Jump to content

Page/File not found?? Como fazer?

Rodrigo Graça
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal.

Não sei se este é o local certo para fazer esta pergunta se  não for peço desculpas mas não arranjei nenhum sitio melhor.

Estava a ver um site e as imagens não apareciam então cliquei nelas para abrir a página delas e abriu uma pagina a dizer file not foud. Então testei escrever um link ao calhas para ver o que acontecia e o link foi o seguinte: http://www.deviantart.com/XD.html que achei quase impossível existir e estava certo não existia e apareceu a tal pagina a dizer: "File Not Found" então pensei como eles fazem isto?? Tenho a certeza que não criaram uma pagina igual ás outras para cada link.

A minha pergunta é como eu faço no meu site para que quando meterem um link que não exista abra uma pagina assim???

Obrigado pela ajuda.....

Cumprimento, Rodrigo Graça.  😁

Isso é uma página de erro 404 costumizada, e é muito fácil de fazer. Só tens que indicar ao Apache que página deve servir quando encontra um erro, colocando uma linha semelhante a esta num ficheiro .htaccess na raiz do site:

ErrorDocument 404 /custom404.html 

E criar o ficheiro html, também é conveniente... Senão dá um 404 de um 404...  😁

Podes criar para mais erros, 403 Forbidden, por exemplo, 500 Internal Server Error (se bem que, se deu este, é porque está a tenda armada), e por aí fora...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

É só criar um ficheiro .htaccess na pasta raiz do site com isto:

ErrorDocument 404 /custom404.html

?? ?? E mais nada?

Convém criar o custom404.html na raiz do site...  :smoke:

Mas, sim, é mesmo só isso. Às vezes, as coisas são mais fáceis do que parecem...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.