Jump to content

Falhas na restrição de acesso a URLs?

Rodrigo Graça
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal, tive a ler o este tópico (http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=16541) e não percevi a parte que estou  citar e gostava que se alguem pudesse explicar como eu restringo o acesso a um ficheiro pelo php que explicase.

Falhas na restrição de acesso a URLs

Esta falha normalmente não representa grande risco, mas há excepções. Esta falha consiste basicamente no uso de URLs genéricos, como http://www.exemplo.com/apagar-post.php para funções administrativas, onde não há qualquer tipo de controlo de quem está a aceder ao URL. Neste tipo de falhas, não há grandes recomendações a fazer para além do ser extremamente cuidadoso nestes ficheiros com verificações como a forma como o script está a ser executado (directamente em vez do include), quem é que está a aceder, entre outros.

Para quem nõ perceveu vou dar um exemplo.

tenho uma pagina www.exemplo.com/pagina.php e a ela está restringuido o acesso sem que o o login esteja activo mas nela tem varias partes e por exemplo na parte de lado direito tem um sistema de apagar post's que é outra pagina chamada por include que está na mesma pasta e se chama apagar. O que quero que me expliquem é como é que fasso para que quando digitarem www.exemplo.com/apagar.php essa pagina não seja mostrada mas só apenas quando é chamda por include!

Na página em que queres chamar o include, metes perto do inicio:

define("QUALQUER_COISA", true);

E depois, metes no apagar.php, mesmo no inicio:

if(!defined(QUALQUER_COISA)) exit("Esta página não pode ser acedida directamente.");

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Ficaria assim?

define("PAGINA", true);

if(!defined(PAGINA)) 
     exit("Esta página não pode ser acedida directamente.")
else{
     conteudo......
     conteudo......
     conteudo......
}

e isso é seguro?'

se fizessem uma espécie de SQL injection tipo isto:

www.exemplo.com/apagar.php?PAGINA=true

não conseguiriam entrar?

preciso de saber isso mesmo bem porque estou a pensar em fazer a minha ADMIN toda pelos include's e se acederem a eles pelo URL poderiam fazer o mesmo que fazem se login.

Cumprimentos, Rodrigo Graça.  ?

O primeiro bloco de código está bem, mas o segundo não é preciso isso. Para o segundo basta:

if(!defined(PAGINA))     exit("Esta página não pode ser acedida directamente.");

Isto porque a função exit termina a execução da página, logo ele não passa dali.

SQL Injection aplica-se apenas a tentar inserir código malicioso numa query a uma base de dados de modo a tentar executar acções que não eram as predefinidas pelo script. Por exemplo, eleminar registos, obter registos. Não se aplica a isto. E não, não há essa falha de segurança. 🙂

Rodrigo Graça, esse exemplo que deste só funcionaria se tivesses as register_globals activas, o que não é recomendado, e não é comum em instalações recentes.

http://php.net/manual/en/security.globals.php

Para além disso, nem sei se funcionaria, porque estás a tentar atribuir um valor a uma constante que iria ser definida mais tarde, que provavelmente daria erro. A opção que o scorch te deu serve perfeitamente e é usada em muitas aplicações web.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Guest user14912

Podes utilizar sessões, crias uma sessão na pagina.php e depois verificar se ela existe na página apagar.php.

No final eliminas a sessão, e ele só executará o código da pag "apagar.php" caso essa sessão seja valida, caso contrário redireccionas para o error.php

Podes utilizar sessões, crias uma sessão na pagina.php e depois verificar se ela existe na página apagar.php.

No final eliminas a sessão, e ele só executará o código da pag "apagar.php" caso essa sessão seja valida, caso contrário redireccionas para o error.php

Essa solução é muito rudimentar, pois se ele já estiver a usar sessões para outra coisa como o login não as pode apagar no fim de execução da página. 🙂

Rodrigo Graça, esse exemplo que deste só funcionaria se tivesses as register_globals activas, o que não é recomendado, e não é comum em instalações recentes.

http://php.net/manual/en/security.globals.php

Para além disso, nem sei se funcionaria, porque estás a tentar atribuir um valor a uma constante que iria ser definida mais tarde, que provavelmente daria erro. A opção que o scorch te deu serve perfeitamente e é usada em muitas aplicações web.

Na verdade não funcionaria por outro motivo: ele teria que fazer defined('PAGINA'). E independentemente das register_globals, o defined() apenas verifica CONSTANTES e não variáveis.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Ok fiquei esclarecido.

A área que me estou a referir sim vai estar restringida por uma sessão que me trazerá mais duvidas mais tarde, mas já vi que há aqui uns tópicos sobre o assunto.

Mas pelo que vi restringir pela sessão não é aconselhável.

Só tenho mais uma duvida. Onde marco o tópico como resolvido? XD Sou novo no forum....