviada, utilizando variáveis que a vão compondo. Vê o seguinte exemplo:

if ( condicao 1 ) {
   $campos= " SELECT campo1, campo2, campo5, campo8 " ;
   $tabelas= " FROM tabela1 LEFT JOIN ... ";
   $condicoes= "WHERE condicao_xpto";
   }
elseif ( condicao 2 ) {
   $campos= " SELECT campo3, campo5, campo7, campo8 " ;
   $tabelas= " FROM tabela2 RIGHT JOIN ... ";
   # repara que aqui não vamos usar condições no sql
   }

# de seguida juntamos todos os bocados da string que vai ser remetida à bd
$string_pesquisa = "
                                  $campos
                                  $tabelas
                                  $condicoes";

# e envias o pedido para a base de dados
$res_pesq=mysql_query($string_pesquisa, $ligacao_a_bd);

Com esta lógica, constróis o SQL que queres antes de o remeter para a BD.

Naturalmente que o que vais ter em termos de tabelas, condições e campos é determinado por ti. Adapta conforme precisares.