Jump to content

Definir anchor de controlo criado dinamicamente.

zephirus
 Share

Recommended Posts

Olá,

Tenho um tabcontrol na minha MainForm e quero criar uma listview dentro da primera tab e colocá-la ancorada nos extremos da tab (ou seja, bottom, right, left e top).

O meu código:

Dim listView As New ListView
Me.tabControl1.TabPages(0).Controls.Add(listView)

Isto adiciona a listview. Se eu colocar o seguinte código a seguir, a listview não fica ancorada. O que é que estou a fazer de errado?

listView.Anchor = System.Windows.Forms.AnchorStyles.Right

Nota: no código acima só quero ancorar à direita. Na realidade eu quero ancorar nos 4 pontos.

Eu quero mesmo anchor. Pelo que tenho visto na net, tenho de definir com um número inteiro. Por exemplo, para "ancorar" à direita e em baixo faço:

listView.Anchor = 10

isto porque bottom = 8 e right = 2. Não sei é os outros números. Alguém sabe?

Hum...que eu saiba é definido com uma enumeraçao "AnchorStyles", tens aqui exemplos:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.windows.forms.control.anchor.aspx

Acho que com os números também dá (http://www.paulscomputerservice.com/articles/article.php?ID=163) mas como está no link que colocaste resolveu o meu problema.

Obrigado a todos pela ajuda.

Já agora, aproveito para colocar uma dúvida que surge após este problema e que está relacionada com a criação de controlos dinamicamente. O meu código:

For i As Integer = 1 To 11
		Dim listView As New ListView
		listView.View = View.Details
		listView.GridLines = True
		listView.Width = 392
		listView.Height = 170
		listView.Anchor = AnchorStyles.Bottom Or AnchorStyles.Right Or AnchorStyles.Top Or AnchorStyles.Left
		listView.Columns.Add("aaa")
		listView.Columns.Add("bbb")
		Me.tabControl1.TabPages(0).Controls.Add(listView)
	Next

Ignorando o ciclo For/Next, tudo o resto cria uma listview com determinadas características. Agora queria criar 11 listviews, idênticas, cada uma com nome listview1, listview2, e por aí fora. Como é que eu dou o nome a cada uma das novas listas criadas? Referir-me a elas com indexs sei mas criá-las não.